Vereadora Marisol Santos participa de Congresso Brasileiro de Escolas do Legislativo

Evento foi realizado em Belo Horizonte entre os dias 25 e 27 de maio

Encontro ABEL (Foto Edivania Ramos)

A vereadora Marisol Santos/PSDB, diretora da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, participou na última semana de um encontro nacional em Belo Horizonte, Minas Gerais. O 35º Congresso da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas celebrou os 30 anos da educação legislativa no Brasil.

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais e a Escola do Legislativo foram as sedes do evento, que reuniu mais de 100 pessoas de 17 estados brasileiros e do Distrito Federal: diretores, coordenadores, equipes técnicas e agentes políticos ligados às escolas de Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas, Tribunais de Contas, da Câmara dos Deputados e do Senado.

Na programação, palestras trataram de temas como Educação Legislativa, Missão e as prioridades das Escolas e Letramento Político. A ABEL apresentou o Censo das Escolas do Legislativo, realizado nos últimos anos, como forma de mapear a realidade do país e aproveitou o encontro para lançar o “Estatuto da Igualdade Racial em Miúdos”, publicação que trata do assunto de forma didática, para levar informações às crianças e adolescentes.

Os participantes ainda tiveram a oportunidade de debater, em vários painéis, programas de educação para a Cidadania e Juventude, propostas de educação a distância e pós-graduação, formação do corpo técnico, políticas de educação legislativa e as escolas dos Tribunais de Contas como indutoras do controle externo.

A diretora da Escola do Legislativo da Câmara de Caxias do Sul, vereadora Marisol Santos, participou dos painéis apresentando o projeto “Nosso Voto, Nossa Voz”. Ele se constitui em uma série de mais de 30 vídeos que serão lançados em seis módulos, até o mês de setembro, sobre temas importantes como democracia, direito ao voto, participação feminina na política, fake news, entre outros. Os vídeos estão sendo gravados por especialistas em Eleições e Direito Eleitoral, que participam voluntariamente do projeto. Os dois primeiros módulos já estão à disposição nas redes sociais da Câmara.

“Poder apresentar esse projeto tão especial, feito em parceria com o TRE-RS, IGADE e OAB Seccional Caxias do Sul e o apoio de quatro instituições de ensino superior da nossa cidade, foi uma experiência muito gratificante. Escolas de várias partes do país demonstraram interesse em divulgar e compartilhar os vídeos, o que reforça a qualidade do material produzido pela nossa escola, com tanta seriedade e dedicação”, destacou a vereadora Marisol Santos.

Além da vereadora Marisol, a Câmara de Caxias do Sul esteve representada pela servidora Edivania da Costa Ramos, que atua voluntariamente na Escola. Ao final do evento, os participantes assinaram a Carta de Belo Horizonte, com uma síntese dos temas tratados no congresso. Também foram homenageados o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal e o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (CEFOR), pelos 25 anos de atuação, além da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que comemora 30 anos em 2022. A vereadora Marisol Santos, foi convidada para representar as demais escolas na entrega da homenagem à diretora da escola mineira, pioneira na educação legislativa no país.

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *