Vivenciar a experiência de criar uma empresa é o diferencial do Programa Miniempresa
Próximos de escolher a profissão que desejam seguir, os estudantes do 2° Ano do Ensino Médio têm a oportunidade de vivenciar a experiência da vida corporativa. Por meio do Programa Miniempresa, projeto desenvolvido em Caxias do Sul pela Diretoria de Jovens Empresários da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Jovem), em parceria com a Associação Junior Achievement, os estudantes ficam frente a frente com os conceitos e as práticas do empreendedorismo.
Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. Como na vida real, os alunos constituem uma miniempresa, planejam e atuam em todas as suas áreas, produzem e vendem um produto e apuram os resultados da empresa. Durante esta jornada, iniciada em 28 de março e desenvolvida durante 15 encontros, eles são orientados por mentores voluntários nas áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção, os chamados advisers.
Na edição deste ano, 14 escolas participam do programa: oito de Caxias do Sul e seis de Farroupilha. Os produtos criados por elas poderão ser conhecidos e adquiridos durante o almoço de confraternização do 24º Programa Miniempresa, no domingo de 12 de junho, no Restaurante SICA, na sede da CIC Caxias. Os ingressos podem ser adquiridos com os próprios estudantes.
Depois desta oportunidade, as miniempresas estarão expondo na Feira do Programa Miniempresa, que vai ocorrer nos dias 17, 18 e 19 de julho, no mall do Shopping Villagio Caxias.
Encerradas todas as etapas, os estudantes participam da solenidade de formatura do 24º Programa Miniempresa será realizada no UCS Teatro, na noite de 16 de julho, quando os destaques em gestão de Finanças, Marketing, Produção e Recursos Humanos, Melhor Relatório e Melhor Miniempresa, totalizando seis categorias.
“Para a grande maioria dos jovens, o Programa Miniempresa é o primeiro contato com o mercado de trabalho. É gratificante acompanhar o projeto e perceber a evolução quanto a responsabilidade, a adaptabilidade, o pensar criativo, a própria vestimenta, a comunicação e a postura. A gente percebe que os aprendizados vão muito além da parte técnica relacionada à gestão empresarial, promovendo também habilidades e competências que os preparam para serem profissionais diferentes no mercado”, reforça o coordenador da Diretoria CIC Jovem, Júlio César Chiappin.
Outro projeto que está na agenda de iniciativas da CIC Jovem é o Empresário Sombra Por Um Dia, que visa proporcionar aos estudantes do Programa Miniempresa conhecer a rotina de trabalho de um profissional de sua área de interesse. O programa ocorre de 12 a 15 de julho, e a palestra de abertura está marcada para o dia 11 de julho, às 19h, no auditório da CIC Caxias. Alunos e empresários que têm interesse em participar da dinâmica precisam assistir à palestra.
Etapas do Programa Miniempresa
· Definição do produto
· Eleição da diretoria
· Criação da linha de produção
· Preparação para a Feira de Miniempresas
· Exposição das miniempresas na feira
· Realização de ações sociais
· Entrega dos resultados
· Formatura e premiação
Escolas participantes
· Escola Estadual de Ensino Médio Irmão Guerini
· Colégio Estadual Imigrante
· CETEC UCS
· Rede Caminho do Saber
· Escola Estadual de Ensino Médio Santa Catarina
· Colégio Murialdo – Ana Rech
· Colégio Murialdo – Centro
· Colégio São João Batista
· Colégio Nossa Senhora de Lourdes
· Escola Estadual de Ensino Médio Julio Mangoni
· Instituto Federal Farroupilha
· Colégio Estadual Farroupilha
· Colégio Estadual São Tiago
· Escola Estadual Ensino Médio São Pio X
Divulgação Sabe Caxias: