Prefeitura orienta população a atualizar situação vacinal contra covid-19
Em função do aumento de casos positivos, o uso de máscaras também segue sendo recomendado
Diante do aumento de casos de covid-19, a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça a orientação para que a população não vacinada ou que tenha doses em atraso procure os pontos de vacinação. A vacina segue sendo a principal estratégia de enfrentamento à doença. A Prefeitura reforça, também, a recomendação para o uso de máscaras e o distanciamento social.
Houve aumento na positividade dos testes, chegando a 44% em novembro. Também houve alta de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o que inclui casos de covid-19, que passaram de uma para 32 entre o começo de outubro e o começo de dezembro. Esses números apontem para um momento de retomar cuidados para evitar possíveis agravamentos.
A Prefeitura reforça, também, a recomendação para uso de máscaras em locais sem ventilação e em estabelecimentos de saúde, como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), hospitais e farmácias, especialmente pela grande circulação de pessoas com suspeita ou confirmação de covid-19 nesses ambientes. A recomendação se estende principalmente a pessoas com comorbidades, idosos ou que apresentem sintomas gripais. Outra orientação é para que as pessoas que apresentarem sintomas gripais procurem um serviço de saúde para realizar a testagem para covid-19, que deve ser feita entre o primeiro e o sétimo dia de sintomas.
“A orientação para que a população faça a vacina completando as doses recomendadas conforme a idade é permanente, uma vez ela tem se mostrado eficaz para que os pacientes não evoluam para quadros tão graves. Todos os cuidados devem ser mantidos, embora estejamos em um momento da pandemia diferente do visto em meses anteriores. Seguimos em constante vigilância, mas pedimos fortemente que quem tiver sintomas use máscara para preservar seus amigos e familiares”, aponta a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi.
A cobertura vacinal no momento é de 83,20% com ao menos uma dose, 77,56% com duas ou dose única, 44,47% com três doses e 15% com a quarta dose. As vacinas seguem disponíveis em UBSs.
“A pandemia ainda é uma realidade. Novas variantes do vírus surgem quando há maior contato entre as pessoas não vacinadas ou sem máscara. Estamos vencendo, mas não podemos esmorecer cuidados que evitam a transmissão do vírus”, completa Dino de Lorenzi, médico e diretor Gestão, Planejamento e Políticas de Saúde da SMS.
Confira os esquemas vacinais:
– Crianças de seis meses a dois anos com comorbidades: três doses
– Crianças de três a 11 anos: duas doses
– 12 a 24 anos: três doses
– 25 anos ou mais em geral, 18 ou mais com comorbidades, profissionais de saúde, acamados, 12 ou mais com imunossupressão: quatro doses