Vereadora Tati defende combate ao feminicídio

Parlamentar alertou o crescimento de crimes cometidos contra mulheres

A vereadora Tatiane Frizzo/PSDB utilizou o espaço de Grande Expediente, na sessão desta quinta-feira (24/11), para ressaltar a importância de políticas públicas no enfrentamento à violência contra as mulheres.

Em seu pronunciamento, a parlamentar destacou a conscientização e atividades que possam coibir feminicídios, que são homicídios praticados contra mulheres por razões da condição do gênero feminino e em decorrência da violência doméstica e familiar. A tucana apresentou números da Secretaria Estadual de Segurança que apontam crescimento de feminicídios no município.

“Em Caxias do Sul, até outubro de 2022, foram cinco registros de feminicídio, conforme o Governo do Estado. De acordo com o veículo de comunicação GZH, já estamos com sete mortes de mulheres, em decorrência de feminicídio. Vemos que os casos consumados e as tentativas registram números altos. Por isso, precisamos fazer ações para tentar coibir essa realidade”, alertou a vereadora.

Tati também defendeu a relevância da Lei Maria da Penha. Segundo ela, a legislação dá maior segurança e proteção em casos de violência.

“A partir da lei, as mulheres começaram a ter proteção e denunciar contra esse tipo de crime. Essa legislação foi um avanço muito importante na nossa sociedade, ela salvou muitas vidas. No Rio Grande do Sul, 86% das mulheres que sofreram feminicídio, não tinham solicitado medida protetiva. Por vezes, muitas mulheres possuem medo de solicitar a proteção, mas não deveriam ter receio, pois o mecanismo é uma segurança a mais contra esses crimes.

Por fim, a vereadora Tatiane divulgou telefones que podem ser acionados para denúncias. Em caso de emergências, o telefone para denúncia é o 180 (Central de Atendimento à Mulher), o 190 da Brigada Militar, o (54) 9 8403-4144 e o (54) 3218-6112 do Centro de Referência da Mulher e o (54) 3220-9280 da Delegacia da Mulher. Em todos os casos, o anonimato é garantido.

A vereadora Tati é autora da Lei nº 8.783, de 16 de março de 2022, que institui a Semana Municipal de Conscientização e Combate ao Feminicídio. A legislação visa fomentar o diálogo sobre o assunto e a realização de ações que permitam a valorização do papel da mulher na sociedade e a promoção da igualdade entre homens e mulheres.

Estão programadas ações educativas e de conscientização, promovidas pela Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Câmara Municipal, para a próxima semana.

FOTO: DOUGLAS BARRETO / DIVULGAÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *