PLANO DE OCUPAÇÃO DA MAESA Lançamento do mini documentário organizado por arquitetos mostra olhares de técnicos e lideranças de Caxias do Sul sobre a Maesa

Um mini documentário organizado pelo escritório Vazquez Arquitetos autor do Plano Geral de Ocupação da Maesa em conjunto com a Pitaya Filmes levanta olhares de historiadores, ex funcionários, arquitetos e lideranças sobre o passado e o futuro da Maesa.

Na terça feira 12/07 o público está convidado a assistir o mini documentário sobre a Maesa. Foram colhidos mais de 18 depoimentos de envolvidos direta ou indiretamente com a antiga indústria, desde ex-funcionários até lideranças comunitárias. Convidados como o Historiador José Clemente Pozenatto, Senador Paulo Paim, ex Governador José Sartori, Prefeito Adiló Didomenico e comunidade atuante na causa tecem comentários sobre a construção.
O mini-documentário de 15 minutos, faz parte de um projeto de coleta de imagens e depoimentos, a fim de virar um grande documentário.
Os convidados responderam questões sobre: 1. Qual o seu sentimento sobre a Maesa e sua história? 2. Qual o seu sonho para o futuro da Maesa? 3. Qual a sua relação com a Maesa?
Segundo Vazquez, o Projeto visa mostrar para o público as diferentes dimensões que o prédio possui. Os organizadores percebem na edificação diferentes dimensões e a necessidade de levar ao público este entendimento.

Divulgação Sabe Caxias:

 

Comentam:
A relevância e complexidade do tema MAESA demanda ampliarmos nossa compreensão sobre o assunto, por isso nos permitimos começar esta apresentação de uma forma um pouco mais filosófica, evitando assim, mesmo que sem querer, cair em respostas prontas e automáticas.
Consideramos que a MAESA tem diversas dimensões que devem ser analisadas:
Entre elas está a dimensão histórica e cultural, que começa por compreender a realidade que se vivia aqui quando Gigia Bandera trabalhava na funilaria.
A segunda dimensão que devemos considerar é a simbólica que respeita às memórias coletivas e o valor atribuído à obra construída, seu estilo, sua espacialidade e tecnicidade, sua arquitetura.
Já a terceira dimensão é a urbana, que compreende as relações do edifício com a cidade, seu tamanho descomunal, sua localização e relação com importantes elementos estruturantes do município.
Por isso a dimensão jurídica precisa passar pelos instrumentos legais que já existem, como operações urbanas consorciadas, contribuições de melhorias, parcerias público-privadas entre outros.
A quinta dimensão que levantamos é a econômica da MAESA. A compreensão desta dimensão passa por entender como se geram recursos para a requalificação do edifício e como se mantém o mesmo ao longo do tempo.
Na data será exibido o mini-documentário e após uma rodada de conversas sobre impressões, e futuros desenvolvimentos do projeto. Na sequência serão apresentados 4 trabalhos do Centro de Comunicação da da FSG Centro Universitário desenvolvidos sobre o tema que foram selecionados das disciplinas de Produção de Conteúdo, Comunicação Visual, Edição de Vídeo e Iluminação, coordenadas pelos professores Felipe Gue Martini, Alexandre Derlam, Camila Cornutti e Giovanni da Rocha.

SERVIÇO
O QUE: Mini Documentário – PLANO DE OCUPAÇÃO DA MAESA
QUANDO: Terça- feira (12/07) às 20h
ONDE: Cinema do Centro Cultural Ordovás
REALIZAÇÃO: Vazquez Arquitetos e Pitaya Filmes
COLABORAÇÃO: Secretaria Municipal de Cultura + Centro de Comunicação da FSG Centro Universitário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *