Fonte de Luz / Mensagens motivacionais inspiradas em Jesus Bom Pastor. Pela irmã Pastorinha Albina Bosio
30/07/2022
O Evangelho de hoje, Mt 14,1-12, relata a rejeição e a morte de João Batista por sua fidelidade como profeta do Senhor. Herodes para festejar seu aniversário, e portanto, sua vida, termina com a vida de um grande profeta. Foi um banquete de morte. A jovem, filha de Herodiades, instigada pela mãe, pede a cabeça de João Batista. Isto nos mostra como precisamos acompanhar os nossos adolescentes e jovens. E estimula-los sempre para fazer o bem. Como terá ficado a jovem com a cabeça de um homem de bem nas suas mãos? E os jovens e, cada um de nós temos que ter cuidado para não nos deixar levar por pessoas mal intencionadas. Que S. JOÃO BATISTA nós ajude a viver com valentia a nossa fé, o nosso compromisso de batizados. Desejo sábado com muitas bênçãos
29/07/2022
Celebramos hoje os Santos: Marta, Maria e Lázaro. Jo 11 29-27. Lázaro faleceu e Jesus só chegou três dias depois da sua morte. Marta sabendo que Jesus estava chegado, foi ao seu encontro e lhe disse que se ele estivesse presente o irmão não teria morrido. Jesus a confortou dizendo: ” Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim mesmo que morra viverá”. Marta fez sua profissão de fé dizendo: “Eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus que devia vir ao mundo”. Marta nos deixa alguns ensinamentos: o valor da hospitalidade, a prontidão em acolher Jesus, sua fé em Jesus Filho de Deus. Que os Santos Marta Maria e Lázaro nos ajudem a crescer na fé, na hospitalidade. Desejo um abençoado dia.
28/07/2022
No Evangelho de hoje Mt 13,44-53, Jesus continua nos ensinando através de parábolas. Hoje ele nos ensina como acontecerá no fim dos tempos. Todos estares diante dele e quem tiver vivido bem bem, realizando boas obras entrará no Reino de Deus é tiver sido egoísta,maltratado os outros e feito outras maldades e, não tiver se arrependido e pedido perdão será excluído. Importante é viver bem este tempo que o Senhor nos dá. Buscar fazer sempre o bem e, como somos humanos e sempre podemos fazer coisas erradas, saber reconhecer e pedir a misericórdia de Deus que nos perdoe. Diz-nos ainda de guardar, no nosso coração, o tesouro dos bons ensinamentos recebidos para poder vivê-lo e ensina-lo aos outros. Desejo um abençoado dia com muitas obras boas.
27/07/2022
O Evangelho de hoje, Mt. 13, 44-46 nos faz descobrir o Reino como uma proposta de radicalidade na alegria. “Cheio de alegria…” “vende todos os seus bens” . Entrega tudo. O texto o repete duas vezes.
Quanto maior é um tesouro, mais estamos dispostos a investir nele.
Pois bem: aqui trata-se de um tesouro infinito por isso, quem o descobre, com alegria, se dispõe a entregar tudo em troca dele.
Pretender de adonar-se de um tesouro sem investir nada em troca equivale a “roubar”.
Podemos pergumtar-nos hoje: já encontrei o tesouro escondido no meu coração?
Ao ser me pedido algum sacrifício em troca do tesouro da fé faço-o com alegria?
E se ainda não encontrei o tesouro da minha vida, busco-O com perseverança?
Bom dia!
26/07/2022
O Evangelho de hoje, narrado por São Mateus, 13, 16-17 é um dos mais curtos mas também um dos mais lindos para nós. Celebrando hoje a memória dos pais de nossa Senhora, avós de Jesus e o dia dos idosos o Senhor nos diz que somos felizes. Não porque temos saúde, amizades ou bens materiais mas porque nos foi dada a graça de ver. E ver, é mais que olhar apenas. É contemplar com os olhos do coração as maravilhas de Deus em nosso favor. Feluzes também porque nos foi dada a graça de ouvir, e não apenas escutar.
Ouvir a voz de Deus que nos fala no silencio, ouvir a voz da conscência e também o clamor ou sussuro de quem busca em nós um apoio, uma esperança, uma luz.
Vamos saborear esta felicidade que nos promete um Bom Dia.
25/07/2022
No texto de hoje Mt 13, 24-30, Jesus continua instruindo-nos através de parábolas. Hoje ele conta a parábola do trigo e do joio. Ele compara o Reino de Deus com um campo onde foi semeada a boa semente. Deus sempre semeia boa semente no mundo, mas por que existem tantas maldades? Porque tem o inimigo, o demonio, e quem se junta a ele para fazer o mal. Jesus, nos pede de continuar fazendo o bem também se existem muitas pessoas que fazem o mal. Deus tem paciência, espera até o fim. Ele nos convida a conviver, buscando que as pessoas melhorem, rezando por elas, condenando o mal, mas nunca condenando a pessoa. Cultivar um coração misericordioso como aquele do Pai. Desejo um abençoado sábado com Nossa Senhora.
23/07/2022
Hoje é dia de Santa Maria Madalena Jo 20,1-2. 11-18. M. Madalena é uma pecadora arrependida, perdoada e curada. Por tudo o que Jesus fez por ela, manifestou muito amor a Jesus. Vai de madrugada, quando ainda estava escuro até o sepulcro, depois vai correndo avisar os discípulos,
volta, e continua perto do túmulo. Jesus lhe aparece, mas ela não o reconhece. Só quando Jesus a chama pelo nome ela o reconhece. Jesus a envia a anunciar aos discípulos que Jesus está vivo: “Vi o Senhor”. M. Madalena nos ensina a buscar o Senhor com todas as forças. E quem o busca o encontra. Ele sempre vai além das nossas expectativas. Ela o buscava morto e o encontrou vivo, presente. Não deixemos de buscar s Jesus. Desejo um dia muito abençoado.
22/07/2022
Hoje é dia de Santa Maria Madalena Jo 20,1-2. 11-18. M. Madalena é uma pecadora arrependida, perdoada e curada. Por tudo o que Jesus fez por ela, manifestou muito amor a Jesus. Vai de madrugada, quando ainda estava escuro até o sepulcro, depois vai correndo avisar os discípulos,
volta, e continua perto do túmulo. Jesus lhe aparece, mas ela não o reconhece. Só quando Jesus a chama pelo nome ela o reconhece. Jesus a envia a anunciar aos discípulos que Jesus está vivo: “Vi o Senhor”. M. Madalena nos ensina a buscar o Senhor com todas as forças. E quem o busca o encontra. Ele sempre vai além das nossas expectativas. Ela o buscava morto e o encontrou vivo, presente. Não deixemos de buscar s Jesus. Desejo im fia muito abençoado.
21/07/2022
No evangelho de hoje Mateus 13,10_17, os discípulos se aproximam de Jesus, com muita confiança, e perguntam: por quê ele fala em parábolas para o povo e só a eles explica o que significa.
Jesus dá a eles um grande elogio: ” Porque a vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino de Deus ”
E para isso é necessário ter fé, ter um coração sensível, aberto e disposto a compreender e viver o mistério do Reino de Deus. A ser discípulo de Jesus, deixar se transformar pela Palavra de Deus, que nos indica o caminho a seguir.
Que São Lourenço, que hoje celebramos, nos ajude a sermos fiéis discípulos missionários de Jesus e ter um coração sensível
20/07/2022
No texto de Mt 13, 1-9 Jesus nos adverte que no nosso coração pode haver diferentes atitudes no acolher a Palavra de Deus: podemos escutar distraídos ou de forma superficial e quando chegamos ao fim da leitura não recordamos nada. O demônio a retirou do nosso coração. Podemos escutá-la mas não refletir, e aplica-lá a nossa vida e, ela não cria raízes em nós. Podemos também escuta-la mas por causa das nossas preocupações com o dinheiro que tira a nossa atenção, a Palavra fica sufocada. Não vinga na vida. Ela morre. Mas ela pode ser escutada, com atenção e encontrar bom espaço em nosso coração. Oxalá seja em todos nós. Esta Palavra vai crescendo e produzindo frutos conforme a nossa capacidade. Sejamos bons ouvintes da Palavra. Desejo um bom encontro com a Palavra, e um dia muito abençoado.
19/07/2022
O Evangelho deste dia Mt 12,46-50 Jesus forma a nova família, a nova comunidade com aqueles e aquelas que escutam a Palavra de Deus e buscam coloca-la em prática. Maria é a primeira discípula, ela escutou e cumpriu a palavra. Ela disse na anunciação: “Faça-me em mim segundo a tua palavra”. Jesus forma a nova comunidade anunciado o Reino de Deus, isto é, como o Pai quer que vivamos nesta terra: no amor, na solidariedade, sentindo-nos filhos do PAI e irmãos entre nós. Somos participantes da nova família de Deus se buscarmos com sinceridade vivermos os ensinamentos que Jesus nos deixou. Desejo um dia muito abençoado. Não esqueçam de rezar pelas Irmãs Pastorinhas que estão em retiro.
18/07/2022
Mateus 12, 38_42. Os mestres da lei e fariseus querem ver algum sinal realizado por Jesus, na verdade, querem provocar Jesus.
Jesus realizou vários sinais, mas eles não são capazes de aceitar.
Para Jesus, os milagres não são para provar a fé. Pelo contrário, é necessário a fé para que eles aconteçam.
Quantas vezes já ouvimos no evangelho: “Tua fé te curou!”; “Seja feito conforme a tua fé!”
Podemos nos perguntar: Como é a minha fé? Eu acredito na presença de Deus, no seu Amor mesmo quando vivo situações de sofrimento?
Que a nossa oração de hoje seja essa: Senhor, eu creio, mas aumente a minha fé!
16/07/2022
Mateus 12,1_8. Os discípulos de Jesus estão sendo criticados porque estão violando a lei do sábado. Segundo esta lei nada podia ser feito aos sábados.
Os discípulos estão com fome, e colhem espigas para saciar a fome. Jesus nos mostra que a necessidade humana deve estar acima de certas atitudes legalistas que impedem a vida acontecer.
As leis devem ser observadas, sim, mas desde que o amor, a solidariedade e a misericórdia estejam em primeiro lugar.
“Quero a misericórdia e não o sacrifício”, diz Jesus.
Que o Senhor nos ajude a ter um coração misericordioso para com os nossos irmãos, sobre tudo com àqueles mais necessitados.
14/07/2022
O Evangelho de hoje Mt 11, 28-30, nos apresenta um significativo aspecto do amor misericordioso de Jesus: “Vinde a mim todos
que estais cansados e afadigados e eu vos aliviarei”. É muito consolador poder escutar de Jesus estas palavras. Jesus sabe que podemos nos sentir fracos, cansados, aflitos por muitas situações. Ele vem ao encontro de cada um de nós. Ele não nos livra das situações difíceis, mas nos ajuda a carrega-las. O que precisamos é assumir a nossa situação e confiar
em Jesus. Se assumirmos com Jesus, ficaremos mais fortes mais amadurecidos. Jesus nos diz ainda de aprender dele que é manso e humilde de coração. Deus escuta a oração dos humildes e atende suas súplicas. Desejo que cada possa sentir a força de Jesus para carregar a própria cruz. Bom dia com muitas bênçãos.
11/07/2022
Mt 11,25-27 O Evangelista nos apresenta a verdadeira oração que parte da simplicidade de um coração manso e humilde. Jesus louva ao Pai agradecendo pela bondade de se revelar aos pequenos e oprimidos, e não aos sábios e entendidos. Nesses dois versículos percebemos a presença de um Deus tão pequeno que se torna grande através do mistério insondável. A pergunta que nos ajuda a refletir é: O que é o Reino de Deus? Aos poucos vamos compreendendo se formos humildes e abertos à revelação de Deus. O Reino de Deus já está no meio de nós. Precisamos reconhecer a presença do amor que Deus tem por cada pessoa. O amor que é caridade, que é paciência, que é benevolência para com todos os seus filhos e criaturas. Que o Senhor nos ensine a rezar, a ser agradecidos por tudo o que ele realiza, e sempre conforme os seus ensinamentos. Amém.
10/07/2022
No evangelho de hoje Mateus 11,20_24, Jesus censura a falta de conversão de duas cidades onde ele realizou muitos milagres. Foi em vão seus milagres, sua atuação, sua presença junto a eles.
Para Jesus, o importante não são os milagres, os sinais, mas sim, a conversão, a mudança de vida.
Isso nos faz olhar para nós com sinceridade: a Palavra de Deus está iluminando minha vida, minhas atitudes, meus relacionamentos?
O que sinto que já melhorei na minha vida, a partir da Palavra de Deus, a partir da oração?
Vamos agradecer a Deus os passos que já damos no seguimento a Jesus, e continuar pedindo a sua luz, para que a nossa vida seja cada vez mais semelhante a dele.
Tenhamos um dia abençoado.
09/07/2022
Evangelho de hoje Mateus 10,24_33, Jesus continua orientando os seus discípulos. Ele sabe que vão encontrar resistências, dificuldades e mostra a eles o cuidado que Deus tem para com cada um. Nada escapa ao seu olhar amoroso. Até os fios do cabelo ele reconhece todos. Nós valemos muito mais do que os pardais.
Não precisamos ter medo de nada. Ele cuida com carinho, nos acompanha em todos os nossos passos.
Que Santa Paulina nos ajuda e a viver esta confiança, este abandonando. Desejo um sábado abençoado 🙏
08/07/2022
Evangelho de hoje Mateus 10,24_33, Jesus continua orientando os seus discípulos. Ele sabe que vão encontrar resistências, dificuldades e mostra a eles o cuidado que Deus tem para com cada um. Nada escapa ao seu olhar amoroso. Até os fios do cabelo ele reconhece todos. Nós valemos muito mais do que os pardais.
Não precisamos ter medo de nada. Ele cuida com carinho, nos acompanha em todos os nossos passos.
Que Santa Paulina nos ajuda e a viver esta confiança, este abandonando. Desejo um sábado abençoado
07/07/2022
Evangelho Mt 10,7-15
Ainda contemplando o discurso missionário, Jesus nos recorda que o Reino de Deus está próximo e que devemos realizar a missão. É o mandato do Senhor, pois de graça recebemos e de graça devemos dar. As nossas ações devem ser marcadas pelo desapego, anúncio da paz, estando próximo dos mais sofredores. Importante lembrar que o Mestre não nos envia todos ao mesmo tempo, mas de dois a dois para anunciar o amor misericordioso uns aos outros. Que sejamos amor- comunhão. Para que sejamos sal da terra e luz do mundo, se semearmos o bem, colheremos sempre o bem. Um ótimo dia.
06/07/2022
No evangelho de ontem, Jesus sente compaixão do povo que está cansado e abatido, e pede para rezar para que as pessoas se comprometam no cuidado delas.
No evangelho de hoje, Mateus 10,1_7, Jesus chama os 12 discípulos a segui_lo, e dá o poder de libertar e curar as pessoas. Os doze formam o núcleo da comunidade de Jesus. Comunidade fraterna, solidária e aberta para anunciar a Boa Nova a todas as pessoas, começando pelos mais próximos.
Esta é a missão de todo cristão, ajudar a libertar as pessoas de tudo o que as oprime.
Que Santa Maria Goretti interceda por nós.
04/07/2022
Jesus apresenta a narrativa sobre dois atos: A cura da hemorroisa e a ressurreição de uma menina. Nesses casos precisa de muita fé. A mulher sofria a doze anos com a doença e deseja ser curada e a menina com doze anos onde o pai pede para que retorne a vida. Jesus é a certeza de que ambos seriam curados pelo toque e pela imposição das mãos. De acordo com a fé dessas pessoas podemos nos perguntar: como está o grau da minha fé? Jesus conhece quem o tocou, mesmo diante de uma multidão. Com a mesma intensidade ele ressuscita uma menina impondo suas mãos. Interessante perceber a importância do toque, o olhar e a fé. Peçamos para que tenhamos uma fé viva no Mestre Jesus para buscá-lo em nossas necessidades espirituais e temporais. Amém
30/06/2022
Mt 9,14-17, mostra-nos a sabedoria de Jesus que respode a uma pergunta dos discípulos de João Batista, sobre o jejum, com uma parábola. O jejum é importante, mas no tempo certo e, com boas motivações. Jesus o Mestre, o Messias, o Esposo está ainda presente no meio dos discípulos e do povo. E por isso não é tempo de jejuar. É tempo de se alegrar e festejar, porque o Reino de Deus já está presente: Os fontes sso curados, os coxos andam, os leprosos são purificados… Jesus está inaugurando um tempo novo. É preciso aderir a ele escutar seus ensinamentos. Acolher a vida nova que está anunciado. Ele diz que virá o tempo para jejuar. O mais importante é olhar para Jesus e buscar viver seus ensinamentos. Desejo um abençoado sábado.
Divulgação Sabe Caxias:
29/06/2022
Hoje 29/06 é dia de S. Pedro e S. Paulo. A solenidade será celebrada no próximo Domingo. Mas não quero passar em branco no seu dia. Vou comunicar algo que o Papa Francisco falou destes dois grandes Apóstolos. Ele diz: PEDRO E PAULO. Observemos de perto estas duas testemunhas da fé: No centro de sua história, não está a própria destreza; no centro está o encontro com Cristo que lhes mudou a vida. Fizeram a experiência de um amor que os curou e libertou e, por isso, tornaram-se Apóstolos e ministros de libertação para os outro….Esses dois Santos são inseparáveis, são os dois maiores Apóstolos, os Pastores que amaram as almas até ao heroísmo, porque derramaram o próprio sangue. Não se contentaram com meias medidas, mas assumiram a única medida possível para quem segue Jesus: que amar sem medida. Que eles nos ajudem. Abençoado dia.
28/06/2022
O Evangelho Mt 8,23-27 nos ajuda a refletir sobre o seguimento de Jesus e principalmente nesse texto onde existem alguns elementos concretos em que merecem destaque. Uma delas é a grande tempestade no mar. A pergunta que podemos fazer: mas de onde vêem tudo isso? No caminho da vida, mesmo estando dentro da barca com o Mestre Jesus acontecem muitas dificuldades e junto vem a falta de fé. Quais são os nossos medos? Enquanto os discipulos gritam com medo das ondas fortes, Jesus dorme e os discipulos o acordam dizendo: “Senhor, salva-nos”. Quantas vezes em nossas vidas gritamos essa mesma frase. E Jesus acalma-os dizendo: homens fracos na fé, por que tendes medo? Às vezes temos convicção de que o medo da morte é o ponto chave que nos assolam. Se tivéssemos a fé do tamanho de uma semente de mostarda talvez não precisaríamos gritar tanto. Dessa forma, vendo-os aflitos Jesus acalma a tempestade e também os nossos corações. É preciso saber escutar, reconhecer que a autoridade vem de Deus. O discipulo deve aprender a confiar na presença de Jesus que é Filho de Deus. Amém.
27/06/2022
O evangelho de Mateus 8,18_22, nos mostra que Jesus está novamente com uma multidão ao seu redor para escuta_lo.
Com certeza, seu jeito de ser, de viver, suas palavras, atrai as pessoas.
Em meio a multidão, duas pessoas se aproximam de Jesus: um mestre da lei que se coloca disponível a seguir Jesus:”Mestre te seguirei aonde quer que tu vás” , e Jesus o ajuda a refletir bem as suas motivações. “As esposas têm suas tocas e as aves do céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. Outro discípulo da desculpa que precisa enterrar o pai. Jesus não despreza a responsabilidade que temos com as pessoas, com nossos pais, mas revela que os interesses pelo Reino devem estar em primeiro lugar. Para seguir Jesus é preciso ter um coração livre desprendido. Nada pode ser de obstáculo.
Que o Senhor nos ajude a ter este coração simples, desapegado. A nos assemelhar cada vez mais a Jesus.
Boa semana.
25/06/2022
Celebramos hoje o Imaculado Coração de Maria. Lc 2,4-51 nos convida contemplar Maria e José vivendo uma difícil situação: Jesus tinha permanecido no Templo e eles angustiados à sua procura. Como viveram está situação? Logo se colocaram à sua procura. Jesus lhes diz que devia ocupar-se das coisas do Pai . Maria não compreendeu o que o Filho lhe quis dizer, mas guardava todas as coisas no seu coração. Como é importante guardar no coração a Palavra de Deus, para aos
poucos ir assimilando-a. Mas cuidar para não guardar, no coração, mágoa, ressentimento, raiva, pois, esses sentimentos nos prejudicam muito. Jesus voltou com seus pais e era obediente. Que possamos aprender dele. Ele crescia em sabedoria, estatura e graça. Maria! Ajuda-nos a nós tornar semelhantes a Jesus. Um abençoado dia.
24/06/2022
Celebrando hoje a solenidade do coração de Jesus, contemplemos a humanidade de nosso Deus, tão próximo de nós.
O Evangelho de Lucas 15,3_7, nos mostra a ternura e o cuidado desse Deus, que não quer perder nenhum de seus filhos amados.
A parábola da ovelhinha perdida revela o coração misericordioso e o amor terno e gratuito de Deus por nós, e nos convida a nos alegrar quando um irmão se recupera. Isto mostra o valor que cada pessoa tem diante de Deus. Todos somos importantes, porque somos todos irmãos. Senhor dai_nos o teu coração para amar nossos irmãos, sobretudo àqueles mais necessitados.
23/06/2022
Celebramos hoje a natividade de São João Batista. Ele foi escolhido por Deus e enviado para preparar o caminho ao Messias que está para chegar. O Evangelho de Lc 1, 57,66.80 fala que a mão do Senhor estava com ele. E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Diz, ainda, o texto que os vizinhos e parentes se alegraram muito com seu nascimento, e ouviam dizer como o Senhor tinha sido misericordioso com Isabel. Esta festa nos traz muitaalegria. Todos gostam de festejar. E, de S. JOÃO BATISTA podemos aprender muito: Que como ele possamos não só preparar o nosso coração, mas ajudar outras pessoas a acolher Jesus e seus ensinamentos. Desejo um dia muito festivo, alegre e abençoado.
21/06/2022
O Evangelho de hoje Mt 7,15-20 Jesus nos alerta sobre comportamentos farisaicos, isto é, eles falam mas não fazem. Colocam pesados fardos, mas não são capazes de carregá-los. A Palavra de Deus exorta que pelo fruto se conhece a árvore. Importante percebermos que os verdadeiros discipulos de Jesus devem ser portadores da profecia, carregar a própria cruz e testemunhar com a vida. Ainda devemos cuidar com os falsos profetas, eles se vestem como cordeiros, mas por dentro são lobos. E nós como como estamos semeando a semente do Reino? A vida deve estar em primeiro lugar com a prática das obras de misericórdia. S. Paulo nos comunica que não temos temer a verdade, pois ela nos libertará. Que possamos viver a caridade em nossas comunidades e sermos portadores da paz. Desejo um abençoado dia.
20/06/2022
Mt 7,6.12_14. Jesus continua com seus ensinamentos para bem viver o nosso dia-a-dia.
_ A prudência e o cuidado com os valores do Evangelho e do Reino, considerados sagrados.
_ A caridade, conhecida como “chave de ouro” é esta: ‘Tudo quanto queres que os outros vos façam, fazei também a eles. O amor deve sempre prevalecer.
_ Outro lembrete de Jesus é para seguir o caminho seguro, caminho este que leva a ter mais vida. Nem sempre é o mais fácil, as propostas que aparentemente são atraentes, podem nos levar ao caminho da frustração, da perdição.
Que o senhor nos ajude a optar sempre pelo bem, por aquilo que nos conduz a ter mais vida, para nós e para os irmãos. Bom dia!
17/06/2022
O texto evangélico de hoje, Mt 6, 19-23, nós traz mais ensinamentos de Jesus: “Não junteis tesouros aqui na terra.” Jesus deseja que tenhamos o necessário para viver com dignidade, para o estudo dos filhos, o cuidado com a saude. O que ele condena, é acumular bens neste mundo. Pois, aquilo que não é necessário para a vida, está sendo tirdo de alguém que precisa. Por isso que tem tantas pessoas que morrem de fome. Jesus recomenda de juntar tesouros no céu. Que tesouros são esses que ninguém pode roubar? É tudo o que fizermos para expressar o nosso amor a Deus e às pessoas, sobretudo para os que mais necessitam. Gestos de amor e serviço realizados na gratuidade, ninguém poderá roubar, jamais se perderão. Que Jesus nos ajude a juntar muitos tesouros para o céu. Desejo um dia abençoado, cheio de boas obras.
16/06/2022
Evangelho Lc9,11b-17 nos fala que Jesus acolhia as multidões, falava sobre o Reino de Deus e curava a todos. Assim, destaco alguns elementos importantes nesse texto: Sacerdócio, Partilha e Ceia e que são palavras que nos fazem refletir sobre a importancia da nossa fé. A celebração do dia do hoje, Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, nos recorda a instituição da Eucaristia, isto é, o memorial da Paixão e Morte e Ressurreição de Jesus. Jesus multiplica e partilha o pão entre a multidão. Nesse sentido todos comeram e ficaram satisfeitos. Agradecemos ao Senhor pelo pão da vida, o alimento espiritual que nos renova. Que Jesus Eucarístico, que comungamos, nos transforme com sua força, para sermos sempre mais humanos. Desejo um dia de muita alegria e gratidão pela Eucaristia que sustenta a nossa Fé, Esperança e Caridade. Amém.
14/06/2022
Mt 5,43-48 Neste Evangelho, Jesus trás uma grande novidade que supera muito o que se vivia antes da vinda de Jesus. Jesus lpropõe não só de amar o próximo, mas de amar a todos, até os inimigos. Ele está propondo algo que não é fácil. Mas este é o ensinamento de Jesus. Ele o viveu. Viveu o amor com todas as letras, em todas as dimensões. Pediu ao Pai que perdoasse a quem estava crucificando-o, porque não sabiam o que estavam fazendo. Jesus nos pede de sempre vencer o mal fazendo o bem. Só assim podemos nos considerar filhos do Pai celeste, pois ele ama a todos. Não discrimina a ninguém. Enviou seu Filho para salvar a todos os que se abrem para receber a salvação. O melhor modo para nós aproximar das pessoas com as quais temos dificuldade, é rezar por elas ,…
13/06/2022
Evangelho Mt5,38-42 nos faz recordar fortemente a antiga Lei de Talião que era “olho por olho e dente por dente”, mas Jesus não fortalece a ideia, fazendo compreender o mandamento do amor, humildade e paciência. O discípulo de Jesus deve aprender a arte da fé, caridade e paz. De fato, só seremos uma pessoa transformadora se soubermos promover o direito e a justiça. A prova de um caminho seguro é a capacidade de doação, pureza de coração indo ao encontro dos necessitados. Hoje celebramos o dia de São Antônio de Pádua, ele nos ensina o amor ao próximo e também como amar os nossos inimigos. A oração do Pai Nosso é uma forma de não reter nada para nós mesmos e sim compartilhar a vida e experiências. Pedimos a Sto Antônio que interceda por nós.
11/06/2022
O Evangelho de hoje Mt 10,7-13, relata-nos Jesus que envia seus discípulos em missão. Ele contava com eles e também continua contando com seus seguidores e, portanto, conta também conosco. Ele envia em a missão para fazer o que ele mesmo fazia. Curar os doentes, expulsar o mal, purificar os leprosos. Mas como fazer isto? Confiar na graça de Deus, ir despojados confiando na Providência de Deus. Sim, muitos doentes precisam ser escutados, precisam ser compreendidos, confortados, animados e, nós podemos fazer isso e muitos deles melhoram pela nossa atenção oração e ação de Deus através de nós. Jesus também diz que é para saudar a família, desejando-lhe a paz. Se a família não aceitar, não precisa ficar triste, pois a paz voltará para nós . Que possamos fazer esta experiência. Se fizermos algo em favor dos outros é o Reino de Deus acontecendo, através da nossa colaboração. Desejo um dia muito abençoado.
10/06/2022
Evangelho de Mt5,27-32 Jesus nos mostra a maneira perfeita para compreender a vontade de Deus. O Cristão deve estar atento para não cair na tentação ao pensar que tudo é pecado ou que tudo está permitido. Que podemos satisfazer todos os desejos, também se prejudicamos os outros. E preciso saber administrar nossos sentimentos e pensamentos. A palavra de Deus nos convida à fidelidade, no matrimônio. Jesus nos ensina também que precisamos trabalhar os desejos desordenados tais como: olhar de cobiça, julgamentos, inveja, ironias etc…O mais importante de tudo isso, é garantir a dignidade da pessoa humana, não somos objetos de outras pessoas. Papa Francisco nos questiona em seus inscritos sobre a necessidade do cuidado de como tratamos o nosso irmão. Que o Senhor nos ajude. Amém.
09/06/2022
O evangelho de hoje, Mateus 5,20_26, temos um exemplo concreto de como Jesus lê e interpreta a Lei.
Jesus toma mandamento que ordena não matar, e o leva a plenitude. Não basta apenas não matar, como assassinato, mas é necessário administrar os sentimentos em relação ao próximo, para que não tome conta de nosso coração, levando_nos a atitudes que podem prejudicar os relacionamentos. É preciso superar o ódio, a ira, a intolerância, a fofoca, e cultivar a paz, a Concórdia e o amor.
Que o Senhor nos ajude neste caminho.
07/06/2022
Evangelho Mt5,13-16
Os discípulos de Jesus devem tomar consciência das duas imagens que ele apresenta no texto: Sal da terra e Luz do mundo. Ele diz: “Vós sois o sal da terra”. O sal é para dar sabor, preservar. Nós os discípulos de Jesus estamos no mundo para fazer a diferença, para ajudar as pessoas a encontrar sentido para as suas vidas. Para que o mundo seja melhor. Jesus diz ainda: “Vós sois a luz do mundo”. Se não iluminarmos o mundo falando da nossa experiência de encontro com Jesus, do nosso modo de viver, não estamos cumprindo com nossa missão. Precisamos unir a nossa fé às obras. S.Tiago, na sua carta diz: “A fé sem obras é morta”.Devemos ser luz, este é o mandato de Jesus, não podemos deixar que o brilho do mundo apague a chama do amor verdadeiro que há em nós. Que a luz de Deus brilhe em nós. Desejo um dia muito abençoado
06/06/2022
Celebramos hoje, Maria, Mãe da Igreja como nosso modelo e intercessora.
O evangelho de João 19,25-34 nos coloca Maria junto a cruz de Jesus, na hora de sua morte por nós. Ali Jesus nos dá o grande dom de ser a nossa mãe! A torna mãe de todos os batizados.
Ao celebrarmos a memória de Maria, Mãe da Igreja, tomamos consciência de nosso papel de batizados como membros dessa igreja. Igreja que congrega os filhos de Deus espalhados pelo mundo inteiro. Igreja que é o coração de Deus que acolhe todos os seus filhos.
Que Maria, presença materna, nos ensine a sermos igreja, a fazer acontecer o Reino de Deus. Boa semana a todos.
05/06/2022
Hoje celebramos a solenidade de Pentecostes. Esta é uma festa muito importante para toda a Igreja, Jo 20,19-23. Os discípulos estão trancados, com medo. Jesus entra e lhes diz: “A paz esteja convosco.” Jesus lhes deseja a paz que é mais do que tranquilidade, ausência de conflitos, mas é plenitude de bens, é tudo o que a pessoa precisa para viver bem. Jesus também lhes diz que como o Pai o enviou também ele os envia. Eles recebem o mandato de dar continuidade à sua missão. Depois faz um gesto muito significativo. Sopra sobre eles e lhes diz: “Recebei o Espírito Santo” . Este gesto lembra a criação do homem e da mulher. Deus sobrou sobre eles e se tornaram serem vivos. Indica que pela ação do Espírito nos tornamos criaturas novas. E por fim Jesus lhes dá o poder de perdoar os pecados. O convite que esta solenidade nos faz é de nos abrirmos a ação do Espírito Santo. Ele quer agir em nós e nos tornar semelhantes a Jesus. Desejo um Domingo muito abençoado.
04/06/2022
Jo 21,20-25 O Evangelista nos faz recordar a figura do discípulo amado, isto é, que permaneceu no amor de Cristo. Para entender o seu verdadeiro amor é preciso se colocar à caminho. .A centralidade do texto é justamente saber se colocar em estado permanente de missão. O verdadeiro cristão deverá aprender a caminhar sem perder de vista a alegria, a coragem e a perseverança. Aproximando-nos da festa de Pentecostes, o convite é fazer ressoar em nós a força da Palavra e a luz que brota da Eucaristia. Jesus mesmo nos disse um dia: “Assim como o Pai me amou eu também vos amei”. O Pai amou o Filho até o ponto de O ressuscitar. Sabemos que a morte não tem a última palavra, pois foi destruida pela força do amor. Algumas vezes ouvimos a mensagem de que tudo é passageiro nesse mundo, mas somente em Cristo encontramos o nosso porto seguro, a certeza da vitória e, isso é verídico. Sabemos que a cruz é inevitável no dia a dia, porém, é necessário sermos vigilantes, caridosos, pessoas de fé, assim, receberemos a recompensaainda nessa terra. Que o Senhor nos ensine a permanecer no seuamor sem ciumes, inveja ou outros tipos de vaidades que assolam a condição humana e dificultam a nossa relação com Ele.
03/06/2022
No Evangelho de João 21,15 _19, temos o diálogo entre Jesus e Simão Pedro. Jesus questiona três vezes se Pedro o ama e pede para apascentar as “ovelhas”, isto é, cuidar das pessoas. Demonstra o grande amor que Jesus tem para com todos. Pedro fica triste, diz o texto, vai se conscientizando do que significa amar e ser amado por Jesus. Compreendeu o que significa o seguimento a Jesus, é a resposta ao Amor, e este tem as suas consequências. A doação da vida. A medida do amor de Deus é a nossa capacidade para acolhe_lo. Este amor que nos impulsiona a amar os irmãos. A demonstrar esse amor em nossos relacionamentos, vivendo a acolhida, a compreensão, o perdão, a sensibilidade às necessidades dos irmãos, a viver a justiça, a solidariedade.
Que o Senhor nos ajude a isso. Bom dia!
02/06/2022
O Evangelho deste dia, dá continuidade à oração de Jesus ao Pai. Hoje Jesus não reza só pelos discípulos, mas reza também por todos os vão crer por causa do anúncio da Palavra. Jesus continua pedindo também pela unidade dos seguidores de Cristo. E nesta semana podemos nos unir à oração de Jesus, pois, é a semana de oração pela unidade dos cristãos. Jesus deseja ainda que o mundo conheça que o Pai ama o Filho e, também todos os seus seguidores. Ele quer também que o Pai seja sempre mais conhecido, porque ele quer que o amor do Pai para com ele, esteja também nos seus discípulos e Jesus mesmo esteja neles. Que possamos nos sentir incluídos e agradecidos por Jesus rezar ao Pai por nós. Desejo um dia com muitas bênçãos do alto.
01/06/2022
O Evangelho Jo17,11b-19 Jesus nos ensina o mandamento do amor através da sua oração e do olhar para o alto com palavras de sabedoria que os conecta ao Pai. É uma oferta de amor e assim ele reza: “Pai Santo, guarda-os em teu nome, o nome que desde, para que eles sejam um assim como nós somos um”. Gesto de amor que somente aquele o ama de verdade sabe demonstar. O convite que nos faz nesse dia é para o diálogo, para ternura e comprometimento uns para com os outros. Ele por várias vezes menciona a questão da verdade, isto é, ouvir a Palavra e colocá-la em prática. Pede também para que o Pai nos livra do malígno, pois as atrações do mundo nos engana e corrompe. Percebemos o sinal mais significativo na oração do Pai Nosso, onde ele reza pela unidade dos cristãos e carinhosamente insiste para permanecermos no amor. Precisamos transfigurarmos na verdade deixando de lado tudo aquilo que por vezes a mentira encobre e distorce a realidade. Que a memória de São Justino nos ensine a viver as verdades do Reino.
31/05/2022
Com a graça de Deus chegamos ao final de mais um mês. Gratidão por tudo o que aconteceu!
Celebramos hoje, a visita de Maria a Isabel. O Evangelho de Lucas 1, 39_56, relata algo importante desta visita. Maria sem entender tudo, vai apressadamente partilhar a alegria da obra maravilhosa que Deus realizara nela e em Isabel. Vai ao encontro, também para ajudar a prima Isabel. Caminha animada pela vida que palpita em seu interior, mas também, pela vida que ela sabe que deve cuidar e assistir.
Maria é a morada de Deus! Iluminada pelo Espírito Santo, Isabel reconhece que está diante desse mistério. Deus vem fazer morada no meio de nós.
“Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar?”
Que Maria nos visite e nos faça também visitadores daqueles que precisam da visita de Deus, que sejamos instrumentos do bem, sensíveis às necessidades dos irmãos. Reconhecedores da presença de Deus, mesmo diante de tantos desafios que podemos estar enfrentando.
Deus quer contar conosco!
Que Maria nos ajude.🙏🙏🙏
30/05/2022
O texto evangélico de hoje, Jo 16,29-33, vai revelando sempre mais quem é Jesus e quem somos nós. Jesus é o enviado do Pai, o amado do Pai. Os discípulos dizem que acreditam nele. Mas Jesus conhece os seus discípulos e conhece a nós tambem e, nos conhece profundamente. Ele sabe que podemos abandona-lo como fizeram os discípulos.Os discípulos, na hora que Jesus foi condenado, o abandonaram. Mas ele não nos abandona, pois ele tem a certeza do amor do Pai que não o deixa só. Também nós, se tivermos a certeza que Jesus nos ama, seremos capazes de amar também as pessoas com as quais não simpatizamos ou que não nos valorizam. E o amor é o caminho da felicidade da salvação. Que tenham uma abençoada semana.
26/05/2022
João 16, 23b_28. Jesus se situa ainda na última ceia, com seus discípulos. Mostra a eles a sua relação com o Pai. É grande o mistério! Jesus veio no meio de nós para revelar um Deus que é amor. Um Pai que atende seus filhos com amor. A fé e o amor por Jesus é a manifestação clara do amor pelo pai, de quem Jesus veio.
Jesus volta ao Pai e envia o seu Espírito para permanecer para sempre no meio de nós.
Com confiança podemos nos dirigir sempre a Jesus, suplicando pelas nossas necessidades e pela paz no mundo. Desejo um final de semana abençoado.
25/05/2022
O Evangelho deste dia, Jo 16,20-23 nos mostra a delicadeza de Jesus em preparar os discípulos para a sua morte, ressurreição e ascensão ao céu. Ele sabe que eles vão sofrer, mas sabe também que eles, para amadurecer na fé, precisam passar por esse sofrimento. Como a mãe, para ter a alegria do filho em seu regaço, precisa passar pelo sofrimento do parto. A ressurreição de Jesus, o envio do Espírito Santo, que em breve celebraremos trouxe muita alegria, trouxe vida nova, trouxe entusiasmo para os seguidores de Jesus. E na medida que crescemos na fé, que tomarmos mais consciência destas verdades, também podemos experimentar uma grade alegria e que ninguém poderá tira-la de nós. Pois sempre e em todas as situações podemos contar com a força e a graça de Deus. Desejo um dia com muitas bênçãos.
24/05/2022
O Evangelho de Jo16,16-20 A morte de Jesus significa uma espécie de ausência e tristeza, porém, se o grão de trigo que cai na terra e não morre, jamais produzirá frutos. Assim também acontece conosco, somos gerados no coração do Cristo Vivo e Ressuscitado. Jesus nos comunicou nos textos anteriores de que ainda têm muitas coisas para falar, porém, não somos capazes de entender e suportar. Deste modo, é preciso haver a presença do Espírito Santo que age em nós e vive em nós. Os discípulos de Jesus são chamados a dar continuidade em sua obra. Vamos pedir o Espírito Santo seus dons e que nos faça manter viva a memória do Mestre Pastor que caminhou conosco e entregou sua vida só por amor. Após a Paixão e morte de Jesus houve a Ressurreição, um evento que transformou o mundo em alegria, vida cheia de esperança. Amém🙏
23/05/2022
No Evangelho de João 16,12_15, Jesus se revela compreensivo com os discípulos. Era difícil para eles compreender tudo o que Jesus revelou, mas ele garante que o Espírito Santo os ajudará a entender tudo. Garante também a nós.
O Espírito Santo assegura a continuidade do projeto do Pai, revelado em Jesus, conduz com sua luz e sabedoria, o caminho daqueles que se mantém fiéis a Jesus. A presença do Espírito Santo gera entre nós uma nova relação. Somos convidados a nos relacionar como irmãos, filhos amados do Pai.
O Espírito Santo traz um entendimento das coisas com o olhar de amor com que Jesus nos ensina a olhar.
Envia teu Espírito Senhor, e renova a face da terra.
Que essa seja a nossa prece diária ao Senhor.
22/05/2022
O texto evangélico de hoje continua falando da ação do Espírito Santo. Jesus prepara os seus discípulos para a sua ida junto do Pai. Ele sabe que os discípulos vão sofrer com sua partida. Ele os consola dizendo que é bom que ele vá, pois só assim ele pode enviar o Espírito Santo, o Defensor. Jesus quando estava nesta terra só podia estar num lugar. Agora, pelo seu Espírito está presente em cada pessoa, em cada família, em cada comunidade, em cada cidade, em cada país. Ele está presente em todas as situações. Sempre podemos contar com ele. Hoje começa a novena ao Espírito Santo lembremos de invoca-lo. Desejo um dia com muitas realizações e bênçãos.
21/05/2022
Evangelho Jo 15,26.16,4a, o evangelista nos fala sobre à ação do Espírito Santo em nossas vidas após a Ressurreição. Vimos que o Defensor, o Paráclito estará sempre nos concedendo o dom da sabedoria para que possamos semear a Palavra. Jesus por meio dos seus apóstolos nos exorta a ficarmos firmes na fé, não ter medo dos ventos contrários que por vezes atravessam nossos caminhos. Ele nos adverte que se com o Mestre da vida houve perseguições até a morte, conosco também acontecerão, pois somos seus seguidores, porém, não podemos nos abalar na fé, porque temos um defensor que enviará o Espírito Santo na hora que precisarmos. É importante manter a conexão, a sinergia de comunhão, partilha e unidade, pois a verdadeira comunidade do discipulado de Jesus o adorarão em Espírito e em Verdade. Portanto, sejamos servidores e promotores da vida à luz do Evangelho.
20/05/2022
O Evangelho deste sábado Jo 15,18-21, dá continuidade aos textos anteriores. Hoje Jesus quer que compreendamos que Ele foi odiado por muitos e, que nós também podemos ser incompreendidos por alguns, até mesmo por nossos familiares. Isto o fazem porque não conhecem quem é Jesus e nem o Pai que enviou Jesus. Portanto, Jesus nos pede uma fé firme e forte que não esmoreça diante das tribulações e dificuldades que a vida apresenta. Jesus venceu as dificuldades e enfrentou a morte porque confiava no Pai. Se nós confiarmos em Jesus nos sentiremos fortes e seremos vencedores. Que Maria Mãe de Jesus e nossa nós acompanhe neste caminho de seguimento a Jesus, sobretudo nos momentos mais difíceis que tenhamos de enfrentar. Desejo um sábado muito abençoado.
19/05/2022
O Evangelho de Jo 15,12-17, nos faz refletir sobre o verdadeiro mandamento de Jesus “amai-vos uns aos outros”(Jo15,12). O fruto que somos chamados a produzir é o amor. Sabemos que Jesus nunca quis uma adesão de servos, mas de amigos, capazes de se comprometer com as causas daqueles que mais necessitam. Uma doação livre e total de si mesmo. A missão da comunidade não é simplesmente obedecer a lei, mas saber partilhar os dons, dialogar, participar da mesma alegria de Cristo. A revelação da vontade de Jesus se conecta numa relação de amizade entre o Pai, Filho e o Espírito Santo. É um amor mútuo que nos faz mergulhar no mais profundo de nós mesmo, para que possamos produzir bons frutos do Reino. Portanto, somos chamados a permanecer no amor, sendo cristãos autênticos.
17/05/2022
Jo 15,1_8. “Permanecei em mim e Eu permanecerei em vós”, diz Jesus. Ele faz a comparação com a videira, planta que dá uva. Ele é a videira, o Pai o agricultor e nós somos os ramos. Para dar fruto os ramos precisam estar unidos a videira, só assim consegue a receber a seiva. Assim somos nós, se permanecermos unidos a Jesus, conseguiremos viver o que Ele nos ensinou.
O modo de estar unido a Jesus é tirar tempo para oração, é ler e viver a Palavra de Deus diariamente, esta nos leva a produzir frutos de amor. Seremos portadores de paz, de solidariedade, de justiça, de perdão, de tudo o que Jesus veio anunciar.
Permanecer em Jesus é acolher a seiva do Amor, o amor que é o próprio Deus. Tenhamos um dia abençoado com Jesus.
16/05/2022
João 14,27_31. Jesus é o portador da paz. Ele é a paz, mas não uma paz passiva que nos deixa tranquilos, sem nenhum sofrimento. É uma paz inquieta, capaz de enfrentar a dor, a injustiça. Uma paz que acredita e cria novas possibilidades.
A paz é o presente que Jesus deixa seus seguidores. A sua paz é plenitude de bens que vem do próprio Deus. É também uma paz que nos compromete em buscar a justiça, a fraternidade, a sermos construtores de paz nos ambientes onde nós atuamos. O mundo todo precisa de paz, mas também nossas famílias e, todos nós. É por isso que em cada celebração Eucarística pedimos o dom da paz. Que possamos estar com o coração aberto para acolhermos o dom da paz. Desejo um dia com muita paz e alegria.
15/05/2022
No Evangelho de Jo 14, 21_26, Jesus promete o Espírito Santo para que recordando a Palavra do Evangelho, nos ensine a viver tudo que Ele disse e ensinou.
Se amamos o Senhor, guardaremos a sua Palavra, o Pai também nos ama e o Espírito Santo fará morada em nós.
São Paulo nos diz que somos habitação, templos do Espírito Santo.
É o amor que nos une a Deus. Se somos capazes de amar é porque somos habitados pelo Espírito Santo, que é AMOR. Ele nos ĺcapacita a amar.
O convite é para acolher e viver este amor, aderir seu projeto e assumir as consequências do mesmo.
“Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”.
É um mandamento deixado por Jesus. É o caminho de nossa felicidade. Boa semana.
14/05/2022
O Evangelho deste Domingo Jo 13,31-35 faz parte do grande discurso de Jesus na última Ceia. Ele deixou seu Testamento a seus seguidores e,
portanto a todos nós. Mas que palavras ele nos deixou? “Dou-vos um novo mandamento. Como eu vos amei, assim também vós amai-vos uns aos outros” . E qual é a novidade? Ele nos pede de amar como ele amou, isto é, até a entrega da vida. Ele amou até o fim; Ele amou perdoando quem estava insultando-o, depois de o ter pregado na cruz.
Jesus nos ama sempre. Se nós acolhermos o seu amor seremos capazes de amar. O amor tem o poder de transformar a nossa vida e, com nosso amor podemos colaborar para transformar a vida dos outros. Só vivendo assim que nos reconhecerão como verdadeiros discípulos de Jesus. Desejo um Domingo muito feliz e abençoado.
13/05/2022
O Evangelho de hoje retirado de Jo 15,9-17 nos faz refletir claramente a respeito da nossa vivência em comunidade. Com base nos versículos 9 e 13: “Permanecei no meu amor; Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos”. Os elementos apresentados nos fazem questionar sobre o nosso discipulado. Como estamos atuando? Estamos de fato vivenciando o mandamento novo? O amor no qual Jesus apresenta na Sagrada Escritura gera paz, liberdade interior e um processo de conversão. Não é uma simples poesia ou utopia é algo que ultrapassa nosso modo de pensar. É o mais puro e genuino gesto de doação e serviço. Que a festa de S. Matias celebrada neste dia nos alcance a graça de vivermos o dom da fraternidade. Desejo um dia muito abençoado.
12/05/2022
O texto de hoje, João 14, 1_ 6, é de muito consolo para nós. Jesus conhece o coração do ser humano sabe que tem situações na vida que nos trazem angústia, medo, sofrimento…
Jesus está preparando os seus discípulos para sua partida para junto do Pai. Ele diz:”Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também”.
O nosso Deus, é um Deus presente. Ele não nos deixa abandonados e nos promete a vida eterna. Ele se revela como o Caminho, a Verdade e a Vida.
Jesus é o Caminho para encontrar a vida, a felicidade. Ele é a Verdade que nos orienta na sua luz. Ele é a Vida para todos nós
Hoje recordamos Nossa Senhora de Fátima, que ela interceda junto a Jesus pelas nossas necessidades, e por àqueles que estão passando por dificuldades. Nossa Senhora de Fátima rogai por nós!
11/05/2022
O texto de hoje, Jo 13, 16-20, fala de modo indireto da traição de Judas. O gesto desse discípulo é bastante intrigante. Por que trair o mestre Jesus, depois de ouvir tantos ensinamentos presenciado tantas curas? Por que uma atitude tão mesquinha para com aquele que sempre manifestou misericórdia e compaixão? Não existe outra explicação a não ser a liberdade de Judas. Jesus o escolheu para fazer parte do grupo mais íntimo. Mas certamente ele não foi capaz de se abrir à novidade do Reino de Deus. Permaneceu com seus velhos esquemas, com suas próprias ideias. Judas preferiu escutar a voz do tentador. Mas a loucura que Judas fez é uma alerta para todos nós. Precisamos estar muitos atentos para acolher no coração a Palavra e deixar que ela vá transformando nossa maneira de pensar e de agir. Desejo um dia muito abençoado.
10/05/2022
Evangelho Jo 12,44-50 nos relata a conclusão da primeira parte do Evangelho de João com algumas ideias principais. “Quem me vê, vê aquele que me enviou”. Em outros textos dos Evangelhos, Jesus também nos fala: Eu e o Pai sós um”. Dessa forma, Jesus nos mostra a revelação de Deus presente em cada ser humano. Assim, cabe a cada um de nós acolher e acreditar nesta luz que ilumina a nossa vida e que não nos deixa nas trevas. A Palavra de Deus é Caminho, Verdade e Vida, por isso, quem ouve a Palavra e a coloca em prática possui a vida eterna. Portanto, não tenhamos medo de abrir o coração para acolhermos a graça divina. Que todos os batizados sejam atraídos pela força da Palavra e da Eucaristia, eque também aqueles que não acreditam em Jesus alcancem o dom da fé através do testemunho de cada cristão. Desejo um dia cheio da força de Deus.
09/05/2022
No Evangelho de hoje, João 10,22_30, aparece o conflito entre os judeus e Jesus. Os judeus cobravam de Jesus um sinal que provasse que Ele era o Messias. Jesus afirma que revelou através de sua ação, de seu testemunho, das obras que realizou em nome do Pai. Eles porém não conseguem acreditar. Jesus disse:”… não acreditais porque não sois minhas ovelhas”.
Ser de Jesus é acreditar e seguir seus ensinamentos.
“As minhas ovelhas escutam a minha voz, Eu as conheço e elas me seguem”.
A voz de Jesus é permeada de AMOR. Seguir Jesus é acolher e viver este amor. Eis o convite da Palavra de Deus de hoje.
08/05/2022
O texto de hoje, Jo 10,1-10, nos apresenta mais algumas características de Jesus Bom Pastor. É aquele que entra pela porta, não invade, mas respeita, chama suas ovelhas, cada uma pelo nome. Ele vai à frente delas e as conduz para para as boas postagens. As ovelhas que são de Jesus escutam a sua voz e o seguem. Se queremos saber se pertencemos ao rebanho de Jesus é só dar-nos conta se realmente escutamos Jesus e nós colocamos no seu seguimento.
Jesus diz ainda que ele é a porta, isto é temos que passar por ele para chegar ao Pai. E quem passa por ele caminha na liberdade e obtém a salvação. Ele é a porta. Desejo uma semana muito abençoada.