Escola traz a Caxias do Sul ensino bilíngue por imersão com metodologia canadense

As famílias de Caxias do Sul que desejam proporcionar uma experiência de imersão em um segundo idioma para seus filhos já podem contar com um dos melhores modelos educacionais do mundo, o canadense. A Maple Bear, rede com 172 escolas no Brasil, abriu sua primeira escola na cidade, com vagas disponíveis para alunos de dois a cinco anos, com início programado para fevereiro de 2023. A escola inicia as atividades com a Educação Infantil, mas planeja expandir os ciclos. Mundialmente, a rede está presente em 33 países e conta com cerca de 50 mil alunos de Educação Infantil, Fundamental e Médio (High School).

O grande diferencial da Maple Bear é sua metodologia canadense, uma das melhores entre os países de língua inglesa segundo o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), exame realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Este modelo é baseado em três pilares: bilinguismo por imersão, supervisão de educadores canadenses e programa acadêmico.

A Maple Bear promove uma verdadeira imersão do aluno, desde cedo, na segunda língua, ou seja, não se trata apenas de ensinar o outro idioma como um adendo no contraturno ou inserido na grade como disciplina isolada. Neste sistema, é reproduzida a forma com que aprendemos a língua, inicialmente com um período de simples exposição ao idioma, para primeiro escutar e ir compreendendo as primeiras palavras, sons e entonações. Depois, aos poucos, vem a questão da fala, com interações mais simples e, em seguida, com maior complexidade. Neste cenário, a necessidade de falar e interagir com o meio e os colegas é o grande impulsionador da aprendizagem, contando também com o incentivo e orientação dos professores.

Na área acadêmica, o programa Maple Bear privilegia a observação, a resolução de problemas e a tomada de decisões, aplicando esse conceito a todas as disciplinas e áreas do conhecimento, como linguagem, matemática, ciência, tecnologia da informação, estudos sociais, música e artes. Como parte disso, as salas de aula são amplas, estimulantes e acolhedoras, repletas de materiais manipulativos e centros de aprendizagem. O aluno é colocado como protagonista de seu aprendizado, desenvolvendo uma visão aplicada dos conhecimentos e maior autonomia no dia a dia.

Para garantir aderência a este modelo, experientes educadores canadenses visitam com frequência as escolas, garantindo a aplicação do programa acadêmico. Além do suporte, a Maple Bear possui uma completa estrutura de treinamento e capacitação do corpo docente, acompanhamento próximo do ensino ministrado em cada sala de aula e um detalhado processo de certificação de qualidade, o Quality Assurance Maple Bear.

A Maple Bear Caxias do Sul está localizada na Rua Jacob Luchesi, 2.374, Bairro Santa Catarina (no ponto que abrigou anteriormente a sede do Jornal Pioneiro), em uma área de mais de 5.800 m². Foram investidos mais de R$ 6 milhões, com a geração de cerca de 30 postos de trabalho diretos. A escola, com dois turnos, tem a capacidade de receber até 678 alunos. A responsável pelo estabelecimento é a empresária Denise Magnus, que viu na Maple Bear a oportunidade de trazer para a cidade uma escola com padrão de ensino mundial e estrutura sólida.

“A Maple Bear será a primeira escola bilíngue e com metodologia canadense de Caxias do Sul. Decidimos investir na cidade por sua economia em ascensão e diversificada, a chegada de novas empresas e pela predominância do modelo tradicional de ensino nas escolas locais. Creio que podemos auxiliar muita na formação de jovens verdadeiramente bilíngues e aptos a desenvolver sua trajetória educacional e profissional no Brasil e no exterior”, ressalta Denise.

A Maple Bear Caxias do Sul está em fase final de reforma e já tem uma sala modelo para receber pais desde o dia 10 de outubro. Já é possível realizar a reserva de vagas para 2023.

Saiba mais no Instagram @maplebearcaxiasdosul

Divulgação Sabe Caxias:
Beto Saroldi, consagrado saxofonista brasileiro,
assina a nova  música de Miguel Brambilla. 
Clique e ouça em primeira mão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *