Fonte de Luz – Irmã Albina Bosio
Irmãos e Irmãs, minha cordial saudação. Da Casa Jesus Bom Pastor, a
Fonte de luz espalha seus raios para chegar até você. Já o salmista cantava: ”Tua palavra é lâmpada para os meus pés, luz para o meu caminho”. Se nos abrirmos à Palavra de Jesus, ao seu Evangelho, nossa vida vai sendo iluminada, e nós caminharemos à luz da verdade. A escuridão não é boa companheira. Ela o é somente para quem quer praticar o mal. Mas não para nós que queremos seguir Jesus. Sempre precisamos da luz da Palavra para que nenhum aspecto da nossa vida fique na escuridão. O Evangelho deste fim de semana, Lc 9, 18-24, nos traz
vários ensinamentos:
1º) O conhecimento da Identidade de Jesus. Jesus pergunta aos discípulos
o que o povo pensa, sobre a sua pessoa; segundo o povo, quem Ele é? A
resposta dos discípulos é simples, o povo identifica Jesus como um profeta
igual aos antigos profetas. O povo não descobriu a identidade de Jesus,
mostrando assim, que não é fácil descobrir a nossa verdadeira identidade e, a identidade dos outros. Mas Jesus vai mais a fundo e pergunta àqueles que conviviam com Ele, os 12: “E vocês quem dizem que eu sou?” Pedro toma a palavra e responde: “O Cristo de Deus,” isto é o Messias, o Filho de Deus, o esperado. Foi o Espirito Santo que iluminou Pedro e este mesmo Espírito, pode sempre iluminar nossa vida, para descobrirmos a verdadeira identidade de Jesus. Jesus dirige esta pergunta também a cada um de nós.
Vamos acolher a pergunta que nos é dirigida: “Quem sou Eu para você?” Mas Jesus não quer uma resposta formal: É o Filho de Deus, é o Salvador etc, como aprendemos na catequese. Mas olhando para o meu modo de viver, que significado, que importância tem Jesus na minha vida? Se ele tem importância na minha vida busco escutar sua palavra, busco viver seus ensinamentos, busco fazer a sua vontade. Não é qualquer ideia de Jesus que sou convidada a seguir, mas o Jesus enviado pelo Pai, o Jesus dos Evangelhos, o Jesus que viveu percorrendo as estradas da Galileia, fazendo o bem, indo ao encontro dos pobres, dos pecadores, e que entregou sua vida morrendo, pregado na cruz por amor a todos nós.
2º) A nossa Identidade. Do mesmo modo que é importante conhecermos quem é Jesus, é importante conhecermos quem somos nós. Na medida em que vamos conhecendo mais a Jesus, a sua identidade, vamos também
descobrindo sempre mais quem somos nós, a nossa verdadeira identidade. Olhando para Jesus, aos poucos vamos também tomando consciência quem somos chamados a ser, até nos tornarmos semelhantes a Ele. Ele é o modelo para nós. Se não soubermos quem somos, vamos ser pessoas levadas pelos outros. Só uma identidade firme, forte, nos ajudará a assumirmos com valentia a nossa vida, desenvolvendo nossos dons, assumindo a nossa vocação e capazes de dar a nossa colaboração original para o crescimento dos outros. A nossa identidade vai se fortalecendo na medida em que vamos conhecendo e assumindo os nossos dons e desenvolvendo-os na ação concreta em favor dos outros.
3º) O caminho de seguimento a Jesus. Seguir Jesus é o caminho mais seguro, mais correto, o caminho que nos garante não só bem estar nesta terra, mas uma eternidade feliz, juntamente com Ele e com todos os santos. Porém, Jesus não nos promete um caminho fácil. Ele não nos garante, um “mar de rosas”. Nossa vida terá rosas, sim, mas não sem espinhos. Ele nos diz: “Se alguém quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz de cada dia e siga-me”. Falando assim, Ele deixa claro que podemos encontrar dificuldades, sentir o cansaço, passar por momentos de crise, doenças, perdas, fracassos, dificuldades financeiras; tudo isso faz parte da vida humana. Jesus nos convida a carregar a cruz de cada dia, confiando nele, agarrados à sua cruz, quando o caminho se torna difícil.
Sempre podemos, contando com sua força, pois Ele é fiel e nunca nos abandona. Jesus nos deu seu exemplo de fidelidade ao Pai até o fim, até a entrega da vida.
Resumindo: Jesus nos convida a fazer experiência dele, pois só assim podemos conhecê-lo, e saber quem ele é; de conhecer a nos mesmos e desenvolver as nossas capacidades, os nossos dons, para enriquecer a nossa família, o nosso ambiente de trabalho, a nossa comunidade; assumir a nossa cruz de cada dia olhando o exemplo de Jesus e acolhendo a sua força. Amém.
Divulgação Sabe Caxias:
One Response to Fonte de Luz – Irmã Albina Bosio