Referência no Estado, Pró-Face do Círculo completa 20 anos

Atendimento gratuito a pessoas com fissura labiopalatina abrange os 49 municípios da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde

Serviço de referência no Rio Grande do Sul a pessoas com fissura labiopalatina, o Pró-Face do Círculo completa neste mês 20 anos de atuação na Serra Gaúcha, contabilizando mais de 800 pacientes atendidos e encaminhados via Sistema Único de Saúde (SUS). Originado da dedicação e do idealismo de profissionais do Círculo sensibilizados com a demanda de famílias com casos de pacientes com alterações na face, o Pró-Face disponibiliza um serviço integral de média e alta complexidade, totalmente gratuito, a usuários da rede pública dos 49 municípios da 5° Coordenadoria Regional de Saúde.

A estruturação do Pró-Face reuniu, ao longo desses 20 anos, profissionais de múltiplas especialidades, de médicos-cirurgiões a assistentes sociais, além de psicólogos, fonoaudiólogos e odontólogos, entre muitas outras áreas. “A formação e a capacitação da equipe técnica, além da disponibilização irrestrita de toda a estrutura de serviços de saúde do Círculo, proporcionou eficácia e resolutividade na reabilitação dos pacientes, bem como em sua inserção social. Também resultou na solidificação de um serviço reconhecido pela comunidade gaúcha, sendo inclusive referendado no país”, destaca Ivonete Polidoro Pontalti, gerente do Pró-Face. Ela lembra que o serviço foi o segundo no Estado credenciado ao Ministério da Saúde para tratamento dessa especialidade – o primeiro foi a Fundef, de Lajeado.

O tratamento de crianças e adultos com fissura labiopalatina é considerado bastante caro, porque são muitas as etapas e profissionais envolvidos. Originado de um projeto filantrópico do Círculo, o Pró-Face democratizou o atendimento a centenas de famílias que dependiam do SUS. Mais do que isso, qualificou os procedimentos necessários e trouxe alento aos pacientes. “Além de oportunizar intervenções médicas, o Pró-Face devolveu dignidade a muitas pessoas que vivem com essa disfunção. Percebemos uma evolução muito grande no comportamento dos pacientes, que além de recuperar a fala, a audição, a funcionalidade e a aparência física, resgatam também a capacidade de se relacionar socialmente e melhoram sua qualidade de vida”, observa o cirurgião pediátrico Carlos Gandara, coordenador técnico do Pró-Face. De acordo com ele, resultados assim só são possíveis graças à multidisciplinaridade e à união da equipe dos profissionais envolvidos. “Nos tornamos referência no Brasil muito em função da entrega e da dedicação da equipe, que é recompensada com a satisfação e a alegria dos pacientes”, ressalta.

Para o presidente da Diretoria Estatutária do Círculo Saúde, Ivan Furlan, os 20 anos do Pró-Face representam uma conquista importante da comunidade e consolida a preocupação constante da Instituição com a saúde, o bem-estar e qualidade de vida das pessoas. “O Círculo tem em sua essência o caráter social e o cuidado ao próximo, desde a sua fundação há mais de 88 anos, e isso é o que move a entidade todos os dias: ver a satisfação e a mudança positiva na vida de quem recebe atendimento”, destaca Furlan.

“Pró-Face é nota mil”

“O Pró-Face é nota mil”, resume com alegria o vigilante Michael Goulart Garcia. Dos seus 36 anos de idade, 19 foram acompanhados de perto pela equipe do Serviço da Face do Círculo. Garcia nasceu com fenda palatina e lábio leporino. Aos seis meses de idade sofreu a primeira cirurgia, que foi sucedida por outras 16 intervenções, 13 delas via Pró-Face. “Se não fui o primeiro paciente a ser atendido daqui, então fui o segundo”, brinca Garcia, que no dia dessa reportagem, em meados de dezembro de 2022, fazia consulta de revisão do que poderia ser sua última cirurgia nessa jornada de restabelecimento estético e emocional. “Jamais teria condições financeiras de bancar tudo o que me foi oferecido pelo Pró-Face, desde as cirurgias às sessões de fonoaudiologia e psicoterapia. Hoje sou outra pessoa”, revela.

Michael Goulart Garcia, que há 19 anos é acompanhado pela equipe do serviço do Círculo. Crédito: Fabiano Finco.

“Grata a tudo isso”

A estudante e atendente de mercado Amanda Stefani tem 16 anos. Já nos primeiros meses de vida passou a ser acompanhada pela equipe do Pró-Face, onde já realizou 10 cirurgias. A última, no final de 2022, foi odontológica, feita poucos meses depois de uma intervenção estética no nariz. Acompanhada da mãe, a auxiliar de higienização Maria Gorete Gossler, 47, Amanda vem de São Sebastião do Caí mensalmente para consultas no Pró-Face, desde que nasceu. “Todos nos conhecem bem, já passamos por muitas coisas juntos. Sou grata a tudo isso”, comenta Amanda.

Amanda Stefani, 16 anos, é acompanhada pela equipe do Pró-Face desde os primeiros meses de vida. Créditos: Fabiano Finco.

Especialidades oferecidas pelo Pró-Face:

Cirurgia pediátrica

Cirurgia plástica

Cirurgia bucomaxilofacial

Otorrinolaringologia

Pediatria

Fonoaudiologia

Psicologia

Serviço Social

Assistência à Saúde

Nutrição

Odontologia

 

Apoio Smile Train

O Pró-Face do Círculo tem apoio do Smile Train, instituição internacional de caridade infantil com abordagem sustentável para um único e solucionável problema: Fissura de Lábio e Palato. O modelo sustentável oferece treinamento e financiamento para capacitar médicos locais em mais de 85 países em desenvolvimento, fornecendo gratuitamente a cirurgia de reparação de fissura em suas comunidades.

Sobre fissura labiopalatina

São malformações congênitas da face que acarretam uma série de sequelas e que podem acompanhar o portador durante toda a vida. As fissuras estão entre as malformações crâniofaciais severas mais comuns. A fenda pode comprometer apenas o lábio ou pode estender-se ao nariz e ao palato. Costuma-se dividir em dois grandes grupos os fatores que podem causar a deformidade: ambientais e genéticos, sendo que sua atuação pode dar-se em conjunto ou isoladamente.

O tratamento dos pacientes exige acompanhamento contínuo de uma equipe multidisciplinar desde o nascimento até a fase final da adolescência. O objetivo é prevenir e tratar as sequelas estético-funcionais e as dificuldades psicossociais decorrentes da patologia.

 

Saiba mais

O quê: Pró-Face do Círculo

Onde: térreo do Centro Médico Medianeira, ao lado da Farmácia do Círculo (Rua General Arcy da Rocha Nóbrega, 421 – bairro Jardim América – Caxias do Sul)

Mais informações: (54) 2101.0000, ramais 4121 ou 4122

Sobre o Círculo Saúde

O Círculo Saúde é uma das maiores e mais importantes organizações do ramo no Rio Grande do Sul, com aproximadamente 130 mil vidas sob sua proteção. São mais de 35 cidades de abrangência na Serra Gaúcha, Vale do Paranhana, Vale do Caí e Planalto Médio. Atua na oferta de soluções integradas em saúde, sendo referência em atendimento humanizado, investimento em tecnologia e excelência em serviços. Além de planos de saúde completos, o Círculo tem em seu portfólio planos odontológicos, serviços de urgência e emergência, vacinas, saúde ocupacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *