Retificadora Caxiense celebra 70 anos de história
Com uma equipe qualificada e maquinários de última geração, empresa é líder de mercado no Estado em seu setor de atuação
A Retificadora Caxiense foi construída no ano de 1952 com o objetivo de prestar serviços de oficina mecânica e consertos em geral. Sete décadas depois, é uma referência quando o assunto é a retificação de motores a combustão interna no Estado. Séptimo e Otávio Pelin foram os fundadores da empresa, que posteriormente passou para o filho de Otávio, Ademir. Já em outubro de 2002, o atual Diretor Comercial, Rudimar Becker, adquiriu a empresa. Além dele, Clademir Trentin também está à frente da companhia, como Diretor Operacional.
“Sentimento de gratidão e de reconhecimento pelos nossos clientes de concessionárias, das mais variadas marcas, de oficinas mecânicas, de frotistas e clientes em geral que têm a confiança em entregar o motor de seus veículos aos nossos cuidados para uma excelente retificagem e reforma. Ainda mais para quem muito depende do bom funcionamento do veículo para trabalhar, para seu sustento e também gerar riquezas ao país. Tudo isso através do transporte de cargas ou de passageiros, sem esquecer do setor agrícola, ou ainda para a própria mobilidade”, destaca Becker.
Com o passar dos anos, foram adquiridas diversas máquinas de grande porte, nacionais e internalizadas, para gerar um grande crescimento qualitativo e quantitativo nos serviços prestados. Atualmente, os clientes têm à disposição toda a experiência e capacidade técnica, frota própria para coleta e entrega. Além disso, uma sede com área construída de 2.600m², na BR-116, no KM-148, número 17.463, bairro Sagrada Família, em Caxias do Sul, contendo estrutura de oficina mecânica e loja de peças com a Motors Parts. Mesmo com o crescimento e 70 anos depois, os objetivos ainda seguem bastante parecidos aos que levaram a fundação da empresa nos anos 1950.
“Nossas metas continuam as mesmas dos fundadores: ser reconhecida como uma empresa que se esmera para entregar um motor retificado com a mesma qualidade e especificações de um motor novo de fábrica, aliando desempenho, economia e reduzindo emissões de poluentes para nosso meio ambiente”, afirma o Diretor Comercial.
Quando o assunto é contribuição para a Serra Gaúcha, a Retificadora Caxiense transcende as linhas econômicas. Em 1957, fez parte de um grupo de empresas, ao lado de Marcopolo e Randon, que ajudou a fundar o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (SIMECS). Do mesmo modo, é uma das fundadoras da Associação de Retificadoras do Rio Grande do Sul (ARERGS). É a única retificadora credenciada MAHLE no estado do Rio Grande do Sul. Membro credenciado do Conselho Nacional de Retificadoras (CONAREM). Certificada pelos fabricantes de motores Cummins, MWM International, Perkins e FPT. Já recebeu menção honrosa das montadoras Scania e Volvo pelo excelente trabalho de retificagem em motores dessas marcas. Além de ser representante na Serra Gaúcha de marcas como a Cummins, FPT, Perkins, KS e MWM.
A contribuição sócio-econômica da empresa é de grande importância para a atual formação não somente de sua cidade natal, Caxias do Sul, mas para o Rio Grande do Sul e Brasil. “Nestes 70 anos a empresa gerou emprego e renda para centenas de pessoas. Muitos começaram suas carreiras aqui, e seguiram até a aposentadoria. Criaram filhos e até netos com recursos de seu trabalho junto à Retificadora Caxiense. Acreditamos também que nestas sete décadas a empresa contribui com impostos que ajudaram nossa cidade e estado. Também cremos que a função social da empresa foi atingida com êxito, porque, além de nossos funcionários, ainda mantemos jovens aprendizes em instituições para futuro primeiro emprego. No que tange a nossos clientes, acreditamos que quando entregamos um motor reformado dentro de todas as normas e com agilidade, nossos clientes também geram mais impostos, renda e emprego, seja o setor que for”, comenta Becker.
Agora, a Retificadora Caxiense segue pelo mesmo caminho que ajudou a trilhar a rica história de 70 anos de uma das mais tradicionais e importantes empresas da Serra Gaúcha. Principalmente com o objetivo de se aprimorar todos os dias, seja com maquinário de última geração ou através do constante aperfeiçoamento da equipe, além de se preparar para novos tipos de tecnologia de motores.
Divulgação Sabe Caxias: