Semana da Pátria terá como tema o Bicentenário da Independência

Programação, que volta a ser presencial, já está em processo de definição
Créditos João Pedro Bressan

A Secretaria do Esporte e Lazer de Caxias do Sul (Smel) deu início, na segunda-feira (13/06), aos encaminhamentos para definição da programação da Semana da Pátria, que terá atividades presenciais após dois anos de pandemia. Diferentemente de outros anos, o tema municipal desta edição será o mesmo que o nacional. “O 7 de setembro deste ano marcará a passagem do Bicentenário da Independência. Por conta disso, a Liga de Defesa Nacional pediu que o tema também fosse usado pelos estados e municípios”, explicou Marcos Tronca, representante local da instituição nacional.

A Chama da Pátria deverá chegar ao município entre os dias 15 e 17 de agosto, após percorrer outros municípios que também receberão o símbolo. Para Tronca, será preciso um esforço superior para a retomada da programação, especialmente para a realização do desfile.

As professoras Rosmari Dalla Vecchia e Denise Cemin Dani, da SMEL, são as responsáveis pela organização da programação. Escolas e entidades interessadas em participar dos desfiles deverão fazer a inscrição no período de 4 de julho a 1º de agosto por meio de formulário a ser entregue presencialmente na secretaria.

Também já está definido que a Chama da Pátria ficará sob guarda do Grupo de Escoteiros Baden Powell, na sede localizada no Bairro Cruzeiro. No dia 1º de setembro, ocorrerá a Corrida do Fogo para condução da chama até a Praça Dante Alighieri, onde ficará exposta ao longo dos dias. O Desfile da Independência ocorrerá no dia 7, pela manhã. Escolas e entidades percorrerão a Rua Sinimbu, no trecho entre as ruas Andrade Neves e Garibaldi.

A organização do 7 de Setembro envolve as secretarias de Esporte e Lazer, Educação, Cultura, Trânsito, Saúde e Meio Ambiente, Companhia de Desenvolvimento de Caxias, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, Guarda Municipal e Coordenadoria de Comunicação. Dentre as entidades da comunidade estão o 3º Grupo de Artilharia Antiaérea, 5º Batalhão de Bombeiro Militar, 12º Batalhão da Polícia Militar, entidades de escoteiros e bandeirantes, Instituto Geral de Perícias e 4ª Coordenadoria de Educação.

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *