Simecs intensifica ações para auxiliar empresas a conquistar o mercado internacional

Entidade reúne iniciativas de adoção de padrões internacionais, prospecção de mercados e estabelecimento de parcerias sob o conceito Simecs Global. Pesquisa inicial tem parceria com uma das melhores universidades do mundo

Simecs intensifica ações para auxiliar empresas a conquistar o mercado – Créditos: Thiago Silva/Simecs

Depois de consolidar a região nacionalmente, como segundo polo metalmecânico do país, a qualidade industrial coloca a Serra Gaúcha no limiar da conquista de uma maior participação no exterior. Como principal representante local do segmento, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) está tomando a frente deste impulsionamento com a instituição do Simecs Global — Sua empresa no mercado internacional, iniciativa voltada à internacionalização de negócios da região.

Maior competitividade, lucro e estabilidade, estendidas ao mercado nacional, são alguns dos benefícios diretos da inserção e expansão de empresas por meio do estabelecimento de relações comerciais e parcerias tecnológicas com empreendimentos e entidades estrangeiras. “A indústria da Serra foi precursora ao longo de um século, chegando ao patamar de destaque nacional. Em um momento que exige inovação e competitividade como o atual, avançar gradativamente no mercado externo se mostra promissor e necessário para empresas com essa capacidade”, avalia o vice-presidente de Relações Institucionais do Simecs, Ruben Antonio Bisi.

Pesquisa – Uma das ações do Simecs Global é uma avaliação de cenário através de uma pesquisa, realizada em parceria com a Universidade de Durham, 6ª melhor universidade do Reino Unido e entre as cem melhores do mundo, que visa identificar o interesse e o potencial de empresas da região para a inserção ou expansão no exterior. “A ideia é desenvolver ações de suporte para empresas que possuam produtos com potencial de exportação e alguma estrutura para iniciar a internacionalização, além de fornecer dados para que possamos desenvolver outros projetos que possam atender às necessidades de nossos associados”, explica Bisi

Interessados em participar do levantamento podem obter mais informações com o Simecs (pelo telefone 54.3228.1855 ou pelo e-mail renan@simecs.com.br) ou responder diretamente o formulário da pesquisa na página da ação no site da entidade.

Business Intelligence (BI) – Em outra ação do Simecs Global, dessa vez em parceria com a Fiergs, o Simecs disponibiliza para associados uma ferramenta de Business Intelligence (BI) que, por meio de dados quantitativos e qualitativos, permite comparar mercados em nível mundial, regional ou entre dois ou mais países.

“Além de identificar aqueles com maior potencial de negócios, a análise de mercado, conhecendo dados de clientes, consumidores, concorrência e fornecedores, suas expectativas, tendências e formas de negociação mais recorrentes, ajuda a desenvolver abordagens mais adequadas, capazes de gerar interesse mútuo”, pontua Bisi.

Entidade investe no aperfeiçoamento de empresas e estabelecimento de relações

A prospecção de mercados e o estímulo à adoção de padrões internacionais de atuação pelas indústrias locais são ações já promovidas pelo Simecs que, agora, se incorporam ao conceito do Simecs Global. Para a consecução desses objetivos a entidade facilita a participação de associados em missões empresariais, mentorias e benchmarking, com foco na ampliação da competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos.

“O Brasil é visto, por associações, entidades e distribuidores estrangeiros como um importante exportador de commodities, porém também se destaca na exportação de produtos e serviços. E muitas oportunidades de negócios podem ser atendidas por indústrias de nossa região, desde que elas estejam devidamente preparadas para o comércio internacional”, observa o vice-presidente de Relações Institucionais, salientando que o sucesso de negócios internacionais depende de bons parceiros. “Boas relações são a ponte entre a empresa local e clientes no exterior. E o Simecs está assumindo o papel de auxiliar seus associados na construção dessas pontes”, define.

O Simecs representa, atualmente, mais de 3,3 mil empresas, de 17 municípios, que juntas respondem por 52 mil postos de trabalho e R$ 23 bilhões de faturamento anual.

Maior competitividade, sustentabilidade e estabilidade

A reunião das diferentes iniciativas já existentes e a possibilidade de desenvolvimento de novos projetos de suporte à internacionalização por parte do Simecs, além de ser um movimento natural de crescimento dos negócios, decorre de uma análise atualizada dos benefícios trazidos pela atuação no exterior, entre os quais estão:

– Aumento da solidez e competitividade, também no mercado interno;

– Geração de receita em moeda forte;

– Acesso a incentivos fiscais, desde alíquotas reduzidas até isenções de impostos para insumos;

– Diminuição de risco do negócio, contornando efeitos de crises econômicas locais;

– Melhoria da imagem da empresa diante de clientes, fornecedores e investidores, refletida também no mercado nacional.

“No cenário econômico brasileiro, as empresas que melhor estão contornando os desafios são as que se prepararam para atuar no mercado internacional. Avançar para o exterior depois de consolidada a solidez no ambiente nacional tem sido um caminho para aumentar competitividade, sustentabilidade e perspectivas”, descreve Bisi.

 

Divulgação Sabe Caxias:

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