Brinox e Coza lançam linha sustentável na Home, Gift & Têxtil 2023
A Home, Gift & Têxtil 2023 é promovida pela ABUP – Associação Brasileira de Empresas de Utilidades e Presentes, uma das maiores feiras do segmento
O Grupo Brinox que engloba as marcas Brinox, Coza e Haus Concept, apresenta, entre os dias 12 e 15 de fevereiro, durante a edição 2023 da Home, Gift & Têxtil, em São Paulo, o projeto Green Planet, com linhas de produtos sustentáveis que fomenta toda a cadeia produtiva: fornecedores, matérias-primas, métodos de produção, embalagens, produtos final e descarte consciente.
“Ações sustentáveis já são praticadas há muito tempo dentro da empresa. Usamos 100% da nossa energia de fonte renovável no processo produtivo, abolimos completamente o uso de copos plásticos descartáveis, captamos e reutilizamos a água da chuva e reciclamos resíduos, entre outras ações. Entramos em 2023 com o Green Planet, que foca de forma intensa em ações sustentáveis. Na Abup, apresentaremos os primeiros lançamentos com essa filosofia que vamos levar daqui para adiante”, observa o diretor comercial do Grupo, Márcio Rossi.
Serão lançadas, pela marca Brinox, três novas linhas de panelas com revestimento cerâmico Ceramic Life Botanika, Ceramic Life Coast e Ceramic Life Organika. Já no revestimento Pro-Flon, o destaque são os modelos Brinox Green e a Brinox Naturall.
As panelas e frigideiras com o selo Green Planet têm estrutura de alumínio reciclado, cabos regenerados e as tecnologias Pro-Ceramic Premium e Mineral Resist, que permitem que o calor se propague de forma mais uniforme na panela, fazendo com que o alimento não grude. Os produtos oferecem mais conforto para o consumidor durante todo o ciclo de utilização, do cozimento e consumo dos alimentos à limpeza, ou seja, sustentabilidade do início ao fim. Os novos itens são acompanhados de embalagens biodegradáveis. Para as panelas, por exemplo, são utilizadas caixas em papel kraft, com instrutivos em papel reciclado.
Já a marca Coza incorporou à fabricação duas novas resinas: uma proveniente de resíduos plásticos pós-consumo que deu origem à linha Flora – lançada nas cores Areia, Natural e Verde Amazon. Outra, oriunda da coleta de resíduos plásticos de cidades brasileiras de até 50 quilômetros do litoral, que originou a linha Flora Ocean, que chega na cor Azul Atlantic.
Além dos produtos integrantes do Green Planet, as marcas do Grupo apresentarão novidades em cores e modelos dentro das categorias de produtos já comercializadas.
O projeto Brinox Green Planet também marca presença nas principais feiras internacionais ligadas ao segmento de utilidades domésticas. Foi lançado na Ambiente, em Frankfurt, na Alemanha (de 3 a 7 de fevereiro) e será apresentado na The Inspired Home Show, em Chicago, nos Estados Unidos (de 4 a 7 de março)
Divulgação Sabe Caxias:
Estande inteligente
O próprio estande da Brinox na Home, Gift & Têxtil 2023, que ocorre junto à São Paulo Expo, foi projetado com elementos reciclados e redução de tinta, cola e outros materiais na montagem. “Temos consciência de que, para subsistir, sempre vamos interferir no meio-ambiente. Porém, entendemos que nossa obrigação é fazer com que isso aconteça com o menor impacto possível”, comenta a Coordenadora de Marketing e Trade Marketing do Grupo Brinox, Cândida Larentis. “Também estamos reduzimos drasticamente a impressão de catálogos, oferecendo aos nossos clientes, consumidores e parceiros a possibilidade de acessá-los digitalmente via QR Code”, acrescenta.
Algumas ações Brinox em respeito ao meio ambiente
– 100% das operações nacionais utilizam energia de fonte renovável.
– Reciclagem de mais de mil toneladas de materiais, entre inox, sucatas de alumínio, plástico, óleo usado, embalagens, papelão, etc, considerando todas as unidades do Grupo (dados de 2021).
– 88% dos resíduos são reciclados, 11% são coprocessados e 1% é destinado a aterro sanitário.
– Utilização de sistema de captação da água da chuva com capacidade de armazenamento de 1 milhão de litros. A água é utilizada em processos produtivos, hidrantes, vasos sanitários e irrigação dos jardins.
– Os principais materiais utilizados na fabricação dos produtos em aço inox, alumínio e plástico são 100% são recicláveis.
Sobre a Home, Gift & Têxtil 2023
Evento obrigatório para lojistas de utilidades domésticas, mesa posta, decoração e têxteis para casa, o Home, Gift & Têxtil 2023 reúne a maior variedade de produtos e as melhores oportunidades de negócios. A feira de negócios é direcionada exclusivamente aos lojistas e profissionais da área, restrita ao público final. Como perfil de visitante, destacam-se lojistas de presentes, decoração, design, utilidades domésticas, artigos religiosos, cama, mesa e banho, tecidos, cortinas, tapetes e acessórios, magazines, hotéis, restaurantes, hospitais, lojas de artesanato, supermercados, shoppings centers, decoradores, designers e paisagistas.
Sobre o Grupo
O Grupo Brinox está no mercado desde 1988, com matriz, fábrica e centro de distribuição em Caxias do Sul-RS. Possui filial em Linhares-ES, também com centro industrial e de distribuição, além de escritório comercial, com showroom em São Paulo e um escritório em Guangzhou, na China. Há mais de uma década é comandado pela investidora mundial Southern Cross Group, emprega mil funcionários e tem em seu portfólio soluções oferecidas em utilidades domésticas com três marcas: Brinox, Coza e Haus Concept, gerando cerca de 3.500 diferentes itens em linha. Além de sua presença em todos os Estados brasileiros, a empresa também exporta para países da América do Sul, América Central, América do Norte, África e Oriente Médio.
Ações de combate à violência doméstica
O Grupo Brinox se empenha também no combate a problemas recorrentes e históricos como é o da violência doméstica contra mulheres. O movimento mais recente é o todasseguras.com.br iniciativa que objetiva levar informação à sociedade, chamando atenção para o enfrentamento da violência contra a mulher. Neste projeto, foram lançados produtos com 100% do lucro das vendas destinado a entidades que atuam na defesa de mulheres que sofrem algum tipo de violência. Os produtos estão disponíveis na loja on-line. Além disso, a marca realiza ações de conscientização com os funcionários, qualificando as mulheres para inserção no mercado de trabalho e apoiando instituições de atendimento às mulheres vítimas de violência.