Cigarro, um companheiro indesejado por Fabiana Salvator / Jornalista
No dia 29 de agosto, é celebrado o Dia nacional de Combate ao Fumo, com objetivo de sensibilizar e mobilizar a população para os danos causados pelo cigarro.
Muitas pessoas, homens, mulheres e jovens, tem no cigarro um ‘companheiro’ nas horas de relaxamento e lazer. Mas seria o cigarro uma boa ou má companhia? Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), nos mostram que o fumo é aquela má companhia disfarçada, que nos leva a um caminho cheio de ‘pedras’, como problemas dentários, doenças pulmonares, Câncer e até mesmo a morte. Por isso, a Aapecan se soma as ações do dia 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo, com intuito de provocar essa reflexão, mostrando os malefícios de se pensar que o cigarro é uma ‘boa’ companhia, e reforçando a importância de reduzir o h&aa cute;bito de fumar.
A decisão e ato de parar de fumar é difícil, no entanto, os benefícios a saúde são sentidos já nos primeiros minutos: Em 20 minutos após parar de fumar, a frequência cardíaca cai; entre 2 e 12 semanas a circulação melhora e a função pulmonar aumenta; entre 1 e 9 meses a tosse e a falta de ar diminuem; sem contar que sem a pausa para o cigarro a pessoa passa a ser mais produtiva e eficiente nos afazeres profissionais e pessoais, e ainda tem o fator econômico, não tendo mais o gasto com a compra do cigarro.
No Brasil, por ano, o tabagismo mata 162 mil pessoas e custa R$ 125 bilhões aos cofres públicos para cobrir despesas diretas e indiretas com doenças causadas pelo cigarro. Outros dados importantes divulgados pelo próprio INCA reforçam, o quanto a ‘companhia’ do cigarro prejudica a nossa saúde. Mais de 50 doenças estão associadas ao consumo de fumo, como derrame cere bral, infarto, enfisema pulmonar e vários tipos de Câncer, principalmente: Câncer de cabeça e pescoço, de pulmão e de intestino. Porém, embora responsável por doenças de alto custo ao sistema de saúde, o cigarro é um fator de risco a saúde evitável.
“Além do tratamento intensivo, que já é oferecido nas unidades de saúde do SUS, a abordagem breve feita por todo e qualquer profissional de saúde tem grande relevância nessa jornada de combate ao fumo”, observou Vera Borges, da Divisão de Controle do Tabagismo do INCA.
Está mais do que comprovado que o cigarro é na verdade uma má companhia. E você, vai querer esse companheiro indesejado na sua vida?
Fabiana Salvator
Assessora de Comunicação – Caxias do Sul e Lagoa Vermelha
Associação de Apoio a Pessoas com Câncer – Aapecan
Fone/Whatsapp: (54) 98115-7508 ou (54) 3026-9546
Site: www.aapecan.com.br
Divulgação Sabe Caxias: