Movimento para a Páscoa deve ter incremento de 27,2% no comércio, projeta CDL Caxias
Investimento por consumidor deve ser de R$ 160,12, com média de 3,2 produtos. Chocolates representam 84,4% da preferência e preço (54,8%) é fator decisivo para a escolha do presente. Mais de 80% dos entrevistados afirmam que a decoração das lojas influencia na compra
A Páscoa será mais doce para o comércio caxiense. Segundo a tradicional pesquisa de intenção de compras da CDL Caxias do Sul, seis em cada 10 pessoas deverão adquirir chocolates, cestas, brinquedos e roupas para presentear na data. Com isso, a expectativa da entidade é de que ocorra um aumento de 27,2% na procura de produtos para a Páscoa em 2022 em relação a 2021. O tíquete médio deve ser R$ 25 a mais do que no ano anterior, ficando em R$ 160,12, com estimativa de 3,2 produtos por consumidor.
Mais de 80% dos entrevistados pelo Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias disseram que já sabem o que vão comprar. A estrela principal segue sendo o chocolate, com 84,40% da preferência. Neste ano, 5,30% declararam que, além do doce, vão presentear também com outros itens, como calçados, roupas e utensílios, e 4,20% com brinquedos. Quase 40% dos participantes sinalizaram que levam em consideração os pedidos de quem receberá os mimos, especialmente as crianças.
Entre os chocolates, os produtos artesanais (41,70%) deverão ser mais procurados que os industrializados (35,70%), sendo que para 22,60% da população o processo de elaboração é indiferente na hora da escolha.
Carlos Alberto Cervieri, gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias, explica que, além do aumento no número de pessoas que afirmaram que vão às compras, passando de 47% (2021) para 59,80% (2022), outro dado que chamou a atenção é a disposição do público em investir mais, mesmo com os impactos da inflação e o aumento de preço dos insumos dos produtos.
“Nesta pesquisa observamos um maior interesse dos clientes em adquirirem produtos mais caros. As cestas de Páscoa, por exemplo, que representavam 9,50% das escolhas em 2021, chegou ao índice de 14,10% neste ano. Já os bombons, que são itens mais baratos, tiveram queda, passando de 23,60% para 14,40%”, contextualiza o gerente.
Comércio local segue sendo a preferência
Cerca de 92% dos consumidores irão às compras no comércio local, sendo os dias de semana (53,7%) os de maior movimento. Os supermercados, que tradicionalmente eram uma das principais escolhas entre os caxienses para adquirir os produtos, perderam espaço, caindo de 38,4% (2021) para 19,4% (2022). As lojas do Centro (44,7%) e de shoppings (11,2%) e as feiras ou depósitos (9,7%) estão entre os pontos de preferências.
Divulgação Sabe Caxias:
“Apesar de 61,3% dos caxienses declararem que vão às compras na semana, na véspera ou no dia, neste ano verificamos uma ampliação na quantidade de consumidores que se anteciparam, chegando a 22,8%, frente a apenas 3,3% do ano passado”, observa Cervieri.
80,6% afirmam que decoração influencia nas compras
Desde o desenvolvimento das primeiras edições das pesquisas de intenção de compras para as datas comemorativas, em 2018, a CDL Caxias do Sul observa que a decoração dos espaços está entre os principais fatores de influência nas vendas. E neste levantamento não foi diferente.
80,6% dos entrevistados disseram que a ambientação é importante ou muito importante na hora da aquisição e outros 79,40% afirmaram que colabora para que eles entrem e confiram os produtos. Vinte e quatro por cento dos caxienses declararam ainda que os adornos ajudam a lembrar da Páscoa e outros 25,3% que as pessoas comentando sobre a data também colabora na sensibilização.
“Isso mostra, mais uma vez, a importância dos lojistas se engajarem, decorando suas vitrines e espaços para que, consequentemente, estimulem os negócios”, aponta o gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias.
Entre os fatores decisivos na escolha do local de compra está o atendimento (atenção, explicação e ajuda para a escolha), com 43,3%, seguido de produto (qualidade, diversidade e diferenciação), com 23,9%. Já a seleção do presente é baseada em preço (54,8%), opções diferenciadas (14,1%) e na confiança (11,2%).
“Quase 70% dos caxienses pesquisam preços e produtos antes de adquirirem, sendo que 25,4% fazem este levantamento nas próprias lojas. Isso significa que é uma ótima chance para os comerciantes conquistarem clientes e incrementarem suas vendas”, finaliza Carlos Alberto Cervieri.
A pesquisa de intenção de compras da CDL Caxias foi realizada entre os dias 22 e 26 de março, com 580 moradores de diferentes pontos do município. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos. O levantamento completo pode ser acessado na íntegra, em blog.cdlcaxias.com.br.