Ensino Médio e o mercado de trabalho na área de TI
Lançado em 2019, o Ensino Médio do Senac alia aprendizado e possibilidade de inserção no mundo profissional
Uma das grandes preocupações dos jovens no Ensino Médio é o futuro profissional depois de formados. Dessa forma, sempre referência quando o assunto é ensino de qualidade e alinhado com as demandas do mercado de trabalho, o Senac-RS oferece o Ensino Médio integrado ao curso Técnico em Informática para Internet, isto é, o aluno conclui o Ensino Médio devidamente habilitado e certificado em uma das áreas mais promissoras. Segundo apontamento da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a procura por profissionais na área de TI será de 420 mil pessoas, até 2024, no Brasil. Porém, hoje, segundo a entidade, o país forma 46 mil profissionais com perfil tecnológico por ano. Este cenário aponta para oportunidades em toda a cadeia de formação de pessoas para atender a demanda de profissionais.
De acordo com a coordenadora de produto na Gerência de Educação Profissional do Senac-RS, Janine Ledur, a organização curricular do Ensino Médio Senac está desenhada de forma integrada e articulada entre os componentes da Base Nacional Comum Curricular e os componentes técnicos profissionais, preparando o estudante para o ENEM, o vestibular e o mundo do trabalho. Por meio de estratégias e metodologias que buscam desenvolver soluções reais, seja para sociedade, empresas e meio ambiente, a aprendizagem se dá por meio de projetos, gamificação e envolvimento da família, de forma colaborativa: “Os diferenciais são muitos: o currículo integrando Base Nacional e Educação Profissional, o mind set tecnológico, a ênfase no projeto de vida, a metodologia da aprendizagem baseada em projetos, entre outros. Destaco, também, o respeito com os jovens, suas necessidades e modos de aprender, além da construção de autonomia presente em todas as aulas”.
A preparação do aluno para o mundo do trabalho conta com um corpo docente para atuar em um nível educacional interdisciplinar, que preconiza a reflexão por meio da tecnologia, a fim de alcançar um modo de aprender que faça sentido. Os professores estimulam que o foco na aprendizagem se dê de maneira individual e coletiva, contemplando, ainda, as múltiplas inteligências necessárias para o século XXI. “Trabalhamos com uma avaliação sistêmica, por competências, engajamento em times, missões conectadas com a realidade social dos alunos, aprendizagem baseada em projetos e oportunizando condições para que os jovens possam refletir e projetar soluções reais”, explica a coordenadora.
Com o diploma do curso Técnico em Informática para Internet, o aluno estará apto a conseguir uma vaga de emprego. Segundo a pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao Ibope, mais de 70% dos ex-alunos de cursos técnicos de nível médio conseguem emprego no primeiro ano depois do curso.
Os estudantes saem preparados para compreender as necessidades do mercado de trabalho na área da TI e estimulados a seguirem a sua jornada educacional de forma cada vez mais autônoma. É sabido que a tecnologia é um meio indissociável do aprendizado, portanto, o despertar dos jovens ocorre, também, em outras áreas, somando habilidades pregressas ou descobertas ao longo da sua formação básica. “As habilidades e as competências propostas caminham juntas, na capacidade do aprendizado contínuo, percebendo que é possível buscar o conhecimento por toda a vida”, ressalta.
Em números, o Ensino Médio Senac-RS contempla 280 estudantes, distribuídos entre 4 escolas: Porto Alegre (Senac Distrito Criativo), São Leopoldo, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul. Estima-se que, ao final do terceiro ano em 2022, tenham sido preparados 135 de alunos. Com duração de três anos, o curso condiciona uma experiência educacional realizada por meio de métodos, metodologias e estratégias que proporcionam o desenvolvimento de competências de maneira prática e reflexiva.
Divulgação Sabe Caxias: