Triúna Mantra realiza oficinas e show autoral em setembro

Grupo caxiense compartilha referências musicais em oficinas gratuitas no Santa Fé, Rio Branco e Santa Catarina e faz show autoral

família angela pimentel

No mês de setembro, o grupo musical Triúna vai compartilhar suas referências musicais com o público realizando três oficinas gratuitas na Fluência Casa Hip Hop (domingo, dia 4), na Tem Gente Teatrando (dia 11), e no Centro Cultural Moinho da Cascata (dia 17). Depois, dia 18, às 18h, realiza show com músicas autorais na Sala de Teatro Valentim Lazzarotto, junto ao Centro Municipal de Cultura Henrique Ordovás. O projeto foi contemplado no edital 2021 do Financiarte. Tanto as oficinas quanto o show integram a programação do Caxias em Cena.

Com referências musicais da cultura indiana e do Brasil, o Triúna Mantra surgiu em 2019 com o propósito de criar uma musicalidade livre, integrando culturas e se utilizando da música como uma forma de estimular bons sentimentos e paz, alegria e tranquilidade. O grupo é composto pelos músicos Vinícius Santos Rocha, Cinthia Pretz, Guido Bracagioli e Miraci Jardim.

Para criar esta sonoridade, o Triúna utiliza instrumentos musicais que dificilmente são vistos na nossa região, como o hangpam, o sitar indiano, didgeridoo e as tigelas de cristal, além da viola caipira e outros instrumentos de percussão. Esta união singular integra estilos buscando uma musicalidade harmônica que transporte o ouvinte a um universo extra-cotidiano, ultrapassando as fronteiras do universo da música comumente ouvida na cidade e região. É um trabalho que visa expandir o repertório musical do público local, valorizando a diversidade artística e revelando a abundância de estilos da música autoral gaúcha.

 

Oficinas – Com o tema “Do Hindustão ao Sertão – Uma Jornada pela musicalidade”, nas oficinas os integrantes do Triúna apresentarão algumas das peculiaridades da cultura musical da Índia e do Brasil, similaridades e diferenças, além de compartilhar com os participantes de que forma essas sonoridades influenciam seu processo criativo.

A música indiana é rica em ritmos e melodias, trazendo múltiplas possibilidades na combinação com outros gêneros. Tanto a estrutura rítmica quanto a melódica da música indiana podem ser combinadas com a música brasileira, que por si só já apresenta uma infinidade de possibilidades. Porém a mescla destes estilos proporciona a criação de canções com uma sonoridade muito particular.

Independentemente de o ouvinte ser músico ou não, estimular a audição e o estudo de diferentes vertentes e ritmos musicais pode abrir um mundo de possibilidades sonoras a ser explorado e é isso que se busca proporcionar tanto através das canções do grupo quanto das oficinas propostas nesse projeto.

Divulgação Sabe Caxias:

Oficinas

Dia 04 de setembro
Das 14h às 17h- Gratuita
Local: Fluência Casa Hip Hop
Rua Francisco Barbosa Velho, 132 – Santa Fé, Caxias do Sul

Dia 11 de setembro
Das 14h às 17h- Gratuita
Local: Tem Gente Teatrando – Espaço Cultural
Rua Regente Feijó, 37 – Rio Branco, Caxias do Sul

Dia 17 de setembro/2022
Das 14h às 17h – Gratuita
Local: Centro Cultural Moinho da Cascata
Rua Luiz Covolan, 2820 – Santa Catarina, Caxias do Sul

Contato para inscrições nas oficinas:
Guido Bracagioli: 54 9 8121-7285

Show

Quando: 18 de setembro, às 18h
Onde: Sala de Teatro Professor Valentin Lazzarotto (Rua Luiz Antunes, 312 – Panazzolo, Caxias do Sul
Quanto: Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)

Mais informações sobre o Triúna:
Facebook:
https://www.facebook.com/triunamantra
Instagram:
https://www.instagram.com/triuna_mantra/
Teaser:

Divulgação Sabe Caxias:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *