Executivo de Caxias expõe ações para ocupação da Maesa
Representantes participaram da primeira audiência pública organizada pela Frente Parlamentar da Câmara de Vereadores neste ano
Na tarde da terça-feira (22/03), na Câmara de Vereadores, ocorreu a primeira audiência pública do ano para debater a ocupação do Complexo da Maesa por parte do Município. A audiência foi conduzida pelo vereador Rafael Bueno, líder da Frente Parlamentar “A Maesa é Nossa”, e contou com as presenças de representantes do Poder Executivo, a secretária do Planejamento (Seplan), Margarete Bender, e a diretora de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura, Magali Quadros.
A titular da Seplan destacou a importância das ações da Comissão Especial de Acompanhamento do Projeto de Uso e Gestão do Complexo Cultural e Turístico Maesa, instituída no âmbito do Executivo, com a participação de dezenas de entidades representantes de setores da comunidade. “Nunca é demais falar sobre este bem do Município. Precisamos nos aprofundar em cima do trabalho da ocupação e estamos fazendo. Já temos expostas algumas diretrizes fundamentais sobre a utilização do complexo, com ênfase a partir da cultura, turismo, lazer e memória da cidade”, argumentou.
Margarete Bender também citou que outra diretriz constatada indica que parte da área poderá ser utilizada em atividades voltadas ao Poder Público. Mencionou ainda outro elemento, a verificação dos condicionantes ambientais e características de valor arquitetônico, além da garantia de que a ocupação tenha uma gestão de sustentabilidade econômica. Ela informou que o estudo técnico realizado por escritório de arquitetura especializado contratado pelo Município pode ser acessado em https://gcpstorage.caxias.rs.
A titular da Seplan anunciou que a área de Parcerias Estratégicas, comandada por Maurício Batista, viabilizou edital para apresentação de projetos de interesse para a ocupação do Complexo da Maesa. O processo consiste em um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) em que grupos propõem estudos da ocupação, contemplando o restauro, exploração, operação, manutenção e conservação da área.
A diretora Magali Quadros comentou sobre a complexidade que o assunto da ocupação da Maesa apresenta. “Não se faz nada sem viabilizar a parte econômica e isso avança na complexidade do assunto. Todos sabem a importância da Maesa para o município e comunidade. Insistir e provocar sobre a ocupação é necessário entre as partes, não podemos deixar que o assunto se perca em burocracias. Os conselhos, associações, entidades, Legislativo, Executivo e vários outros atores que estão em busca do resgate desse patrimônio caxiense precisam ser parceiros nesta tarefa. Estamos atentos a todos movimentos que se faz em prol da Maesa”, garantiu.
A audiência pública teve as presenças do presidente da União da Associação de Bairros, Valdir Walter, e de líderes comunitários; e de representantes de entidades empresariais, culturais, de preservação do patrimônio histórico e da comunidade em geral. Também participaram os vereadores Lucas Caregnato, Gladis Frizzo, Renato Oliveira, Velocino Uez, Olmir Cadore, Sandro Fantinel, Felipe Gremelmaier, Zé Dambrós, Maurício Marcon e Denise Pessôa, e assessores de Estela Balardin, Tatiane Frizzo e Clóvis Xuxa de Oliveira. Os deputados Carlos Búrigo, Neri, o Carteiro e Pepe Vargas também foram representados.
Divulgação Sabe Caxias: