Denise Fraga encerra o Simpósio Estadual do Varejo
Uma das mais talentosas atrizes brasileiras, autora de dois livros, falou sobre o impacto das telas no dia a dia dos relacionamentos.
A presença de Denise Fraga no 4º Simpósio Estadual do Varejo, promovido pelo Sindilojas Caxias, foi uma celebração à ternura das relações em meio às pautas focadas no varejo na reflexão sobre o tema “Novos Tempos, Novos Olhares Sobre O Consumo”, no dia 18 de outubro, em Caxias do Sul.
Denise Fraga trouxe ao público o seu carisma, presença de palco, senso de humor e uma sensibilidade que já rendeu crônicas e histórias ao longo da carreira para refletir sobre o cotidiano e valores, adaptando esses insights para o mundo empresarial e para o ambiente organizacional. Iniciou brincando que a presença dela seria um antídoto à tecnologia apresentada por Pedro Bocchese anteriormente: “A matéria do artista é a experiência humana”, disse. Afinal, os sonhos vão tomando novas formas ao longo do tempo: “O dinheiro virou o grande fiel da balança, mas até onde a gente se vende? Sempre fiquei de olho para não perder a minha essência”.
Na palestra, “Conexões humanas em tempos digitais”, Denise Fraga falou sobre a urgência da presença plena e da convivência, do exercício da escuta e empatia, do movimento em direção ao outro: “O outro é único, nos reverbera, que nos diz quem realmente somos neste ciclone em que vivemos”.
Quando voltou a se dedicar ao teatro, Denise conheceu uma história de Brecht, que falava de uma mulher que tinha uma loja e passou a vivenciar uma figura masculina para passar a se fazer respeitar nos negócios: “O teatro tem um grande poder de ser um lugar de reflexão que propõe um mergulho profundo, indo para o campo dos sonhos em que tudo pode ser mudado”, poetizou. Foi quando começou a falar sobre o poder da gentileza: “A gente usa a dureza com medo de que se for gentil vai ser abusado”, disse. Para ela, o ser humano padece de um medo de dar a mão, vivendo uma vida morna: “Não tenho nada a oferecer senão inquietudes”, completou.
Em sua participação no Simpósio, ela compartilhou reflexões e inspirações com os empreendedores, gestores e profissionais sobre características emergentes e que se tornam tendências em tempos digitais: a urgência da presença plena e da convivência, do exercício da escuta, da empatia, da humanização nas relações, na liderança e na gestão. Ela lembra que com a tecnologia a presença real que está sendo roubada porque a tecnologia compromete a gentileza: “Neste mundo dos negócios, convido os empresários a fazer parte de um movimento por um mundo melhor, contribuindo cada um com a sua parte seja em gentileza, seja em humanidade, seja em olhar para quem está do nosso lado”, convida. Segundo ela, mesmo sem concordar com o outro é importante escutar e respeitar os silêncios entre as pessoas. “Nós estamos sendo reformatados pela tecnologia e é preciso ter a capacidade de se reinaugurar”, disse.
Denise afirmou que escutar alguém não é só escutar o que falou, mas também o que deixou de falar: “É preciso fazer exercícios de afeto, presença, plenitude e paciência porque existe a multitarefa que é um engodo que divide a atenção, o que nos torna pessoas pela metade”. A questão é não ter paciência para escutar uma história que vai mudar a sua vida, completou. “A solidariedade ainda está em nós porque ainda nos curvamos para ajudar as pessoas”, lembrou. Afinal, as pessoas precisam de um olhar e vozes precisam ser ouvidas mesmo que por um clique todos possam estar conectados.
O 4º Simpósio Estadual do Varejo é a realização do Sindilojas Caxias e conta com o apoio institucional do Sistema Fecomércio SESC SENAC e do Sebrae RS, Grupo RBS como media partner, Patrocínio Ouro do Fátima Humana Saúde Sul, Sicoob Meridional, Patrocínio Prata da CDL PoA, Shopping Villagio Caxias, TOTVs e Supermercados Andreazza, Patrocínio Bronze da Amigraf Gráfica e Editora, DeCacau Store, Dulce Amore Urban Coffee e Vinícola Don Affonso.
Crédito: Julio Soares
Divulgação Sabe Caxias:
Beto Saroldi, consagrado saxofonista brasileiro,
assina a nova música de Miguel Brambilla.
Clique e ouça em primeira mão.
A conexão entre varejo e metaverso é apresentada por Pedro Bocchese
Experiências virtuais que ajudam a vender mais foram trazidas pelo professor de Pós-graduação da Exame Academy e IBMEC do 1º MBA em Metaverso do Brasil
Na 4ª edição do Simpósio Estadual do Varejo, promovida pelo Sindilojas Caxias, o palestrante Pedro Bocchese contribuiu para trazer novas perspectivas e abrir as portas para a tecnologia e a inovação, em 2022. Na palestra “Metaverso e o Varejo: como implementar e acelerar nossos negócios”, Pedro Bocchese trouxe como sugestões aplicações para o Varejo como Avatares de atendimento diversos, Inteligência Artificial para predição, Reconhecimento de objetos, Hiper automação – RPA + IA, Realidade Virtual para treinamentos, Realidade Aumentada para dicas e produtos, Integração em setores através de Tour Virtual VR, Business Intelligence e Analytics – Data Driven, Biometria Facial para ponto e indicação de produtos.
Na integração entre Real, Físico, Digital e Virtual – Metaverso estão Plataformas Omnichannel, Metacommerce (B2B, B2C, C2C) – produto físico ou digital, Dispositivos independentes de AR/VR, NFTs e Blockchain, Reuniões e plataformas de colaboração. Entre as experiências disponíveis, sugeriu usar tecnologia para que a loja esteja disponível por avatares, a possibilidade de replicar os indivíduos por meio de reconhecimento facial, além de vender no físico e no virtual.
Pedro explicou que o termo Metaverso foi cunhado em 1992 pelo autor Neal Stephenson em seu livro intitulado Nevasca (Snow Crash) em que descreve um universo gerado por computadores: “Podemos destacar que esse conceito busca replicar a realidade através de dispositivos digitais e em algumas situações desdobrados no virtual”, disse. Acrescentou que o grande desafio de hoje é gerar negócios nesse cyberespaço coletivo, compartilhado, composto de realidade virtual, aumentada, I.A., blockchain, NFTs, internet, áudio, avatares e comunidades.
Sobre Realidade Virtual, Aumentada e Mista, Bocchese lembrou que, embora tenham nomes parecidos, são coisas diferentes. Na realidade virtual, as coisas acontecem dentro de um ambiente virtual e não em um ambiente físico em que são inseridos elementos. Já a Realidade Aumentada é o que identificamos como “o real aumentado pelo digital”, sendo adicionados elementos em 3D dentro do ambiente real. Na realidade mista ou realidade híbrida é a tecnologia que une características da realidade virtual com a realidade aumentada: “Vale destacar as aplicações nas compras digitais, no ambiente de trabalho, de ensino, entretenimento, entre outros, fomentando um comércio digital através de moedas e bens digitais”, pontuou lembrando também sobre a relação com games. Bocchese lembra que a materialização dessas possibilidades exige a infraestrutura e a utilização de dispositivos independentes, o que não envolve a obrigatoriedade da utilização de óculos de realidade virtual, por exemplo, já que hoje há Metaversos que dispensam a necessidade do dispositivo.
Para finalizar, ele trouxe reflexões sobre a importância de manter a essência humana ao buscar a inteligência emocional, o equilíbrio; a importância da compreensão de que os processos repetitivos serão substituídos por robôs; novas profissões que vão existir somente no Metaverso e não mais no mundo real. Acrescentou a importância da análise de dados, do uso da tecnologia como meio e não fim, do aprendizado constante, e os novos desafios que virão.
“Experienciando” a tecnologia
Durante o 4º Simpósio Estadual do Varejo, ele trouxe três exemplos de Metaverso para a feira de Conexões e para as palestras: o primeiro em que os palestrantes foram convertidos em avatares inspirados em fotos e imagens deles; a experiência oferecida pela vinícola Don Affonso, que permitiu entrar em uma sala para beber vinho utilizando óculos de realidade virtual e a apresentação da DeCacau em que foi utilizada tecnologia de realidade aumentada por meio da leitura de um QR-Code do próprio dispositivo do participante.
O 4º Simpósio Estadual do Varejo é a realização do Sindilojas Caxias e conta com o apoio institucional do Sistema Fecomércio SESC SENAC e do Sebrae RS, Grupo RBS como media partner, Patrocínio Ouro do Fátima Humana Saúde Sul, Sicoob Meridional, Patrocínio Prata da CDL PoA, Shopping Villagio Caxias, TOTVs e Supermercados Andreazza, Patrocínio Bronze da Amigraf Gráfica e Editora, DeCacau Store, Dulce Amore Urban Coffee e Vinícola Don Affonso.