Missa na Catedral Diocesana irá render graças a Deus pela quinta edição da Hospedagem Solidária
Uma Missa em ação de graças pelo trabalho desenvolvido pelas dezenas de voluntários da Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, pelos doadores e colaboradores, bem como pela missão dos frades da Fraternidade O Caminho, irá marcar o encerramento da quinta edição do projeto Hospedagem Solidária. A celebração está marcada para às 08h, do sábado, 03 de setembro, na Catedral Diocesana Santa Teresa D’Ávila, e será presidida pelo bispo diocesano, Dom José Gislon.
Organizado pela Fraternidade O Caminho e pela Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, o serviço de acolhimento iniciou as atividades de forma emergencial na sexta-feira, 20 de maio, no Salão Paroquial Sagrada Família e em junho passou para a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. No final daquele mês, passou a funcionar em dois pavimentos do prédio que abriga também toda a estrutura organizacional da Mitra Diocesana, na Rua Os Dezoito do Forte, 1771, em frente ao Colégio La Salle Carmo.
Desde o início, em maio, a Hospedagem Solidária acolheu mais de 500 homens em situação de rua e serviu 5.180 porções de jantar e o mesmo número de cafés da manhã, num total de 10.360 refeições. A comunidade caxiense, novamente, se demonstrou solidária com a doação de mantimentos, cobertores, roupas e meias. A última noite do projeto será na sexta-feira, dia 02.
A comunidade também poderá acompanhar a celebração pelo Facebook Diocese de Caxias do Sul e da Catedral Diocesana.
O projeto nasceu a partir do trabalho já realizado pela Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, na distribuição de comida nas ruas semanalmente, à noite. A primeira edição foi realizada em 2018, na Paróquia São Leonardo Murialdo, no centro e em 2019 e 2020, a acolhida aconteceu no Salão Paroquial do bairro Sagrada Família e em 2021, em Lourdes.
A terceira edição da Hospedagem Solidária, em 2020, encerrou totalizando 120 pessoas atendidas por 100 voluntários. Foram servidos 1.652 jantares e cafés da manhã. Já em 2019, ao todo, 360 voluntários colaboraram diariamente na preparação das 12.894 refeições e na organização dos 1.860 banhos.
No ano de 2021, a quarta edição da Hospedagem atendeu mais de 400 homens em situação de rua. Neste ano, a quinta edição ganhou mais força, com a colaboração dos frades da Fraternidade O Caminho, que se somaram aos voluntários da Pastoral das Pessoas em Situação de Rua.