Consultoria apresenta pré-diagnóstico do Planmob Caxias

Encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (31/01), no auditório do Centro Administrativo

Reunião de Leitura Técnica – Planmob Caxias – Rodrigo Rossi

Na manhã desta terça-feira (31/01), a URBTEC™, consultoria contratada para o desenvolvimento do Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana (Planmob Caxias), promoveu um encontro com a presença de servidores de cargos técnicos de toda a Administração Municipal de Caxias do Sul. O objetivo foi a apresentação de um pré-diagnóstico, ou seja, dados tabulados sobre a mobilidade urbana na cidade, que agora passará por análises mais aprofundadas. Em torno de 30 pessoas de diversas secretarias municipais participaram da programação realizada no auditório do Centro Administrativo.

As informações apresentadas foram obtidas por meio de dados primários, quando o pesquisador da URBTEC™ questiona o cidadão, e secundários, que consistem de pesquisas bibliográficas e em relatórios já existentes. As primeiras análises identificaram os horários com maior demanda de usuários no transporte coletivo: das 6h às 8h e das 17h às 19h, de segunda a sexta-feira; das 12h às 14h, aos sábados; e das 17h às 19h, aos domingos. Outro dado relevante é a baixa adesão ao uso da bicicleta como meio de transporte, com apenas 1,5% da população optando pelo modal. A análise preliminar também identificou 3,2 mil pontos de paradas de ônibus em todo o município.

O diretor da URBTEC™, Gustavo Taniguchi, esteve à frente da apresentação. Para ele, a reunião foi um sucesso. “Trouxemos para as equipes um pouquinho do diagnóstico realizado, dos dados primários e secundários, para mostrarmos as informações que já compilamos, pois se trata de um material muito denso. Fizemos um resumo de itens e trouxemos algumas das análises de questões que nos saltaram aos olhos durante os levantamentos como, por exemplo, a constatação de que um pequeno número dos deslocamentos ocorre por meio da bicicleta, cerca de 1,5% dos entrevistados. Esse fato demonstra um potencial de crescimento para o modal em Caxias do Sul”, resume Gustavo.

O secretário de Trânsito, Alfonso Willenbring Júnior, opinou sobre a importância dos trabalhos que a consultoria está desenvolvendo no município. “Estamos tendo acesso, pela primeira vez, a números pontuais e específicos a respeito da mobilidade em Caxias do Sul. A partir de então, começamos a ter uma nova visão do que realmente é o transporte coletivo, o transporte de fretamento, o número total de veículos e de pedestres. Esses dados clareiam muito o horizonte da Administração e serão fundamentais para futuros investimentos. Apesar de o desenvolvimento do Planmob sequer ter chegado à metade do cronograma, se observa uma produção muito extensa por parte das equipes técnicas das secretarias e da própria URBTEC™”, analisa.

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *