Frente Parlamentar em Defesa dos Autistas participa de reunião sobre cuidadores educacionais
Município está revisando o termo de referência para licitação
A Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas do Legislativo caxiense, representada pela presidente, Tatiane Frizzo/PSDB, e pela assessora da vereadora Marisol Santos (PSDB), Milena Scopel, participou da reunião pública sobre condições de trabalho e seleção de cuidadores educacionais de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), da rede municipal de ensino. O encontro, que ocorreu na tarde desta segunda-feira (15/08), foi promovido pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto e Lazer (CECTICDL). A ação, conduzida pelo vereador Wagner Petrini/PSB, contou com a participação de representantes da educação especial da Secretaria Municipal da Educação (SMED).
Uma das proponentes da reunião, Rosicler do Rosário, mãe de um autista, relatou os desafios e as dificuldades que os estudantes enfrentam, em relação aos profissionais. Segundo ela, é necessário maior qualificação dos cuidadores, avançar nos critérios de contratação e melhorar a remuneração dos trabalhadores.
De acordo com a presidente da Frente Parlamentar, houve avanços nas pautas ligadas à educação, principalmente relacionadas aos autistas. Tatiane Frizzo recordou que ocorreu uma reunião, em julho deste ano, entre vereadores, titular da Educação e representantes de entidades ligadas à comunidade de pessoas com TEA, para tratar sobre o tema. Entre as reivindicações das entidades estão, capacitação dos monitores e dos professores, atrasos nas avaliações da necessidade de cuidadoria e maior vínculo dos autistas com o ambiente escolar. A vereadora também abordou os encontros “Movimento Transformar – Partindo da Escuta e Acolhimento”, promovido pela rede municipal, que tem o objetivo de ouvir e identificar as principais necessidades e dificuldades das famílias de autistas e entender de que forma é possível qualificar a prestação do serviço educacional.
Conforme a diretora financeira da Secretaria Municipal da Educação, Márcia de Carvalho, o novo termo de referência já está sendo revisto, para a nova licitação, que contemplará a empresa terceirizada que prestará o serviço de cuidadoria educacional. Segundo a representante da Educação, uma das exigências será um curso presencial de 40 horas.
A reunião também contou com a presença do vereador Lucas Caregnato/PT. Integram a Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas da Câmara Municipal os vereadores: Alexandre Bortoluz/PP, Elisandro Fiuza/Republicanos, Marisol Santos/PSDB, Olmir Cadore/PSDB e Tatiane Frizzo/PSDB.
FOTOS: DOUGLAS BARRETO / DIVULGAÇÃO
Divulgação Sabe Caxias: