Moinho do Nordeste é reconhecido como líder de vendas na Região Sul
Pesquisa divulgada pela revista SuperVarejo mostra a empresa gaúcha, que também tem unidade no Paraná, em primeiro lugar como fornecedora do canal supermercado, na categoria Farinha de Trigo
O compromisso de estar em constante inovação é uma das premissas do Moinho do Nordeste, empresa fundada na região Nordeste do Rio Grande do Sul, com matriz em Antônio Prado e filial em Pinhais (PR) e atuação no ramo alimentício há mais de 76 anos. O resultado do trabalho com foco na qualidade foi reconhecido recentemente pela revista SuperVarejo, publicação nacional de conteúdo sobre o setor supermercadista. Na edição de julho, o periódico apresentou uma pesquisa que mostra o Moinho do Nordeste como líder de vendas na Região Sul do Brasil (RS, SC e PR).
A 18ª edição do Ranking Nielsen, denominada 5+, publicada anualmente em parceria com a SuperVarejo, analisou os líderes das marcas em 206 categorias de produtos comercializados no País. O Moinho do Nordeste é o primeiro na Região Sul no segmento Farinha de Trigo em 2022, no canal supermercado (volume total). O estudo reflete a movimentação no comportamento dos consumidores em relação aos produtos mais acessados nas gôndolas e apresenta dados estratégicos em relação às cinco marcas que integram as principais cestas das famílias – alimentos, bebidas, limpeza, higiene pessoal e cosméticos.
O diretor-presidente do Moinho do Nordeste, Valdomiro Bocchese da Cunha, pontua que a distinção representa um trabalho desenvolvido há muito tempo no varejo dos três Estados da Região Sul, além de São Paulo. “Monitoramos vários índices internamente há mais de 10 anos e por meio deles constatamos que nossos processos para melhorias, como a automação para ampliar a qualidade dos produtos, são muito positivos. Esse trabalho visa cada vez mais oferecer itens que atendam as demandas dos consumidores”, argumenta.
Portfólio
O Moinho do Nordeste, que tem mais de 300 funcionários e capacidade para processar 1.100 toneladas de trigo por dia nas duas unidades, em Antônio Prado (RS) e Pinhais (PR), tem como carro-chefe a Farinha de Trigo Nordeste Tipo 1. Outras marcas que também pertencem à empresa são mais restritas em determinadas regiões, como a Borgonha, no norte de Santa Catarina, ou a Sudoeste, como segunda marca em toda a Região Sul.
Ao todo, são mais de 100 itens no portfólio, incluindo farinhas, misturas para bolos e pães, fermentos e massas, com distribuição nas regiões Sul e Sudeste do País. Nesse contexto, são contemplados mercados específicos, com produtos direcionados à panificação e confeitaria, o que comprova a expertise na atuação multicanais, por exemplo, padarias, food service, varejo e indústria.
Qualidade
A seleção do trigo é a primeira etapa da matéria-prima antes de passar pelo processamento e chegar às gôndolas e aos lares dos consumidores. Nesse processo, há um rigoroso controle de segurança por meio de políticas de higiene internas, seguindo orientações e normas das certificações ISO 9001:2015 e FSSC 22000. Esta última integra o esquema de certificação de Sistemas da Gestão da Segurança dos Alimentos, tendo como base a norma ISO 22000 Segurança dos Alimentos e a ISO TS 22002 – 1 Programa de Pré-requisitos (Boas Práticas de Fabricação). O processo é reconhecido pelo GFSI (Global Food Safety Initiative), sendo garantida a fabricação de um produto seguro para o consumidor.
Lançamento
Entre as inovações da empresa está o Portal do Cliente, uma novidade que apresenta benefícios exclusivos, como loja virtual e acompanhamento de pedidos. No Portal, hospedado em www.moinhodonordeste.com.br, há uma Central de Ajuda e uma série de informações que oferecem praticidade ao cotidiano dos clientes.
O diretor-presidente da companhia lembra que o reconhecimento por parte da pesquisa da SuperVarejo também é resultado de um trabalho desenvolvido em meio à pandemia, especificamente na área comercial. No período, o setor foi reorganizado para tornar-se mais eficiente, performance comprovada por meio da conquista de novos mercados e da manutenção de clientes importantes.
Divulgação Sabe Caxias: