Cultura terá nova secretária a partir de 2023
Aline Zilli deixa a pasta e Magali Quadros assume interinamente
A Secretaria da Cultura será comandada interinamente a partir de 2 de janeiro de 2023 pela atual diretora geral, Magali Quadros. Após dois anos à frente da pasta, Aline Zilli deixa a secretaria para seguir em novos desafios. “Já estava acordado desde que assumi a Secretaria que estaria à frente da pasta por esse período para a retomada dos trabalhos da cultura e início do governo. Fecho meu ciclo na gestão da Secretaria e agora sigo atuando como parceira da arte e da cultura local. O trabalho feito até aqui terá continuidade com a equipe que agora será liderada pela Magali”, disse Aline.
Durante o período que conduziu a Secretária da Cultura, Aline, juntamente com a equipe, obteve muitas conquistas, organizou a secretaria, realizou a qualificação da gestão, o plano municipal da cultura, escutas ativas de todos os segmentos da cultura e o mapeamento cultural. “Vivemos um período caótico para o setor em função da pandemia, mas mesmo assim realizamos diversas ações importantes para a área, como a implementação do Programa de Formação e Qualificação para servidores e Comunidade Cultural e a implementação do Sistema de Informação e Indicadores Culturais, a qualificação do inventário urbano de prédios com valor histórico, cultural e arquitetônico entre outros”, comenta Aline.
Sob a gestão de Aline, a Secretaria da Cultura também esteve envolvida juntamente com as demais secretarias no Processo de Manifestação de Interesse para elaboração de estudos em relação ao prédio da Maesa e na revitalização da Estação Férrea, esta última com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. No período, foi realizado o desfile cênico da Festa da Uva de 2022, bem como a participação e envolvimento em toda a Festa como integrantes da diretoria de Cultura e desfiles, a comemoração dos 100 anos da Semana de Arte Moderna, os 75 anos do Museu Municipal Maria Clary Frigeri Horn, da Biblioteca Pública Municipal Dr. Demétrio Niderauer e os 40 anos da Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima com apresentação conjunta da Cia. Municipal de Dança, Orquestra Municipal de Sopros e o músico caxiense Nei Lisboa. Também foi desenvolvida a visita guiada ao Complexo da Maesa juntamente com a Feira Maesa Cultural e criada a agenda cultural da cidade, o site: cultura.caxias.rs.gov.br .
Neste período, o fomento cultural teve grande destaque de atuação com o desenvolvimento dos editais: Salve – Edital de Auxílio Emergencial, o Financiarte teve recuperação do valor em mais de sete vezes passando de 105 mil reais em 2020 a atualmente 800 mil reais, a retomada do Prêmio Anual de Incentivo à Montagem Teatral e a viabilização de eventos com parceria da Secretaria e Leis de Incentivo à Cultura Municipal (LIC) como Aldeia SESC, Mississippi Delta Blues Festival, Sálvia Festival Cultural e Gastronômico, Concerto da Primavera, Festival Téti, entre outros.
A formação cultural também foi pauta do período em que Aline comandou a pasta, com a Ação formativa “Colaborar, Compartilhar e Conectar”, a retomada do Gente em Cena com aulas de Teatro e Circo, a Escola Rítmica Iniciante através do Coro Municipal, as Oficinas de Culturas Populares, além da retomada das Unidades Artísticas da SMC. Destaque também para a retomada e fortalecimento de algumas das principais políticas públicas com a Orquestra Municipal de Sopros, o Coro Municipal, a CIA de Dança e a Escola Preparatória de Dança.
A principal ação de Aline como secretária da pasta que completou neste ano 25 anos de criação como Secretaria no Município foi a aproximação entre classe cultural e políticas públicas que garantiram a manutenção do calendário cultural e a priorização na contratação de artistas locais no ano das bodas de prata da pasta. “Aqui fala a artista Aline, não só a secretária que tem como função atender a todos da melhor maneira possível, mas a classe artística precisava muito mais de cuidado após o enfrentamento de uma pandemia que para priorizar vidas, afastou momentaneamente os artistas do público”, disse a então secretária.
Foram muitos os eventos que marcaram esse período sob o comando de Aline Zilli na Cultura, uma retomada pós-pandemia que priorizou os artistas locais que foram prejudicados e tiveram grandes perdas. A Temporada da Cultura Negra, alusiva também as semanas da capoeira e do Hip Hop, a 15ª Semana da Fotografia, Encontro de Compositores, Mercado das Artes, Semana do Folclore, Feira Folclórica, Feira das Etnias, Feira do Livro com show nacional da Família Lima, Passaporte da Leitura e Tapete Mágico, Semana da diversidade e Parada Livre, Exposição “Presença Negra” em parceria com MARGS e
SESC, além dos Festivais de Cinema diversos, como Italiano, Francês e de Taiwan e o Festival Caxias em Cena. A programação Natalina da cidade no evento Magia dos Encontros.
A nova secretária, Magali Quadros, que assume interinamente a partir de 2º de janeiro, já tem conhecimento do processo administrativo da pasta, atuando há vários anos no cenário cultural da cidade. “Será uma transição tranquila e acontece de forma natural. Estou a par de todas as demandas da Secretaria da Cultura e conheço os potenciais e os desafios da pasta e vamos continuar trabalhando em conjunto com todos que trabalhão em prol da nossa cultura”, comenta Magali que diz ainda que dará seguimento ao que Aline construiu com o setor.
O prefeito Adiló Didomenico e a vice-prefeita Paula Ioris, agradeceram a disponibilidade, carinho e atenção e principalmente ao profissionalismo com que Aline Zilli conduziu a Secretaria da Cultura neste dois anos de governo. “Sabemos que a vida é feita de ciclos e momentos e que assim como iniciamos um projeto, finalizamos também. Desejo sucesso na vida profissional e sei da capacidade e competência que a secretária Aline tem para orquestrar o mundo das artes e o mais importante, que ela continuará apoiando a cultura caxiense”, disse o prefeito que também desejou sucesso à nova secretária Magali Quadros, na condução da pasta.
A vice-prefeita Paula Ioris salienta a importância que Aline teve frente a Cultura nestes dois anos de gestão. “Foi um período difícil, de retomada da vida em nossa cidade e no mundo. A cultura sofreu muito com o cenário e a secretária Aline soube com muita garra retomar o que ficou para trás e incrementar com sua marca novas memórias para nossa cultura”, disse a vice-prefeita.
Conheça mais sobre o currículo da nova secretária da Cultura de Caxias do Sul.
Na área acadêmica, Magali Quadros possui Graduação em Filosofia (UCS – 1984); Especialização em Teatro Contemporâneo (UFRGS – 2001); Mestrado em Turismo (UCS – 2003) e Mestrado em Teatro (UDESC – 2007). Participou de dezenas de espetáculos teatrais como diretora e atriz, figurinista, cenógrafa e produtora cultural. Foi professora de teatro-educação na Universidade de Caxias do Sul. Integrou a publicação La profesión del dramaturgista. Publicaciones de la Asociación de Directores de Escena de Espanã. Madrid, 2011. Produziu os livros: Casa da Cultura 30 Anos Irradiando Arte (2012) e Chorus: composição e arranjos de Alcides Verza (2018). Na área de Teatro produziu dezenas de espetáculos, projetos, mostras e festivais. Integra, desde 2005, diversas Comissões de Avaliação e Seleção de projetos culturais, no município de Caxias do Sul. Trabalhou por 11 anos como coordenadora e diretora na Secretaria Municipal da Cultura, exercendo as funções de Coordenadora da Unidade de Teatro, Diretora da Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima e Diretora do Departamento de Formação e Promoção Cultural. Integrante do Conselho Municipal de Política Cultural de Caxias do Sul por diversos anos, representando as áreas de Teatro e Folclore, exercendo a sua presidência no ano de 2019.
Diretora do espetáculo Capuceto Rosso, do Miseri Coloni (2022).
Atualmente participa da Associação Cultural e do Grupo de Teatro Miseri Coloni; integra o Ponto de Cultura Casa das Etnias; é administradora da empresa Magali Quadros Produção e Assessoria Cultural; foi Coordenadora do Caxias em Cena – Festival Internacional de Artes Cênicas, 2005/2015
Diretora cênica e figurinista do Desfile da Festa da Uva, 2012/2014 e exercia até então a função de Diretora Geral na Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul.
Publicidade: