Oderiê e La Ventolera abrem a Tum Tum de Verão neste sábado (21)
Programação no Parque dos Macaquinhos ainda terá Feira Criativa e espetáculo
de malabares com a Cia Pimenta Ardida
Oderiê e La Ventolera sobem ao palco da Mostra Tum Tum 9 – Bate coração neste sábado (21) para a abertura da Tum Tum de Verão. Além dos dois shows que prometem uma energia incrível, o Parque dos Macaquinhos recebe a Feira Criativa, organizada pela Nomady Eventos, e o espetáculo de malabares da Cia Pimenta Ardida, composta por Lucios, Eder e Kenny. A maquiagem é de Pepe Pessoa. Em caso de chuva, os shows são transferidos para o Zarabatana Café. A entrada é franca.
A nona temporada da Mostra Tum Tum é uma realização da Tum Tum Produtora e do SESC Caxias do Sul e tem recursos financiados via Lei de Incentivo à Cultura (LIC) estadual, por meio do Pró-Cultura RS, e via Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com patrocínio de Sulgás e Kidelizz, e apoio cultural de Metadados, Unimed Nordeste-RS, Randon e Sulbrasil Group.
Com ancestralidade em terras uruguaias, Oderiê nasceu em Santa Catarina e radicou-se na Serra Gaúcha. Por meio do New Soul e da música indígena contemporânea e eletrônica, entre outros gêneros, ativa a sua cultura e a sua
ancestralidade. Indígena Chayúa, define-se como artista não-binárie, cantore, produtore musical e artista multimídia. Na sua arte, vai além do imaginário sobre o que é ser uma pessoa indígena e em contexto urbano.
"No espetáculo ao vivo, as faixas são tocadas de forma eletrônica, misturando elementos contemporâneas e sintetizadores com instrumentos tradicionais e orgânicos, como bongôs e marakás. A performance também tem danças rituais e trocas de saberes com o público”, explica.
No show uruguaio, quem ganha o palco é o candombe. A banda La Ventolera vem do país vizinho trazendo o seu olhar para esse estilo musical. A sonoridade da banda, que está há oito anos na estrada, expressa a música de uma geração de artistas que levou o candombe a um novo lugar. Nas canções, há um novo sentimento que resgata as origens do gênero e propõe uma visão atual sobre a música da sua região.
O som mistura trompetes, trombones, tubas, saxes e tambores, mergulhando o público em uma experiência sensorial única. “Não importa se você os vê no desfil ou no palco, com ou sem amplificação, de dia ou à noite: La Ventolera é só som e energia”, informa o grupo.
A sonoridade proposta pelas duas atrações, o artesanato, o espetáculo de malabares e a energia que vai resultar dessa mistura de formas de arte já seriam motivos suficientes para ir ao Parque dos Macaquinhos no sábado. Porém,
destacamos uma razão a mais. Oderiê canta na língua Chaná, falada pelo seu povo, e, na canção Oblé Nderé, deseja ao público “um bom caminho”. Não há maneira melhor de começar um novo ano!
Divulgação Sabe Caxias:
Tum Tum de Verão
Oderiê (RS) e La Ventolera (URU) + Feira Criativa + Malabares
21 de janeiro de 2023
Shows: a partir das 16h
Feira Criativa: das 15h30min às 19h30min
Parque dos Macaquinhos
Samba do Feitiço (RS) e Bate & Sopra (RS) + Feira Criativa + Malabares
11 de fevereiro de 2023
Shows: a partir das 16h
Feira Criativa: das 15h30min às 19h30min
Parque dos Macaquinhos
Diego Janssen (URU) e Muntchako (DF) + Feira Criativa + Malabares
4 de março de 2023
Shows: a partir das 16h
Feira Criativa: das 15h30min às 19h30min
Parque dos Macaquinhos