Agosto Lilás: Blitz em Caxias pretende alertar sobre dados alarmantes de violência contra a mulher

Como um alerta para a sociedade sobre as tristes estatísticas da violência contra a mulher, o Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Caxias do Sul realiza sábado, dia 27, das 10h às 12h, uma blitz educativa em três pontos da cidade, com a distribuição de violentômetro – escala que aponta os graus de violência nos relacionamentos

 Neste mês se comemora o aniversário da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006.  A lei de combate à violência contra a mulher considerada pela ONU (Organização das Nações Unidas) uma das três mais avançadas do mundo, que finalmente tipificou crimes cometidos contra mulheres, completou 16 anos. Em razão da data, no mês celebra-se o Agosto Lilás, como um alerta para a sociedade sobre as tristes estatísticas da violência contra a mulher. Segundo dados da (ONU), o Brasil é o quinto país que mais mata mulheres no mundo. E ainda, uma mulher é assassinada a cada seis horas e uma mulher ou menina é estuprada a cada 10 minutos, de acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

 Campanha de conscientização em Caxias do Sul

O Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Caxias do Sul, por meio do Comitê de Combate à Violência contra Mulher, fará uma BLITZ no próximo sábado, dia 27 de agosto, em três pontos da cidade: na esquina da Rua Dr. Montaury com a Rua Sinimbu, na Perimetral Bruno Segala esquina com a Avenida Bom Pastor (próximo a Intral) e na Avenida Rubem Bento Alves com a Rua Moreira César (saída para Flores da Cunha).  Nesses locais serão distribuídos 10 mil violentômetros, uma espécie de régua, marcador de página, que aponta diferentes graus de violência para que as vítimas possam identificar e buscar ajuda através dos contatos que estarão disponíveis no material.

“O Violentômetro é importante não só para as vítimas, mas também para familiares e amigos, para que possam estar atentos, prevenir situações de risco, denunciar agressores e apoiar as mulheres para que saiam de relacionamentos abusivos”, pontua a líder do movimento em Caxias do Sul, Celiz Frizzo.

A ação tem o apoio da Coordenadoria da Mulher/ Secretaria de Segurança Pública do município e conta com o patrocínio da Amigraf Gráfica, Grupo Brinox, Pisani Plásticos, Afix Rótulos e Etiquetas e Transfreitas Transportes e Turismo.

Divulgação Sabe Caxias:

SERVIÇO:

O QUE: Agosto Lilás – Blitz de alerta para a violência contra a mulher

QUANDO: dia 27, das 10h às 12h

LOCAL: 3 pontos da cidade:

– Esquina da Rua Dr. Montaury com a Rua Sinimbu;

– Perimetral Bruno Segala esquina com a Avenida Bom Pastor (próximo a Intral);

– Avenida Rubem Bento Alves com a Rua Moreira César (saída para Flores da Cunha).

PROMOÇÃO: Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Caxias do Sul por meio do Comitê de Combate à Violência contra a Mulher.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *