Orquestra Jovem UCS LionsEduC abre inscrições para estudantes
Projeto oferece formação musical para jovens numa parceria do Lions Clube de Caxias do Sul Educação e Cultura com o UCS Cultural e a Escola de Música da Universidade de Caxias do Sul.
Formação e qualificação de jovens estudantes na área da música de concerto é a proposta do projeto Orquestra Jovem UCS LionsEduc, que anuncia a abertura das inscrições para estudantes dispostos a integrarem a nova formação musical de Caxias do Sul cuja proposta é oferecer à comunidade mais oportunidades para apreciação de música orquestral. O projeto é uma iniciativa do Lions Clube de Caxias do Sul Educação e Cultura – LionsEduC em parceria com o Setor Cultural e a Escola de Música da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
A proposta da formação da OJ UCS LionsEduC prevê a realização de oficinas gratuitas de musicalização, teoria musical, aulas de instrumentos e prática de orquestra para jovens de 10 a 14 anos das escolas públicas de Caxias do Sul e região. São oferecidas 50 vagas, distribuídas entre flautas, violinos, violas, violoncelos e contrabaixos.
As atividades serão realizadas às segundas-feiras e quartas-feiras, das 14h às 17h, no Bloco M do Campus Sede da UCS. Os participantes receberão material didático que inclui métodos, cadernos, partituras e uniforme. Caso o aluno não possua instrumento próprio, será fornecido o instrumento musical para as aulas regulares de instrumento e ensaios da orquestra.
A concepção da Orquestra Jovem mobilizou profissionais da área musical vinculados à UCS Orquestra e UCS Música de Câmara. A coordenação pedagógica é do Prof. Me. Fábio Alves e se insere nas atividades realizadas pela Escola de Música da UCS, que tem a coordenação de Prof. Me. Vitor Manzke e gerência administrativa de Moacir Lazzari. A produção executiva e cultural é de Flor Nieto e equipe da Lynch Gestão Cultural.
A dinâmica das atividades prevê que, além dos encontros semanais, os participantes se integrem às apresentações da Orquestra, quando demonstrarão os conhecimentos adquiridos nas práticas e oficinas, tendo ainda a oportunidade de qualificar ainda mais sua aprendizagem musical. Assim, a proposta busca promover o convívio social de caráter humanista, fortalecendo e potencializando as capacidades dos jovens, primando pelo respeito, igualdade, ética e qualidade no ensino musical.
“A Orquestra Jovem UCS LionsEduC tem a prática orquestral como um algo importante para a cultura artística e para a formação de público, uma vez que o fazer musical proporciona aos jovens o contato com a música de concerto, estimula a dedicação ao aprendizado de um instrumento e promove a experiência em fazer música em grande grupo. A formação de público é contemplada por envolver familiares, amigos e comunidade como um todo na apreciação da música de concerto em eventos que fortalecem a cultura local”, diz o coordenador, Prof. Fábio Alves.
Os interessados em participar do processo de seleção precisam estar matriculados no sistema de ensino escolar público. Para as inscrições, deve-se preencher a ficha de interesse, disponibilizada na secretaria das escolas. A escolha do instrumento é por ordem de inscrição até ocorrer o preenchimento das vagas disponíveis. As atividades são oferecidas de forma continuada, gerando uma lista de espera e com inscrição gratuita através dos canais: (54) 3218-2610; e-mail: ojucs.lionseduc@gmail.com.
O projeto é realizado com financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio de Empresas Randon, Instituto Elisabetha Randon, Multiflon Revestimentos Antiaderentes, Mebrafe Instalações e Equipamentos Frigoríficos, Prado Distribuidor Logístico, Baw Industrial, Metalgusa Indústria e Comércio de Metais, Braslux Indústria de Auto Peças, HD Parts e Ferrolan/Interdeal Comércio Importação e Exportação. A realização é da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e Governo Federal.
Divulgação Sabe Caxias:
Beto Saroldi, consagrado saxofonista brasileiro,
assina a nova música de Miguel Brambilla.
Clique e ouça em primeira mão.