28 de outubro, Dia do Servidor: O orgulho e a responsabilidade de quem atua no serviço público

Você já percebeu que o serviço público está presente em boa parte dos momentos de sua rotina e também fora dela? E ele, assim como você, fazem parte de uma engrenagem maior? Os momentos da vida!

Desde o nascimento, a criança pode receber atendimentos de saúde, vacinas documentos como a certidão de nascimento, passar pelas ruas no deslocamento para casa, utiliza a água no primeiro banho, conta com a coleta de lixo e afastamento de esgoto. Ao crescer dispõe de espaços públicos estruturados para brincar, escola para avançar nos conhecimentos educacionais já recebidos em casa. E segue se desenvolvendo e fazendo uso, ou tendo à disposição, serviços que tantas vezes passam despercebidos como segurança, iluminação pública, atividades culturais, esportivas e assistência social. Torna-se adulto e amplia a consciência de que é parte disso tudo que acontece para a sequência da vida. Entende que suas contribuições por meio de impostos e taxas garantem a disponibilidade de acesso a outros serviços como o apoio ao empreendedorismo, documentos que garantam a posse de propriedades que venha a adquirir, pode solicitar melhorias aos serviços e até se mobilizar de modo a também colocar suas habilidades à disposição da comunidade como servidor.

O servidor público é essa pessoa que tantas vezes está nos bastidores da vida de cada cidadão, e sente orgulho por isso. Tem satisfação por realizar ações que afetam positivamente a sociedade. O serviço público pressupõe a coletividade, neste sentido, o servidor tem o dever de reconhecer as necessidades da comunidade que integra e trabalhar pela sua evolução.

São professores, médicos, enfermeiros, secretários de escola, assistentes sociais, educadores sociais, guardas municipais, auxiliares de infraestrutura, agentes administrativos, fiscais e tantos outros cargos são necessários para a manutenção dos serviços prestados à população. Além dos servidores que atendem diretamente à comunidade, outros grupos atuam de modo a garantir a estrutura necessária para a prestação destes serviços, bem como a arrecadação e a destinação dos recursos, fiscalizando e aplicando a legislação, sempre buscando o interesse público em primeiro lugar.

O Dia do Servidor, 28 de outubro, foi escolhido para lembrar a importância e responsabilidade que essas pessoas desempenham funções visando o atendimento às diversas demandas da sociedade, não fazendo por ela, mas sim, estimulando a independência dos indivíduos. Caxias do Sul conta com mais de 500 mil habitantes (dados do IBGE de 2021) e mais de 7 mil pessoas entre servidores estatutários, celetistas, cargos em comissão e estagiários que atendem a essa população. No Município, a data é lembrada com uma programação que contempla atividades de formação, desenvolvimento, reconhecimento de boas iniciativas, integração e descontração. Em virtude das eleições, as ações iniciam neste dia 28 e seguem até 29 de novembro.

Fotos: Arquivo SMRHL

Vânia De David Cassol

Divulgação Sabe Caxias:
Beto Saroldi, consagrado saxofonista brasileiro,
assina a nova  música de Miguel Brambilla. 
Clique e ouça em primeira mão. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *