Encerramento da Caravana Maria Giramundo movimenta o Parque dos Macaquinhos, neste domingo

Projeto da Tem Gente Teatrando levou apresentações artísticas para diversas regiões de Caxias do Sul

Celso e Izac – Marcelo Pedroso – Divulgação

Depois de circular por diferentes regiões de Caxias do Sul, a Caravana Maria Giramundo chega ao fim neste fim de semana. No sábado (17), o projeto da Companhia Tem Gente Teatrando desembarca na Praça de Galópolis, a partir das 15h, com seu repertório de música, teatro, dança e poesia. Com financiamento do Edital FAC das Artes de Espetáculo, do governo estadual, a circulação da kombi mambembe encerra no domingo (18), no mesmo horário, no Parque dos Macaquinhos. Todas as atrações são oferecidas gratuitamente à comunidade.

Com direção artística de Zica Stockmans e produção de Sandro Martins, a programação reúne apresentação da peça infantil A Árvore de Colher Estrelas, da Tem Gente Teatrando, e shows de música com a dupla Celso e Izac, com a banda Fiz do Dia Minha Nostalgia e com o artista indígena Oderiê. Tem ainda o Slam Poetiza com Jamille e Droop, performance e oficina de ciranda com Vanessa Carraro e apresentação de rap com os MC’s Maurício Abel, Seco e DJ César.

“A expectativa para este domingo no Parque dos Macaquinhos é grande. A gente resolveu finalizar a caravana neste ponto da cidade para ser uma grande confraternização entre os artistas participantes e o público que costuma frequentar o parque aos domingos. Muito legal que a gente já teve o retorno de pessoas de algumas localidades por onde passamos perguntando o horário do encerramento. São pessoas que vão sair de suas regiões para prestigiar”, projeta Martins.

Além das apresentações artísticas, a Caravana Maria Giramundo conta com o Bazar Resgate, formado por artesãs de Caxias do Sul que expõem e comercializam seus produtos. O projeto foi viabilizado com recursos da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

“O edital tinha o objetivo de fomentar artistas que ainda estão se recuperando da paralisação causada pela pandemia. A Caravana Maria Giramundo cumpriu esse objetivo, reunindo um grande número de artistas, de diferentes linguagens, para juntos compartilharem sua arte em cinco pontos da cidade. O projeto movimentou a economia local e possibilitou que moradores distantes do centro urbano pudessem prestigiar esses artistas”, avalia o produtor.

O nome da caravana faz referência à kombi utilizada pela Tem Gente Teatrando desde 2021, com circulação artística por bairros de Caxias do Sul. Trata-se de uma homenagem à personagem homônima, interpretada pela atriz Sara Fontana no espetáculo Lendas de Enganar a Morte. “Maria Giramundo é uma moça destemida, da saia rodada, da gargalhada solta e do pé na estrada. Já a kombi é uma icônica substituta das carroças das trupes mambembes. Há tempos que estávamos pensando neste pequeno festival de artistas, uma caravana, tendo como cenário a kombi. Por onde passa, a amarela e simpática Maria Giramundo sempre causa sorrisos” explica Zica Stockmans, diretora da companhia.

Serviço

:: O que: encerramento da Caravana Maria Giramundo.

:: Quando: sábado (17) e domingo (18), às 15h.

:: Onde: sábado, na Praça de Galópolis; domingo, no Parque dos Macaquinhos.

:: Quanto: eventos gratuitos.

Programação

:: 15h: Abertura

:: 15h15: Slam Poetiza com Jamille e Droop

:: 15h45: “Mãe Suzana” e oficina de ciranda com Vanessa Carraro

:: 16h20: Peça teatral A Árvore de Colher Estrelas

:: 17h: Banda Fiz do Dia Minha Nostalgia

:: 17h30: Rap com Maurício Abel, Seco e DJ César

:: 18h15: Show com Oderiê

:: 19h: Show com Celso e Izac

Ficha técnica

:: Projeto: Caravana Maria Giramundo

:: Realização: Tem Gente Teatrando

:: Direção artística: Zica Stockmans

:: Produção: Sandro Martins

:: Artistas participantes: Jamille e Droop, Vanessa Carraro, Fiz do Dia Minha Nostalgia, Maurício Abel, Seco e DJ César, Oderiê, Celso Santos e Izac Zaccani

:: Assessoria de imprensa: Sublinha! Comunicação

:: Financiamento: Edital SEDAC nº 16/2021 – FAC das Artes de Espetáculo – Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *