Ateliê Araçari abre 400 vagas gratuitas

Crianças e jovens de casas-lares, serviços de acolhimento e escolas públicas do município, poderão se beneficiar por meio de um projeto aprovado e financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul/Prefeitura Municipal de Caxias do Sul 

Crédito Franciele Oliveira

O Ateliê Araçari, do Instituto de Leitura Quindim, receberá a partir de outubro 400 crianças e jovens de casas-lares, serviços de acolhimento e escolas públicas do município, para realizarem práticas artísticas gratuitamente. A boa nova é possível graças a um projeto aprovado e financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul/Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, que prevê ainda formações para professores de escolas da rede pública e educadores sociais. O projeto é uma proposta da produtora cultural Franciele Oliveira e conta com o apoio cultural da Randon Implementos e da Go Image.

O Ateliê é uma ação que atua no contraturno escolar estimulando a autonomia, criatividade e o desenvolvimento de habilidades artísticas nas crianças. Dentro do projeto aprovado, as 400 crianças e jovens (entre 04 e 17 anos) terão acesso às atividades artísticas como: escultura, monotipia, dança, teatro, música e expressão corporal, recorte e colagem, gravuras, pinturas em pedras, telas, papéis, entre outras.

Nele, 200 vagas serão destinadas para crianças de casas-lares, abrigos e instituições de acolhimento e outras 200 para crianças e jovens de escolas públicas. Além do acesso gratuito para as oficinas, o projeto inclui ônibus para o transporte dos beneficiários, que serão distribuídas nos meses de outubro e novembro, nos turnos da manhã e da tarde.

Para contribuir na formação de professores e educadores sociais o projeto vai disponibilizar 20 vagas em duas oficinas: oficina de escultura – dia 29 de outubro (10 vagas) e oficina de pintura – dia 19 de novembro (10 vagas). Esses encontros irão priorizar momentos de escuta dos sujeitos-educadores e viabilizar experimentações das práticas artístico-pedagógicas vivenciadas pelas crianças. Ao final de cada oficina prática, os participantes realizarão um círculo dialógico, inspirado nas práticas pedagógicas do educador brasileiro Paulo Freire, cuja metodologia prevê o diálogo aberto entre os pares, acerca do tema proposto, bem como a troca de experiências e saberes construídos acerca do vivenciado.

As vagas serão garantidas por ordem de inscrições realizadas de forma online pelo site www.institutodeleituraquindim.com.br conforme o cronograma abaixo:

Crianças e jovens de casas-lares: inscrições de 12 a 26 de setembro – 200 vagas;
Alunos de escolas públicas: inscrições de 29 de setembro a 21 de outubro – 200 vagas;
Professores da rede pública e educadores sociais: inscrições de 10 a 26 de outubro – 20 vagas;
Divulgação Sabe Caxias:

Beto Saroldi, consagrado saxofonista brasileiro,

assina música de Miguel Brambilla:

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *