A retomada do turismo na Serra Gaúcha / Docente do curso Técnico em Guia de Turismo EAD do Senac Caxias do Sul analisa crescimento das atividades turísticas da região
Docente do curso Técnico em Guia de Turismo EAD do Senac Caxias do Sul analisa crescimento das atividades turísticas da região
Na comparação entre os meses de janeiro de 2022 e de janeiro 2021, o índice de volume de atividades turísticas no Brasil cresceu 29,1%. O percentual, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é três vezes maior do que o registrado no mesmo período por todo o setor de serviço (9,5%). Quando analisado por estado, Minas Gerais (49%) e Rio Grande do Sul (40,8%) aparecem no topo dos que mais avançaram.
De acordo com a orientadora educacional e docente do curso Técnico em Guia de Turismo EAD do Senac Caxias do Sul, Tamara Dias Corrêa, o turismo na Serra Gaúcha foi fortemente afetado pela pandemia nos últimos 2 anos, entretanto, a partir de 2021, voltou com força na região. Esse processo começou com a reabertura de atrativos, parques, e rede hoteleira, trabalhando dentro dos protocolos exigidos e capacidade de ocupação controlada. “Um aspecto que também influenciou o comportamento do viajante foi a dificuldade e insegurança de viajar ao exterior nesse período, o que acabou por fortalecer o turismo interno. Outro fato importante foi o êxito na campanha de vacinação, que permitiu a flexibilização de algumas medidas restritivas”, destaca.
Divulgação Sabe Caxias:
Atualmente, segundo a docente, observa-se um grande fluxo de turistas aos finais de semana, normalmente turistas que provém de outras regiões do estado. “Os eventos também retornam com força, como o Gramado Summit, por exemplo. O evento tem público estimado de 6 mil pessoas, sendo 80 % de outros estados. Para a Chocofest, um dos principais eventos da cidade de Gramado, a expectativa de público é de 300 mil visitantes”, menciona.
Para a orientadora, hotelaria e gastronomia são os que mais crescem. A região volta a apresentar uma taxa de ocupação hoteleira que se destaca no cenário nacional. A cidade de Canela, por exemplo, atraiu os olhares de redes hoteleiras internacionais e se prepara para receber 7 novos hotéis e resorts nos próximos anos. “Apesar desse crescimento, o comércio sente uma queda no poder de compra dos visitantes, devido à crise econômica atual. Identifica-se uma mudança no comportamento do viajante, que opta por investir mais em experiências e serviço”, ressalta.
Oportunidades no mercado de trabalho
Com a retomada das demandas no setor, também surge a busca por profissionais da área. Tamara explica que o mercado é bastante competitivo, além de boa qualificação é necessário estar de olho no comportamento dos viajantes e nas novas tendências que surgem: “Os guias de turismo que souberem estabelecer boas parcerias, ofertando experiências que vão ao encontro dos anseios dos viajantes, terão mais êxito”.
Um exemplo de qualificação na área é o curso Técnico em Guia de Turismo EAD do Senac. Com a duração de 12 meses, a formação capacita o participante para ser responsável pela recepção, pela condução, pela orientação e pela assistência de pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas e viagens em âmbitos local, regional e nacional. O participante aprenderá a informar aspectos socioculturais, históricos, ambientais e geográficos das localidades visitadas, a apresentar e a organizar roteiros e itinerários turísticos, considerando os interesses e as necessidades do visitante.
“O aluno desenvolve conhecimentos, habilidades e atitudes que são necessárias ao profissional em questão. O curso propõe atividades que simulam o ambiente de trabalho, estimulam o potencial criativo, a capacidade de resolução de problemas, e geram autonomia ao aluno”, destaca.
Para quem deseja ingressar na área, basta se inscrever pelo site www.senacrs.com.br/caxiasdosul. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3225-1666 ou WhatsApp (54) 99268-9907. O Senac Caxias do Sul está localizado na avenida Júlio de Castilhos, 3.638, no bairro Cinquentenário.