Ampliação estrutural é uma das metas da diretoria reeleita da Microempa

Presidente Pedro Eloi Steffens, mantido no cargo por unanimidade, avalia a gestão e apresenta alguns planos para o biênio 2023-2024 

Crédito Alencar Turella

A Microempa de Caxias do Sul encerrou 2022 com aumento de 20% no número de associados, passando de 2,6 mil em 2021 para 3,1 mil no ano que passou. O mesmo percentual foi registrado na quantidade de empresas que integram os 18 núcleos setoriais da Associação das Empresas de Pequeno Porte do Nordeste do RS. É de olho nessa expansão que o presidente reeleito, Pedro Eloi Steffens, está encaminhando planejamento para o biênio 2023-2024.

O presidente da Microempa conta que até o fim do primeiro semestre devem iniciar as obras do novo prédio da entidade, que será construído em frente ao atual endereço, no bairro De Lazzer, em Caxias do Sul. O empreendimento terá cinco andares para atender à crescente demanda e disponibilizar novos espaços para os associados, como um centro de eventos e estacionamento. A previsão para conclusão das obras é de dois anos. Nesse contexto, pensando no futuro, terrenos adjacentes também foram adquiridos.

“Nosso planejamento inclui a ampliação física, parte desse trabalho já foi executado aqui em nossa sede. Como nossos núcleos são bem ativos, a realização de eventos após a pandemia foi retomada, por isso identificamos essa necessidade. Estamos pensando na Microempa do futuro”, frisa Steffens.

A entidade desenvolve ações junto às micro e pequenas empresas de 30 municípios da Serra Gaúcha. O atendimento regional passou a ser mais abrangente após adesão ao Programa de Qualificação para Exportação (Peiex). O projeto, em parceria com Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), foi lançado em novembro de 2021 e tem se mostrado atrativo para empreendedores que pretendem expandir seus negócios para fora do país. O objetivo é ampliar a atuação por meio do Peiex.

Avaliação 

Sobre o primeiro mandato à frente da Microempa, Pedro Eloi Steffens cita que, entre os trabalhos realizados, está a construção de projetos para a busca de recursos financeiros. As tarefas são divididas entre os diferentes núcleos setoriais que buscam desenvolver as empresas participantes. De acordo com ele, 16 propostas estão protocoladas em Brasília para a captação de investimentos.

O presidente também aponta o aprimoramento da gestão, principalmente durante a pandemia, quando ocorreram avanços de relacionamento. Entre eles, os políticos, quando a entidade recebeu o candidato que se reelegeu ao Palácio Piratini, Eduardo Leite; além de uma comitiva de prefeitos do Litoral Norte gaúcho. Outra atividade foi o convite, por parte da administração do Porto de Rio Grande, para um grupo de 40 pessoas, entre diretores e empresários da Microempa, conhecer a estrutura voltada à exportação.

Ainda no período da pandemia a estrutura física da Microempa foi aperfeiçoada com a implantação de energia solar e instalação de elevador para favorecer a acessibilidade, entre outros destaques.

Por fim, o presidente comenta que um projeto para favorecer a interação com a sociedade, bem como criar relações com todas as entidades, para que os resultados cheguem aos associados, está em desenvolvimento na Microempa de forma inédita. Por meio de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Universidade de São Paulo, 10 associações no país participam da elaboração de uma certificação que definirá um padrão de gestão. A Microempa é uma delas e, futuramente, será uma certificadora como entidade modelo.

Divulgação Sabe Caxias:

Diretoria Executiva 2023-2024

Presidente – Pedro Eloi Steffens

Vice-presidente – Tiago Fernando de Azevedo

Vice-presidente de Finanças – Jovenil Vitt Lima

Diretor de Indústria – Roberto Valer

Diretor de Comércio – Fabiano Monteiro Martins

Diretor de Serviços – Vinicius Valer

Diretora de Núcleos Setoriais – Latoya Bonfim de Brum

Diretora de Tecnologia e Inovação – Florencia Del Carmen Nieto

Diretor de Comunicação – Eduardo Luiz Andriolo

Diretora 1ª Suplente – Sirlene Fogaça

Diretora 2º Suplente – Jenice Ferreira dos Santos

Conselho Fiscal

Presidente – Valmir Davi Fiorio

Vice-Presidente – Carlos Antônio Fochesatto

Secretário – Saulo Francisco Galafassi

Conselheiros – Lidiane Roberta Costa Scopel, Edgar Campanher

Suplentes – Morgana Casagrande, Francisleine Santos

Conselho Deliberativo

Presidente – Jorge Borges Lopes

Vice-presidente – Cláudio Alberto Casagrande

Secretário – Juliano Cechinato

Conselheiros – Gilvan Gressler, Maurien Cristina Zattera Pedroni

Suplentes – Marina Muner, Claudio Antonio Giaboinski

Conselho Superior

Pedro Eloi Steffens – 2021-2022

Luiza A. Colombo Dutra – 2019-2020

Jovenil Vitt Lima – 2015-2018

Claudio Alberto Casagrande – 2013-2014

Mauricio de Lima Michelon – 2011-2012

Fábio Lembi – Maio de 2009-2010

Ivo de Oliveira Flores – 2004-2008

Arno Avrela – 2002-2003

Vanice Dani – 2000-2001

João Fortuna de Carvalho – 1998-1999

Paulo Boff – 1996-1997

Rudimar Grillo – 1994-1995

Carlos Quadros – 1990-1993

Alfredo Paim – 1988-1989 e janeiro a abril de 2009

Analice Carrer – 1987

Dino João Périco – 1984

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