EFASERRA recebe secretária executiva nacional do FNPETI

Katerina Volcov representa o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e conhecerá, na tarde de 29 de novembro, a experiência de aprendizagem da instituição de ensino com jovens do campo

A Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA) recepcionará, às 14 horas do dia 29 de novembro, a secretária executiva nacional do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Katerina Volcov. Ela visita a instituição de ensino, localizada na Terceira Légua, em Caxias do Sul, para conhecer a experiência com o Programa Aprendiz Rural, um programa de aprendizagem envolvendo jovens do campo.

“Para nós da EFASERRA é muito significativo mostrar a representantes nacionais o trabalho que executamos para que a juventude se qualifique e possa permanecer atuando na agricultura e na pecuária com qualidade de vida”, avalia o diretor da EFASERRA, Israel Matté.

Segundo a coordenadora administrativa da EFASERRA, Sonia Sbersi, o programa Aprendiz Rural tem sido transformador para os estudantes da instituição de ensino. “O Jovem Aprendiz impacta positivamente no cotidiano escolar e na vida de nossos jovens, filhos e filhas de agricultores. Senso crítico, conhecimento mais profundo sobre a área em que planejam atuar, postura, convivência e solidariedade humana são alguns pilares vivenciados por nossos estudantes graças a esse importante programa de aprendizagem, o qual também evita a exploração da mão de obra infantil”, explica.

Sonia acrescenta que a EFASERRA é uma instituição de Ensino Médio e Técnico em Agropecuária com características de escola do campo e que segue a Pedagogia da Alternância. Nesse modelo, os estudantes ficam uma semana na escola e, na outra, aplicam as teorias e técnicas aprendidas em suas propriedades rurais. A EFASERRA completará 10 anos em 2023 e possui, atualmente, cerca de 200 alunos. Começou em Garibaldi (RS), a partir de um movimento de pais agricultores, e veio em 2013 para Caxias do Sul, com funcionamento na Terceira Légua.

“A visita da secretária executiva nacional do FNPETI está inserida no projeto de mostrar modelos de como podemos, também, qualificar o jovem do campo, garantindo a ele conhecimento para minimizar o trabalho penoso e com rentabilidade”, observa a coordenadora estadual no Combate ao Trabalho Infantil da SRT/RS, Denise Brambilla González.

Na oportunidade da visita de Katerina Volcov, também haverá uma reunião ampliada com entidades e empresas que integram a aprendizagem profissional no Estado. São elas: Fórum de Aprendizagem Profissional da SERRA Gaúcha (FAPSG), Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador do RS (FEPETI/RS) e Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (FOGAP).

Esse encontro será mediado pela coordenadora da aprendizagem no Rio Grande do Sul e coordenadora estadual no Combate ao Trabalho Infantil da SRT/RS, Denise Brambilla González.

Agenda no RS – No território gaúcho, Katerina também vai conferir modelo semelhante desenvolvido na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC). Ainda em Caxias do Sul, no dia 29 pela manhã, a representante do FNPETI acompanhará o projeto Florescer ligado às empresas do Grupo Randon.

No dia 30 de novembro, em Osório, Katerina participa do Seminário Estadual Litoral Norte com o tema “Combater o Trabalho Infantil, Proteção Social e Aprendizagem Profissional”. O evento será realizado a partir das 9 horas, no auditório do UNICNTEC Centro Universitário (Av. Jorge Dariva, 1042). O seminário é organizado pelos Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FEPETI RS), Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (FOGAP) e pelo UNICNTEC Osório.

Publicidade:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *