Série “Causos e Gaitas” lança quarta temporada

Acordeonista Rafael De Boni encontra músicos da Serra Gaúcha

Histórias da música Serra Gaúcha entremeadas por números musicais, reforçando uma pesquisa sobre a música de raiz do Rio Grande do Sul e seus reflexos na música contemporânea dão o tom da série “Causos e Gaitas” que estréia sua quarta temporada na próxima sexta-feira (16), às 20h. Nos seis novos episódios, o músico Rafael De Boni conduz encontros que têm um tom informal e, ao mesmo tempo, são registros de personagens importantes cuja trajetória corresponde a boa parte da história da música serrana. Os programas ser&atilde ;o exibidos sempre às sextas, no Canal do YouTube Rafa De Boni. Na estreia, o papo é com o acordeonista Manoel Cassiano.

Sucesso de público nas temporadas anteriores, quando atingiu mais de 500 mil visualizações, a série “Causos e Gaitas” tem uma pesquisa do músico Rafael De Boni sobre a cena musical da Serra e os nomes que contribuem para o fortalecimento e a consolidação da música de raiz no contexto regional, mas com projeção significativa na cena da música contemporânea brasileira.

O cronograma de exibição, convidados e temas desta nova temporada da série, é o seguinte:

16/06 – Manoel Cassiano – Exímio acordeonista com carreira solo e também nos conjuntos musicais de Caxias do Sul, tais como Grupo Velha Porteira com Paulo Siqueira e Os Reis do Fandango.

23/09 – João Itamar do Reis – Músico há mais de 30 anos, desde guri acompanhou sua família e outros músicos nos Ternos de Reis e louvações na Criúva, além de manter sua carreira como instrumentista, cantor e compositor.

30/09 – Antônio de Jesus “Petiça Preta” – Um dos pioneiros da gaita ponto em Caxias, acompanhou muitos artistas além de manter sua carreira solo. Habilidoso contador de causos e trovas da música serrana.

07/10 – Wendelino Silirio Kinzel – Instrumentista e colecionador de mais de 300 instrumentos de fole, entre eles acordeons e bandoneons raros com mais do 100 anos, além de ter um exemplar de cada uma das fábrica de acordeons que existiu no Rio Grande do Sul.

14/10 – Terno de Reis e Louvações do Divino da Criúva – Tradição e religiosidade das festas mais populares da região dos Campos de Cima da Serra, contadas por pessoas que dedicaram suas vidas para manter vivas essas manifestações culturais.

21/10 – Honeyde Bertussi – O “Cancioneiro das Coxilhas”, que junto de seu irmão Adelar, criou a mais famosa dupla de gaiteiros do Sul do Brasil e, juntos, deram inicio à tradicional música de bailes gaúchos.

A série “Causos e Gaitas” tem apresentação e pesquisa de Rafael De Boni, produção de De Boni Produções e Xamã Films, produção executiva e edição de Luciano Balen e direção de Daniel Vargas. Depois das estreias no Canal Rafa De Boni, a série também será exibida nos canais do Festival Música de Rua.

O projeto conta com o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, tendo Apoio Cultural da Fundação Marcopolo e, como parceiros, Sanmartin, Plásticos Pisani, Metadados e Focco Soluções em Gestão.

Divulgação Sabe Caxias:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *