Sessão de autógrafos Maria José Garcez
Sessão de autógrafos
Foi em cenário de arte e moda que a escritora e pianista caxiense Maria José Garcez recepcionou familiares e amigos para a sessão de autógrafos de seu segundo livro de poesias “A escrita mastiga as letras – espalha histórias na mão da poeta”, realizado na tarde da terça-feira (22), em Caxias do Sul. O lançamento da obra ocupou a boutique da amiga Regina Bellini. A ocasião ainda contou com performance da atriz Odelta Simonetti que declamou os sonetos do livro da autora que discorre sobre a vida e o amor, sobre as histórias de vida e superação de uma mulher forte e guerreira, sensível, que usa as palavras para mostrar sua paixão pela vida e pelas pessoas.
O primeiro livro veio ainda em fins de 2020, reunindo poemas dela e do pai, o promotor público Aroldo Garcez. À época, não houve lançamento, devido ao momento delicado da pandemia:
– Quis homenagear o meu pai, que sempre leu muito, escreveu três livros, foi professor universitário e era muito voltado à arte, à música. Eu não sabia que tinha herdado essa veia dele – diz Maria, que toca piano, enquanto seu pai tocava violão.
Neste segundo livro, a poeta mostra sua evolução literária. O volume traz desde poesia contemporânea até sonetos, forma poética na qual se especializou.
– Eu comecei pela poesia contemporânea, da qual gosto muito, mas me identifiquei mais com os sonetos, que se tornaram a minha paixão. Adoro fazer sonetos – revela.
Como o título do livro sugere, a obra traz poesias sobre a vida e o amor, sobre as histórias de vida e superação de uma mulher forte e guerreira, sensível, que usa as palavras para mostrar sua paixão pela vida e pelas pessoas. E se a obra anterior teve a participação do pai, este novo livro ganha o carinho das filhas, Lúcia Garcez Livramento, que escreveu o prefácio, e Cristina Garcez Livramento, responsável pelo posfácio. A capa é de Natália Morelo, e o projeto gráfico, de Iasmin Schleder.
Foto: Fábio Grison
Divulgação Sabe Caxias: