Caxias do Sul dá início ao 13º Fórum Gaúcho de Arborização
Público poderá acompanhar no Parque dos Macaquinhos parte das atividades do evento que é realizado de maneira inédita no município
Até sábado (27), Caxias do Sul atrai as atenções e os especialistas no assunto que dá nome ao Fórum Gaúcho de Arborização. Em sua 13ª edição, o evento aberto na manhã desta quinta-feira (25), no Teatro Pedro Parenti da Casa da Cultura, é realizado de maneira inédita no município e parte das atividades poderá ser presenciada diretamente pela população no Parque dos Macaquinhos – o Arborshow ocorre entre a tarde de sexta (26) e a manhã seguinte. A programação completa pode ser consultada neste link. Por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), o Executivo acompanha a movimentação atento ao potencial de concentração de viveiristas e intercâmbio de conhecimento técnico para podas.
Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia que deu início à agenda foi a congratulação a Rafael Cruz de Souza, estudante do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vereador Marcial Pisoni. Criador da arte que serviu de base para a elaboração do logotipo oficial do evento, vencendo um concurso que envolveu toda a rede municipal de ensino, Rafael foi bastante aplaudido durante o agradecimento pela premiação recebida no palco oficial, diante das autoridades.
“Tenho certeza que este evento marcará Caxias do Sul como um município preocupado com o meio ambiente e, em especial, com a arborização urbana”, declarou o secretário municipal do Meio Ambiente, João Osório Martins.
Em seu discurso, o titular da pasta lembrou do compromisso assumido pela secretaria quando se apresentou a oportunidade de acolher o Fórum na cidade, ainda em 2020.
“Na vida é preciso ter coragem e convicção. Abraçamos o evento, quando a possibilidade surgiu para nós, no pior momento da pandemia”.
Na saudação aos mais de 150 participantes, o prefeito Adiló Didomenico alertou para o comportamento inadequado de uma parcela da sociedade na destinação dos resíduos que produz e na própria gestão ambiental, de modo geral.
“Como não vejo, a curto prazo, nenhuma perspectiva de a humanidade parar de jogar lixo nos oceanos, por onde se realiza uma parte da oxigenação do planeta, precisamos nos preocupar muito com a arborização”, observou.
O chefe do Executivo teceu um breve resgate de iniciativas já desenvolvidas pelo município especificamente em torno da arborização urbana.
“Temos um histórico interessante no tema, em Caxias do Sul. No passado havia muito problema de tubulações rompidas pelas raízes das árvores. Então, desde 2014, viemos deslocando a rede pluvial subterrânea para o leito das vias, deixando as margens com vazão para o crescimento vegetal. Também temos uma grande preocupação com a proliferação de espécies exóticas daninhas, que não ajudam o nosso ambiente e precisam ser controladas. Neste sentido, a poda técnica também é muito importante e inclusive, favorece a árvore em um ambiente tão úmido e de baixa insolação como o nosso”, concluiu Adiló.
A solenidade também prestigiada pelos secretários municipais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto, e Turismo, Enio Martins.
Fotos: João Pedro Bressan
Divulgação Sabe Caxias: