Solenidade com homenagem a doadores marca 25 anos do Hemocs
Uma série de atrações ocorre durante toda a semana para celebrar o aniversário
O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) celebrou 25 anos nesta terça-feira (13/12), em solenidade com presença de autoridades e homenagens a doadores. Servidora no Hemocs há 24 anos, a farmacêutica bioquímica Cristina Lisot destacou o histórico que antecedeu o surgimento do serviço. Lembrou a municipalização da saúde e a descentralização da Hemorrede, com a instalação no país de hemocentros coordenadores, hemocentros regionais, agências de coleta de sangue e agências transfusionais. “Em fevereiro de 1998 assumi o laboratório de imunohematologia, uma ciência que não se conhecia tanto até então. Tudo era manual, em livros, tudo o que hoje é feito no computador. Como funcionária há mais tempo aqui, gostaria de agradecer à Prefeitura, ao sistema estadual e ao sistema federal de sangue. Aqui nos sentimos como se o Hemocentro fosse um pouco nosso. Também gostaria de homenagear a todos os meus colegas e ao doador de sangue, pois sem eles não estaríamos aqui”, detalhou.
O diretor do Serviço de Análises Clínicas e Hemoterapia, Roberto Roveda Silveira, enalteceu a programação montada pela equipe do Hemocs para demarcar o aniversário. Ele também destacou que, de todos os doadores, cerca de 80% procuram o serviço de forma espontânea e não pela necessidade de realizar uma reposição aos estoques. “O sangue que entra no Hemocentro passa por todo um ciclo para garantir a segurança transfusional. Então, quero agradecer principalmente às pessoas que trabalham ou trabalharam aqui ao longo desses 25 anos, respondendo por todos esses processos. O sangue é um material nobre e vital, então uma pessoa que doa sangue doa amor e vida, além de fazer um trabalho humanitário pela sociedade”, assinalou.
O prefeito Adiló Didomenico lembrou de doações que realizou local. “Sou testemunha do atendimento diferenciado do Hemocs, muito antes de ser prefeito, vereador, secretário, pela forma carinhosa com que sempre fui atendido como doador e isso tem que ser reconhecido. Quem doa sangue está agradecendo a Deus pela saúde, porque só doa sangue quem tem saúde. É um gesto de amor e o Hemocs é um lugar de fraternidade. Quero agradecer a todos e desejo que continuem com esse trabalho tão bonito com qualidade, presteza e dedicação”.
Os organizadores entregaram certificados de reconhecimento a três doadores como forma de homenagear a todos que fazem parte da história do serviço: o servidor aposentado Celso Luiz de Castilhos Pinto, que fez sua primeira doação em 15/12/1997, poucos dias após a abertura do Hemocs; e Davi José Valentini e Caline de Cássia Vieira Duarte, que são doadores assíduos desde que começaram a frequentar o Hemocs, em 1999 e 2009, respectivamente.
Ao final, frei Jaime Bettega concedeu uma bênção, antes do tradicional parabéns a você. A solenidade contou ainda com as presenças da vice-prefeita Paula Ioris, da vereadora Tatiane Frizzo e de representantes de entidades, hospitais e prefeituras da região, uma vez que o Hemocs atende a 49 municípios.
Programação
14 (quarta)
10h: apresentação da banda marcial da Escola Municipal Governador Roberto Silveira
15 (quinta)
9h: apresentação de dança e poesia “Oásis espaço: arte, movimento e ecologia”, com Carina Benato.
10h às 16h: ação de captação de doadores e agendamento de doações, com ônibus da Hemorrede e parceria da Cruz Vermelha Brasileira – filial Caxias do Sul
Local: Praça Dante Alighieri
16 (sexta)
9h: Quinteto de Trombones da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul
Local: Hemocs
17/12 (sábado)
8h às 14h: atendimento em horário ampliado e distribuição de mudas; doações de sangue agendadas e por procura espontânea