Secretária apresenta Plano de Metas da SMED na Câmara de Vereadores

Realizações, objetivos e entregas foram elencados

Câmara Municipal – Sandra Negrini – Rodrigo Rossi

A secretária de Educação, Sandra Negrini, apresentou o Plano de Metas da Educação Pública 2022/2023 na sessão desta quinta (02.02) da Câmara de Vereadores. Ela destacou que os objetivos e as metas estão alinhados ao Plano de Governo desta gestão, bem como aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em especial o número 4 – Educação de Qualidade, que “busca assegurar educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos, até 2030”.

Sandra também apresentou um perfil da Secretaria em números (ver quadro abaixo), para dar um parâmetro do universo com que a SMED trabalha.

Entre os principais pontos, ela abordou a preocupação com a evasão escolar, e o trabalho que vem sendo feito em um projeto multidisciplinar do município. Como consequência da pandemia, a rede registrou inclusive casos de evasão escolar nos anos iniciais, o que era incomum antes desse período.

“Uma das grandes preocupações que temos é com o abandono dos estudos, que se agravou muito com a pandemia. Estamos intensificando o programa Eu Conto, Todos Contam, com acompanhamento de perto dos alunos na iminência de deixarem a escola. São crianças e jovens de 7 a 17 anos.”

Entre as entregas previstas para o ano estão a reforma da EEI Leon, que passará de 20 para 80 vagas e que deve ocorrer neste mês, e a reforma da EEI Aurora Milesi, para março. Outra importante entrega será o Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI).

“Uma das entregas que faremos esse ano é o PMPI. É um trabalho muito importante e que servirá de subsídios para as secretarias e para a Câmara também, ao elaborar projetos, para que nas ações tenhamos como foco o desenvolvimento pleno das crianças.”

A secretária finalizou a apresentação assinalando que alguns paradigmas precisam ser quebrados, como a ideia de que apenas conseguir a vaga na rede escolar é suficiente e a naturalização da reprovação.

“Temos que mudar a cultura que infelizmente é muito enraizada, de que dar a vaga é suficiente. A vaga é só o acesso. O aluno tem que ter o acesso, permanecer na escola e tem que ter sucesso, ele tem que aprender, se o que gente quer é uma sociedade transformada e transformadora. A outra é a questão da reprovação. Temos que desnaturalizar isso. Os que mais reprovam são os alunos de nível socioeconômico mais baixo. A escola é um local onde as pessoas devem ser acolhidas, onde se sintam seguras para aprender.”

PERFIL SMED

31.749 estudantes no Ensino Fundamental

12.783 estudantes na Educação Infantil

3.960 profissionais de educação

51.398 refeições diárias

10.139 km em 42 roteiros diários de transporte escolar

R$ 10.947,59 investimento anual por aluno no Fundamental

5 OBJETIVOS E RESULTADOS-CHAVE

Educação Infantil

1 – PMPI

Concluir o Plano Municipal da Primeira Infância.

2 – FORMAÇÃO

1) Curso específico para atuação em EI.

2) Primeiríssima Infância

3) Discutir Princípios (RE e PP).

3 – AMPLIAR VAGAS

Concluir EEI Leon, EEI Aurora Milesi, EEI Serrano, EEI Fazenda Souza.

4 – DIAGNÓSTICO

Diagnóstico Precoce para possíveis deficiências (TEA).

5 – PPP’s

Licitar as Parcerias Público-Privadas para viabilizar 35 novas Escolas de Ed. Infantil.

Ensino Fundamental

1 – NÍVEIS DE APRENDIZAGEM

Elevar os níveis de aprendizagem e desenvolvimento (IDEB/SAEB) (IMERS/PRE).

2 – INDICADORES DE FLUXO

Reduzir os Índices de Abandono e Reprovação Escolar.

3 – CRITÉRIOS DE MÉRITO DESEMPENHO

Fixação de critérios técnicos de mérito e desempenho para equipes diretivas.

4 – ESPAÇOS FÍSICOS

A) Qualificação de espaços físicos

B) Finalizar obras estratégicas

C) Licitação para EEI’s

5 – ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO

A) Ampliar o Eu Conto Todos Contam

B) LEM (Inglês) (Anos Iniciais)

C) Ampliar o ensino de Robótica, Educação Financeira e Empreendedora.

D) Ações Complementares

E) LEM – Migrantes ( estudantes, prof, responsáveis).

FOTOS RODRIGO ROSSI

Apresentação completa em https://gcpstorage.caxias.rs.gov.br/documents/2023/02/ab7920a0-649d-44fe-ba4f-c26fcd24b8dc.pdf

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