Projeto Nossa Escola Tem História encerra suas atividades com lançamento de gibi da Escola Américo Ribeiro Mendes
O Projeto Nossa Escola Tem História encerra suas atividades com o lançamento do gibi criado pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Américo Ribeiro Mendes. A atividade será nesta sexta-feira (9), às 10h, na sede da escola, no bairro Século XX. Com ilustrações e histórias sobre a escola e seu patrono, o trabalho é resultante de oficinas realizadas no decorrer do ano com a historiadora Ana Paula Almeida, o jornalista Régis Vargas e o ilustrador Ernani Carraro.
Durante os anos de 2021 e 2022, o projeto Nossa Escola Tem História cumpriu seus objetivos chegando, além da EMEF Américo Ribeiro Mendes, nas escolas municipais Carlin Fabris e Angelo Francisco Guerra. Apostando no caráter lúdico, educativo e cultural, além do apelo que o formato gibi tem junto ao público jovem, a ideia foi valorizar e reconhecer a personalidade da pessoa que dá nome à escola, deixando um legado às novas gerações sobre as figuras homenageadas por estes estabelecimentos, incentivando a interação comunitária.
O projeto mobilizou os alunos no contraturno escolar em diversas atividades envolvendo pesquisa e criação a partir dos documentos da escola. Eles também pesquisaram em Fontes Históricas, buscando diferentes referências para o trabalho, complementado com a Oficina de Criação Textual e de Ilustração em Histórias em Quadrinhos. Assim, alunos e os orientadores das oficinas foram criando as histórias e desenhos que foram para o gibi.
O projeto Nossa Escola Tem História teve produção cultural da Lynch Gestão Cultural e foi realizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul/LIC Municipal, com apoio cultural da Racon Consórcios.
Divulgação Sabe Caxias:
Beto Saroldi, consagrado saxofonista brasileiro,
assina a nova música de Miguel Brambilla.
Clique e ouça em primeira mão.