Grendene foca na produção de calçados com menor impacto ambiental

Case Rider com uso de biomateriais e maior concentração de conteúdo reciclado mereceu prêmio nacional de sustentabilidade. Com as inovações em produtos, é estimada uma redução de 16 toneladas de CO2eq

Entrega do Prêmio – Da esquerda para a direita – Diego Barbieri – Trader Oriente Médio, Vanessa Biondo Rosa – Especialista de Desenvolvimento Sustentável,
Carine Pimentel – Analista Líder de Marca, Fernanda Uez Casara – Analista Líder de Marca
Ana Luiza Brock – Analista de Desenvolvimento Sustentável, todos da Equipe Grendene. Gustavo Silvestre (de camiseta amarela) é designer do Projeto Ponto Firme.

A Grendene avança cada vez mais no uso de matérias-primas de origem renováveis na composição de calçados. Ano passado, 40 novas pesquisas de materiais com menor impacto (que são aqueles que possuem menor pegada ambiental se comparados às suas versões tradicionais) foram iniciadas, das quais 11 itens foram aprovados para uso.

Conforme Relatório de Sustentabilidade da Companhia com reporte das informações de 2021, 22% dos materiais utilizados na produção durante o período foram de origem renovável. Todos os calçados da Grendene contam com 30% de conteúdo reciclado pré-consumo, em média, característica que contribui para uma baixa emissão de carbono na produção.

No radar da empresa está a substituição crescente de materiais de origem fóssil por alternativas de origem renovável, e atualmente 100% dos produtos das marcas do universo Grendene (Melissa, Rider, Cartago, Grendene Kids, Grendha, Zaxy, Ipanema, Nuar e Pega Forte) são veganos, registrados pela Vegan Society, organização vegana mais antiga do mundo, estabelecida no Reino Unido.

A redução dos impactos ambientais foi reconhecida pela Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio) que concedeu à Grendene, em julho, o Prêmio ECO® deste ano na categoria Práticas de Sustentabilidade, Categoria Produtos e Serviços para Grandes empresas, para o case “A Recriação de Futuros da Rider”, pela campanha dos 35 anos da marca Rider.

O Programa R4, como foi nomeado, marca o início do posicionamento de sustentabilidade da marca Rider e o pioneirismo no uso de materiais de menor impacto na Grendene, como o EVA biobased, de cana-de-açúcar, e os têxteis produzidos com garrafas PET recicladas pós-consumo, como tecidos e fitas. Com os resultados do estudo de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) conduzido por terceira parte, foi possível calcular quanto todos os produtos com atributos de menor impacto da marca Rider vendidos entre 2019 e 2021 evitaram de emissões de CO2eq (unidade de medida internacional que traduz os demais gases do efeito estufa em termos equivalentes ao CO2). O resultado foi de cerca de 16,7 toneladas. A integração com a comunidade através da seleção de protagonistas nordestinos para a campanha de comunicação, a interação com a fábrica em Sobral (CE) e as colaborações com projetos sociais atravessam o case em diversos momentos e merecem destaque pela contribuição à sociedade.

“O futuro da Grendene é ter um calçado vegano com a maior quantidade possível de biomateriais”, ressalta Carlos André Carvalho, gerente da Divisão de Desenvolvimento Sustentável, acrescentando também o uso de outros materiais, como casca de arroz e casca de coco, resíduos agroindustriais que substituem material de origem fóssil na composição. “Tanto nos materiais biobased como nos reciclados pré e pós consumo reduzimos a emissão de carbono”, diz.

Entre 2019 e 2021, a receita da Grendene oriunda de produtos de menor impacto alcançou R$ 13 milhões com o lançamento de 26 produtos. A perspectiva de mais produtos com atributos de sustentabilidade é um indicador de novas oportunidades no mercado. Para ajudar a criar a reputação de sustentabilidade e gerar reconhecimento das suas ações, a Grendene está ampliando a visibilidade em feiras e eventos.

Em novembro de 2021, a Grendene foi uma das indústrias selecionadas pela Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados) para participar da Expo Dubai, exposição universal de inovações, ideias e avanços científicos e tecnológicos, realizada a cada cinco anos. A sustentabilidade era uma das temáticas de destaque. Nela, a Grendene apresentou a Jornada de Sustentabilidade e produtos de menor impacto – Rider R4 e Melissa Free – abrindo mais oportunidades no mercado externo e reforçando para o mundo o compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Em agosto de 2022, as práticas da Grendene serão apresentadas no XXIV Foro Latinoamericano de Calzado, na Guatemala, em seção sobre sustentabilidade na cadeia calçadista brasileira.

FORNECEDORES

Para construir um futuro mais responsável, a Grendene desenvolveu um programa que reuniu toda a cadeia de fornecedores para ofertar matérias-primas dentro de um modelo mais responsável e alinhado às práticas ESG da Companhia. “Atualmente, 100% deles estão perfeitamente em sintonia com os nossos propósitos”, ressalta o gerente de Desenvolvimento Sustentável. “Eles passaram por três etapas: a sensibilização, o que ele precisa fazer, e o acompanhamento do plano de execução. Todos precisaram atender aos requisitos exigidos na lista de materiais restritos, que segue as principais listas globais de substâncias restritas”, assegura Carlos André.

Entre P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) de novos materiais e execução de projetos de monitoramento e controle de água, resíduos, efluentes, energia e energia renovável em todas as unidades, a Grendene investe aproximadamente R$ 4,8 milhões por ano.

Divulgação Sabe Caxias:

Sobre a Grendene        

Fundada em 1971, a Grendene é a maior exportadora de calçados do Brasil e uma das maiores produtoras mundiais. Detentora das marcas Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte e Grendene Kids, possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para diversos públicos.

Com quatro unidades industriais, distribuídas por Ceará e Rio Grande do Sul, tem capacidade instalada para produzir 250 milhões de pares/ano. A empresa vende os seus produtos por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas e da subsidiária Grendene USA, Inc. (EUA), atingindo cerca de 65 mil pontos de venda no Brasil e 45 mil fora do país. Entre os reconhecimentos estão o Selo Ouro ABVTEX, SMETA, Selo Prata do Programa Brasileiro GHG Protocol e a Certificação I-REC.

A Companhia conta ainda com showroom Melissa em Milão, duas “Galeria Melissa” (São Paulo e Nova York). Em 2021, registrou lucro líquido de R$ 601 milhões.

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