Segunda edição do Projeto Escadas da Quebrada é concluída com entrega da praça Mirante do Beltrão
O nome foi escolhido por votação da comunidade em evento realizado no dia 03/12
O projeto Escadas da Quebrada, do Instituto SAMbA – conhecido por realizar ações de arte e cultura com impacto social, presidido pela arquiteta caxiense Jessica De Carli – concluiu sua segunda edição no sábado, dia 3 de dezembro, com a entrega da praça comunitária Mirante do Beltrão, no bairro Euzébio Beltrão de Queiroz, em Caxias do Sul. A data também marcou um ano de imersão do Instituto dentro da comunidade.
A área, que fica em frente ao mural pintado pelo artista carioca Acme, foi requalificada com o intuito de transformá-la em um local de convivência para a comunidade. Com vista para o Estádio Francisco Stédile, conhecido como Centenário, a praça conta também com espaço de contemplação e horta comunitária para cultivo de temperos. O nome foi escolhido por meio de votação do público presente no evento.
Na ocasião, também foram realizadas oficinas de mosaico e pintura, apresentação musical do DJ Jara e do rapper e educador social caxiense Chiquinho Divilas, e roda de samba com o grupo Pura Curtição. A recepção e café da manhã foram por conta do Vielas Espaço Cultural, liderado por Fernando Morais. O Grupo Cardume, da Prolar Imobiliária, colaborou nas oficinas e patrocinou o almoço para voluntários.
Projeto Escadas da Quebrada: a primeira ação do projeto no bairro foi realizada em 4 de dezembro de 2021, com a pintura das escadarias ao lado do Estádio Centenário. Em 2022, diversas iniciativas deram sequência ao processo de colorir cada vez mais o bairro Euzébio Beltrão de Queiroz. No último mês de junho, o Muros da Quebrada reuniu grafiteiros de todo o Brasil, que fizeram intervenções artísticas em múltiplos pontos das vias da comunidade.
O Escadas da Quebrada é uma realização do Instituto SAMbA, tem apoio cultural do Instituto Elisabetha Randon, da Metadados e da Prolar Imobiliária, além de apoio institucional do Vielas Espaço Cultural, do Sesc e do Grupo Cardume, e financiamento pela Lei de Incentivo à Cultura, da Prefeitura de Caxias do Sul.
A saber: O Grupo Cardume, formado por 22 funcionários voluntários da Prolar Imobiliária, de Caxias do Sul, atua desde 2020 em ações sociais. Para o diretor estratégico da Prolar, Thiago Formolo Dalla Vecchia, a propósito do Cardume é o motor de geração de felicidade individual e coletiva, de ampliação de sentido altruísta e uma das ferramentas de desenvolvimento humano dentro da empresa. “O trabalho voluntário que realizamos é como treinar em uma academia de ginástica, mas ao invés de trabalhar bíceps, tríceps e peitorais, exercitamos nossos músculos da generosidade, do carinho e da compaixão. São estas virtudes que, fortalecidas em cada um, constroem seres humanos melhores em suas relações com a família, na profissão, na escola, na universidade e até entre vizinhos” – afirma.
Divulgação Sabe Caxias: