Com movimento paperless, Sicredi Pioneira reduz impressões de documentos em 30%
Iniciativa está alinhada à busca de práticas mais sustentáveis e que reduzam o impacto no meio ambiente
Quem utiliza os espaços da Sicredi Pioneira nos 21 municípios da área de atuação da cooperativa nas regiões da Serra Gaúcha e do Vale do Sinos já percebeu o uso cada vez menor de papel nas transações. Essa mudança é resultado do movimento paperless, iniciado em 2021 pela instituição financeira cooperativa para adaptar os processos aos meios digitais e buscar uma operação mais sustentável no dia a dia, deixando o atendimento aos mais de 200 mil associados cada vez mais digital, além de rápido, prático e verde. O movimento está alinhado à busca de práticas cada vez mais sustentáveis e que reduzam o impacto no meio ambiente. O conceito é uma tendência de sucesso em escritórios, indústrias e instituições ao redor do mundo.
“Percebemos que, mesmo com o aumento do número de espaços e do número de associados, as impressões não têm aumentado. Comparando com 2021, já tivemos uma redução média de 30% nas impressões por mês. Temos agências que já apresentaram uma redução de mais de 50% na impressão de documentos e, mês a mês, tem ampliado o número de documentos assinados de forma eletrônica”, estima o diretor de Operações, Eduardo Spier.
O paperless já está presente em todos os 45 espaços de atendimento e áreas da sede, em Nova Petrópolis. Além disso, os três últimas endereços inaugurados – Galópolis (Caxias do Sul), Alto Feliz e Rio Branco (São Leopoldo) – já não possuem mais sala e armários para guarda de arquivos físicos. Outro reflexo da adesão dos colaboradores à iniciativa pode ser visto nas estações de trabalho. “Antes, havia muito mais documentos na mesa dos colaboradores no final do dia, e tudo precisava ser arquivado na pasta do associado ao final do dia. Com a adoção da assinatura digital e eletrônica, eliminamos as etapas de impressão, digitalização e arquivamento desses documentos”, descreve o diretor, acrescentando que, por ter iniciado durante o período de pandemia, foi muito importante para atender os associados de forma remota, permitindo a assinatura de documentos sem a necessidade de deslocamento.
A previsão é de que em três anos todas as agências já não tenham arquivo para armazenamento de documentos físicos. Durante esse período, os impressos atualmente arquivados serão retirados e gradativamente digitalizados e disponibilizados para consulta. “Eles seguem arquivados junto à guarda terceirizada de momento, pois não temos amparo legal para descarte dos documentos de operações ativas até o momento. Se em algum momento tivermos alteração na legislação possibilitando o descarte iremos avaliar a forma de descarte”, explica Spier.
Divulgação Sabe Caxias:
O paperless na prática
No dia a dia das agências, todos os colaboradores e associados são convidados a repensar o uso de documentos impressos, reduzindo a sua utilização e, sempre que possível, usando opções digitais. Conforme o diretor de Operações, Eduardo Spier, praticamente todas as transações podem ser realizadas sem a necessidade de assinatura no papel. Entre elas estão aberturas de contas, contratações de créditos e adesão a produtos e serviços, como seguros, consórcios e cartões de crédito. Tudo pode ser assinado de forma digital ou eletrônica. Além disso, todas as admissões de novos colaboradores são assinadas de forma eletrônica, por meio de link enviado para o e-mail do assinante ou em tablets, nas agências.
Outras ações: Sicredi Pioneira On
Além do paperless nas agências, a cooperativa já oferece uma agência 100% digital, a Pioneira ON. Nela, todo o atendimento é digital e todos os documentos são assinados de forma digital ou eletrônica, demonstrando que é possível ter agências inteiras sem impressão de documentos e com acessos a todos os benefícios da Sicredi Pioneira, mais de 300 produtos e serviços e o direito à participação nos resultados da cooperativa sem precisar ir até um espaço físico, nem mesmo para abrir a conta.
Sobre a Sicredi Pioneira:
Constituída no ano de 1902, a Sicredi Pioneira é a primeira Instituição Financeira Cooperativa da América Latina e a mais antiga instituição financeira privada em funcionamento no Brasil. Oferecendo um portfólio completo, com mais de 300 soluções financeiras, a Pioneira busca contribuir para a melhoria da qualidade de vida e o crescimento de mais de 200 mil associados e das comunidades dos 21 municípios em que atua, nas regiões do Vale do Sinos e Serra Gaúcha: Alto Feliz, Canela, Caxias do Sul, Dois Irmãos, Estância Velha, Feliz, Gramado, Ivoti, Lindolfo Collor, Linha Nova, Morro Reuter, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Picada Café, Portão, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, São Francisco de Paula, São José do Hortêncio, São Leopoldo e Vale Real. Com sede em Nova Petrópolis/RS, Capital Nacional do Cooperativismo, a Sicredi Pioneira está entre as maiores do Sistema Sicredi, composto por mais de 100 cooperativas, distribuídas em 25 Estados e no Distrito Federal, contando com mais de 5,5 milhões de associados no país.