RODA DE CHIMARRÃO A ASSOCIAÇÃO EMPRESAS RANDON realizou no domingo, 25 de setembro, na sede campestre da Terceira Légua, o evento RODA DE CHIMARRÃO, em celebração aos Festejos Farroupilhas
A RODA DE CHIMARRÃO contou com financiamento da LIC RS para parte da programação cultural e parte da infraestrutura, com patrocínio de Irmãos Andreazza, Cooperativa Nova Aliança, Intral e
Boccati.
O evento trouxe ao palco, desde o horário de sua abertura, às 9h da manhã, diversas atrações, tais como, apresentação de danças tradicionais do CTG Os Carreteiros e do Grupo de Tradição e Cultura Nativa Velha Carreta, declamadores e gaiteiros no palco, música incidental nos espaços do evento, show musical de Robison Boeira e Grupo, apresentação do Grupo Xucra Tradição, formado por funcionários associados, culminando com o show do Grupo Tchê Barbaridade, às 14h.
No palco os apresentadores Sandro da Cruz e Adão da Silva contaram com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), durante o protocolo de abertura e outras falas.
A programação cultural aconteceu de forma totalmente gratuita e aberta à comunidade. Segundo o presidente da Associação, Derli Corrêa, a celebração da data, que chegou à sua 39a edição
em 2022, tem o objetivo de manter acesa a chama do tradicionalismo, valorizando-a dentro do contexto da cultura brasileira.
Em 2022, os Festejos Farroupilha, teve como patrono Adair de Freitas e como tema “Etnias do Gaúcho:
Rio Grande, Terra de Muitas Terras”, e é assim que a Roda de Chimarrão quer celebrar o ano de 2022, após esse grande e doloroso período de isolamento social, com muita alegria, paz, congraçamento, diversidade e inclusão.
A Revolução Farroupilha, também conhecida como Guerra dos Farrapos, teve início na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul, em 20 de setembro de 1835, estendendo-se até março de 1845.
Esse período de quase uma década é considerado como uma das mais importantes passagens da história do Rio Grande do Sul, um marco na formação social e política do estado.
Visando a acessibilidade e a inclusão, o evento foi realizado em amplo espaço ao ar livre, com adaptações de rampas e tablados visando a acessibilidade para deficientes físicos e intelectuais.
Sustentabilidade Com o propósito de deixar um legado positivo para a comunidade, foi realizado o ato simbólico de plantio de uma árvore nativa no espaço do evento, chamando a atenção para a importância da preservação da natureza. Também foi prevista a separação de lixo para reciclagem, além do reaproveitamento de materiais como banners, faixas, cartazes e outros a serem utilizados durante o evento, a fim de minimizar os impactos negativos que possam ocorrer no meio ambiente.
Enfim, a RODA DE CHIMARRÃO, na sua 39a edição, possibilita relembrar a história e resgatar as tradições gaúchas, por meio da celebração da cultura regional, ao mesmo tempo em que promove a
integração Intergeracional, o fortalecimento dos laços de pertencimento, o desenvolvimento pessoal e social dos cidadãos, gerando mais qualidade de vida.
SERVIÇO
O QUÊ: 39a RODA DE CHIMARRÃO
QUANDO: 25 de setembro de 2022
HORÁRIOS: das 8h às 18h
ONDE: SEDE DA CAMPESTRE DA RANDON
Estr. Mun. dos Imigrantes, 391, Terceira Légua, Caxias do Sul
Contato: 54 99644-7191 | 99611-4356
ARTERIA PRESENÇA DIGITAL
Divulgação Sabe Caxias:
Beto Saroldi, consagrado saxofonista brasileiro,
assina a nova música de Miguel Brambilla.
Clique e ouça em primeira mão.