Simecs apresenta diretoria para gestão 2023-2025

Ubiratã Rezler assume a presidência do maior sindicato industrial da Serra Gaúcha dia 2 de fevereiro

Da esquerda para a direita: Gustavo Souto Polese (vice-presidente Administrativo-Financeiro), Alessandro Ferreira (vice-presidente de Relações Trabalhistas), Ubiratã Rezler (Presidente) e Ruben Antonio Bisi (vice-presidente de Relações Institucionais). Crédito: Thiago Silva.

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) apresentou oficialmente na manhã desta quinta-feira (19) a diretoria que estará à frente da gestão 2023-2025. O empresário Ubiratã Rezler assume a presidência do maior sindicato industrial da Serra Gaúcha, tendo ao seu lado Ruben Antonio Bisi (vice-presidente de Relações Institucionais), Gustavo Souto Polese (vice-presidente Administrativo-Financeiro) e Alessandro Ferreira (vice-presidente de Relações Trabalhistas). A chapa única para a nova diretoria foi eleita em novembro de 2022.

Ubiratã já atua como diretor setorial do Simecs e pretende impulsionar as iniciativas da gestão 2019-2022, até então comandada por Paulo Antônio Spanholi. Entre essas iniciativas estão a implementação de uma nova identidade institucional, a ampliação de parceria com iniciativas público-privadas e o aprimoramento do relacionamento com os associados. Diretor executivo da Rezler Chavetas e Usinados, Bira, como é conhecido, atua há mais de 25 anos na indústria caxiense, para qual dedica olhar voltado à inovação. “Vamos aprimorar o case de ressignificação do Simecs, que hoje tem 4,5 mil empresas na base, abrangendo 17 cidades da Serra Gaúcha”, adianta Ubiratã.

 

Ubiratã Rezler

 

Participa ativamente de movimentos associativos, com olhar atento à coletividade, contribuindo em grupos como Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APLMMeA), do qual foi presidente por quatro anos. Nesse período, promoveu, junto de voluntários, diversas ações junto a instituições civis e governamentais para o desenvolvimento e a competitividade do setor e das mais de 100 empresas associadas. Atualmente, é gestor e líder na Rezler Indústria de Chavetas e Usinados Ltda e participa do Conselho de Administração do APLMMeA, do Conselho Consultivo SESI/SENAI e dos Conselhos Deliberativos CONLIDER e COPEMI pela FIERGS, e da CIC de Caxias do Sul.

É graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com Especialização e Mestrado na mesma instituição. Foi professor na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG). Em 2010, retornou ao ramo empresarial, e a partir de então dedicou-se à formação empresarial frequentando MBA de Gestão Comercial pela UNISINOS e diferentes cursos em diversas instituições, sendo o Executive Program, pela UCS, e A Jornada do Lider Transformacional, por Daniel Martin Ely, os mais recentes.

 

Ruben Antonio Bisi

 

É graduado em Engenharia Operacional pela UCS e possui MBA em Gestão Organizacional pela FGV e formação em STC pela Universidade de Northwestern, em Chicago, USA. Atua na Marcopolo há 45 anos, passando pelas áreas Industrial, Engenharia e Marketing. Nos últimos 20 anos, desempenhou a função de Diretor de Estratégia, Negócios Internacionais e Diretor do Negócio Ônibus. Atualmente, vice-diretor do Simecs, diretor de Relações Institucionais da Marcopolo, vice-presidente da Associação do Aço do Rio Grande do Sul, presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Ônibus, vice-presidente da CIC Caxias, conselheiro da FIERGS/Coinfra/Logística, conselheiro da Educaxias Educação Infantil e conselheiro do Instituto BESC Humanidades e Economia.

 

 

Gustavo Souto Polese

 

É advogado e atua como diretor Jurídico-Corporativo de empresas nacionais e multinacionais desde 1998, além de já ter exercido a atividade de consultoria pro-bono em escritórios de Advocacia em Nova Iorque, Estados Unidos. É mestre em Direito pelo UNICURITIBA (Paraná), com ênfase na área do Direito Concorrencial. Especialista em Direito Administrativo – Regulatório pela Universidade de Burgos – UBU, na Espanha. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialização em Gestão de Tributos pela USP/Exalq – 2021/2022. Autor do livro Contrato Associativo – Análise crítica do modelo de contrato associativo adotado no Direito Concorrencial Brasileiro.

 

Alessandro José Ferreira

 

Executivo com atuação na área de Gestão de Pessoas há 25 anos, atuou em empresas de grande porte nacionais e multinacionais. É graduado em Sistema de Informação pela Organização Superior de Ensino e tem especialização em Desenvolvimento de Competências de Liderança pela FGV, em Desenvolvimento de Liderança – Universidad Adolfo Ibáñez – Centro de Educación Ejecutiva (Chile), nos módulos de Equipe de Alto Desempenho, Gestão Efetiva de Recursos, Gestão de Compromisso/Confiança e Comunicação. Atua desde abril de 2014 na Marcopolo, onde atualmente é Diretor de Gestão de Pessoas. É diretor do SIMPLAS desde novembro de 2020, e atua no SIMEFRE/SP desde 2020. 

SOBRE O SIMECS

Com 65 anos de atuação, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) é uma das maiores entidades patronais do Sul do país. Reúne mais de 4.500 empresas na base, de 17 municípios da Serra Gaúcha, que juntas respondem por 66 mil postos de trabalho e um faturamento anual de R$ 50 bilhões. Dentre suas prioridades de atuação estão o impulso à inovação e à competitividade da indústria, a representação dos associados junto às instâncias políticas e econômicas e o incentivo à expansão dos negócios regionais nos mercados nacional e internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *