Executivo protocola projeto para destinar recursos à Festa das Colheitas
Valor irá fomentar evento que tem entrada gratuita. Parte também será destinada à contratação de atrações artísticas locais
A Prefeitura encaminhou nesta segunda (13.02) para a Câmara de Vereadores em regime de urgência Projeto de Lei que autoriza o Executivo a destinar R$ 1,4 milhão para a Festa das Colheitas. O retorno que a festa trará, com o fomento na arrecadação do município por meio da movimentação econômica gerada durante as etapas de construção, execução e nos pós festa, justifica o repasse de recursos, argumenta o prefeito Adiló Didomenico.
“O recurso que será investido volta para o município”, resumiu.
Além disso, a Festa das Colheitas tem um perfil comunitário, com entrada gratuita para o público, uso do espaço de forma gratuita para agroindústrias familiares e vinícolas. Ainda, 15% do valor pago pelo prato colonial servido no evento será revertido para a FAS.
O município também irá decretar passe livre no transporte público em um dos domingos da Festa. As crianças do ensino fundamental da rede pública municipal e as crianças atendidas pela FAS receberão um ticket para o parque de diversões. Todas essas ações engajam a comunidade, incrementam o movimento de público da Festa.
Outra questão importante é que parte do valor aportado pelo município será destinada à contratação de atrações artísticas locais. A organização da Festa aguardava a liberação da LIC estadual, mas o evento não foi contemplado. O setor de arte e cultura foi um dos que mais sofreu durante a pandemia e muitos artistas e grupos ainda não se recuperaram totalmente. A Festa das Colheitas é uma oportunidade de trabalho para os profissionais locais, bem como de mostrar nossa cultura aos visitantes.
A secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos, o presidente da Festa da Uva, Fernando Bertotto, e secretário de Turismo, Ricardo Daneluz, estiveram na manhã desta segunda (13.02) com o presidente da Câmara de Vereadores, Zé Dambrós, apresentando o projeto que foi protocolado e pedindo apoio ao regime de urgência. Entre os presentes, também estavam presentes o líder do governo na Câmara, Lucas Diel, e a vereadora Tatiane Frizzo.
Divulgação Sabe Caxias: