OAB Caxias fiscaliza geração de mídias e carga nas urnas do segundo turno

A OAB – Subseção de Caxias do Sul, na tarde desta quinta-feira, 13, esteve no cartório eleitoral, para realizar o acompanhamento da geração de mídias e carga nas urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das eleições 2022. A entidade esteve representada pelo vice-presidente, Mauricio Rugeri Grazziotin.

Créditos de imagem: Ivan Sgarabotto –

A geração de mídias é uma etapa que antecede à preparação das urnas eletrônicas. A carga e a lacração de urna para votação foi outro procedimento realizado neste dia. O diretor da Subseção fiscalizou todo o processo, além de verificar os testes de mídias, observar a autenticidade e conferir o relatório gerado pelo sistema.

O procedimento humano para o pleito do segundo turno não é alterado. De acordo com o juiz eleitoral da 16ª Zona Eleitoral, João Pedro Cavalli Júnior, “a grande diferença será do eleitor na frente da urna que vai facilitar, pois há apenas dois cargos em disputa, para governador com dois dígitos e mais para presidente com dois dígitos”. No primeiro turno, eram cinco cargos em disputa: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente.

A atividade contou com a presença do juiz eleitoral da 169ª Zona Eleitoral, Sérgio Fusquine Gonçalves; do chefe de cartório da 136ª Zona Eleitoral, Vicente Angelo Cadore e da chefe substituta de cartório da 16ª Zona Eleitoral, Camila de Medeiros Dalbem.

Na próxima quinta-feira, 20, novamente o evento será aberto ao público, para a auditoria e verificação de dados das urnas eletrônicas e simulação da votação com os dados oficiais para conferência. A atividade inicia às 17h no cartório eleitoral.

Para legitimar a confiabilidade do processo das urnas para votação do pleito eleitoral, as ações contam com a presença de diversas entidades fiscalizadoras, entre elas, a OAB – Subseção de Caxias do Sul.

Texto e fotos: Ivan Sgarabotto – MTB 20.537 | OAB – Subseção de Caxias do Sul

Divulgação Sabe Caxias:
Beto Saroldi, consagrado saxofonista brasileiro,
assina a nova  música de Miguel Brambilla. 
Clique e ouça em primeira mão. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *