Metadados investe R$ 10 milhões em inovação e age como fintech
A Metadados, especializada em soluções para RH, está investindo R$ 10 milhões com recursos próprios em inovação. Parte foi utilizada na contratação da Seasoned, desenvolvedora de software que atende founders do Vale do Silício, e parte na aquisição de duas startups, a Skeel, que opera com Inteligência Artificial e a Feedlover, com foco em benefícios flexíveis. O objetivo é a criação de produtos com funcionalidades inéditas que vão permitir fazer a integração plena de todos os softwares de uma organização, algo que vai mudar o modelo de negócio daqui para a frente.
“Queremos ser vistos como uma empresa integradora de soluções”, diz o Chief Product and Technology Officer da Metadados, Gustavo Casarotto. “As empresas estão amontoando diversos softwares que não conversavam entre si, pois não há integração plena entre eles. Algumas empresas como nós, da área de RH oferecem softwares integrados, mas não somos startups que resolvem problemas de forma isolada. Agora, estamos no melhor de dois mundos: estamos investindo forte em inovação, criando produtos integrados com mentalidade de startup”, comemora.
Em linhas gerais, o que os novos produtos oferecerão é um software que opera de forma personalizada com redução significativa de tempo de implantação e suporte técnico. “O que estamos proporcionando são automações que permitem que, por exemplo, o cliente faça o download do Acordo Coletivo de uma atividade econômica qualquer com queda de 90% no tempo de implantação e suporte, e mais o ganho de escala toda vez que um novo acordo coletivo é firmado a atualização. Tudo rápido e simples”, conta Casarotto.
Alguns produtos já estão em testes e em processo adiantado de validação em clientes, mas estarão no mercado somente no próximo ano. “É como o carro da Tesla. Não foi comercializado, mas já tem gente experimentando”, compara o empresário. “Quando acontecer, será um movimento que pouquíssimas empresas conseguiram fazer, unindo inovação no processo de integração com alta tecnológica.”, pontua.
“Quando você é uma startup você integra, mas não faz a gestão completa do processo, porque está completamente ligada a operação e não possui informações de sistemas satélites. Exemplo: Software de Gestão de Pessoas integram apenas com folha de pagamento. Mas ao ter a visão de todo sistema para tentar prever, por exemplo, a possibilidade de desligamento de um funcionário, você não poderá extrair informações completas, pois não há integração”, assinala o empresário. “Aqui é que entramos com ferramentas que utilizam métricas e inteligência artificial”, explica.
Sobre a Metadados
A Metadados Assessoria e Sistemas desenvolve soluções tecnológicas e serviços para a gestão de Recursos Humanos. A organização atende mais de 1400 clientes de segmentos variados. Possui cerca de 300 colaboradores e três unidades, localizadas em Caxias do Sul (RS), Porto Alegre (RS) e Barueri (SP).
Foi eleita mais de 30 vezes como uma das melhores empresas para trabalhar pelo GPTW (Great Place to Work) nas categorias América Latina, Brasil, Tecnologia da Informação, Rio Grande do Sul e Serra Gaúcha. Reconhecida 12 vezes com o prêmio Fornecedores de Confiança e 8 vezes pelo Melhores Fornecedores para RH.
A Metadados é a primeira desenvolvedora de software do país a possuir a certificação mundial do HDI, primeira e única internacionalmente reconhecida para centros de suporte.