OLÁ DOUTOR VENCE BATALHA DAS STARTUPS NO MIND7 STARTUP 2023
Além das batalhas entre as startups, evento de empreendedorismo e inovação realizado em Caxias do Sul contou com mais de 30 palestras em três palcos simultâneos de conteúdo e uma Feira de Negócios com a presença de mais de 30 startups e 10 aceleradoras e fundos de investimentos
Um dos momentos mais esperados do Mind7 Startup 2023, evento de empreendedorismo e inovação realizado em Caxias do Sul (RS), foi o resultado da Batalha das Startups. A grande vencedora, anunciada no começo da noite de quinta-feira (9), para fechar o evento que movimentou por dois dias o ecossistema de inovação de Caxias do Sul e região da Serra Gaúcha, foi a caxiense Olá Doutor, aplicativo que tem como foco conectar médicos e pacientes para consultas médicas via chat. A startup vencedora foi premiada com um aporte de até R$ 300 mil pela Stars Aceleradora, além de mentorias das aceleradoras participantes do Mind7. Recebeu também o cinturão e aplausos do público no Palco Inovação. O segundo lugar ficou com a ByJobs (plataforma inspirada no Airbnb, que oferece aluguel de ambientes de trabalho) e o terceiro com a meuResíduo (indicadores de sustentabilidade e transparência em processos da área ambiental).
“Fomos surpreendidos e ficamos muito felizes com o pódio. Até foi engraçado porque a gente sempre foi escolhido por último e agora fomos o primeiro. Isso é muito gratificante e torna essa conquista ainda mais significativa. Vamos crescer e nos desenvolver com o valor e as mentorias que iremos receber, mas ainda iremos avaliar onde isso será investido na empresa. Agora temos essa responsabilidade pela frente”, comemora Jonatas dos Reis da Silva, responsável pelo Marketing da Olá Doutor.
Realizadas no Palco Conexão, as Batalhas de Startups reuniram empreendedores digitais na disputa pelo primeiro lugar. No total 20 startups se inscreveram no concurso e 18 delas disputaram o cinturão, tendo oportunidade de se apresentar para uma banca selecionada de jurados investidores. O corpo de juradas escolheu a startup que descreveu a melhor ideia para resolver problemas reais e relevantes, com um modelo de negócio inovador.
Dinâmica na Feira de Negócios
Outro momento de destaque do Mind7 2023 foi a dinâmica realizada no último dia do evento, entre as 30 startups expositoras e as sete empresas que estavam participando no TECHUB. Cada startup e empresa expositora teve espaço para um pitch de até 30 segundos para se apresentar, apresentar o seu produto/negócio e dizer que tipo de cliente busca e quer se conectar. No final do dia, foi oportunizado um momento para as interessadas se conectarem no espaço Marketplace. O objetivo da iniciativa, promovida pela Associação Acelera Serra, organizadora do Mind7 2023, foi atender um dos três conceitos e pilares desta edição do evento, que é a Conexão.
Palestras e conexões
No segundo dia do evento, como não podia ser diferente, o palco principal (Palco Inovação) reuniu diversos palestrantes que falaram sobre inovação. A designer paulista e líder de UX no Mercado Livre, Larissa Cruz, trouxe a temática de que inovar a partir do design começa com ter empatia, para que seja possível entender quais são as necessidades do público. Feito isso, é preciso aliar a ideia à viabilidade de negócio e à tecnologia. “Grandes marcas como Airbnb, Adidas e Gympass estão sempre observando o comportamento do usuário, ou seja, estão sempre aprendendo com o cliente e se adaptando ao que ele precisa nesse momento. Hoje, sabemos que as pessoas ignoram o design que ignora as pessoas”, destacou.
Para o autor do livro “Metamorfose Empreendedora, os 4E ́s do SER“, Marcos Batista, uma cultura de inovação começa com o entendimento de que no passado éramos acumuladores de conhecimento, enquanto hoje somos curadores de conhecimento. O mentor do reality Batalha das Startups da Record News reforçou que é preciso coragem para sair da zona de conforto. “No processo de inovação, buscamos o melhor produto, mas será que estamos buscando o melhor ser humano? Pensando nisso, eu cheguei no meu MVP, Mínima Pessoa Viável. Inovação também é ser capaz de viver com quem pensa diferente de mim”, disse.
Os participantes também puderam aprender com Felipe Diesel, que trouxe os bastidores da Yours Bank, eleita a melhor startup no South Summit 2022. Conforme o CEO da Yours Bank, já são mais de 500 mil downloads, além de um investimento do Banco do Brasil. Além de trazer lições sobre empreender, ele apresentou o propósito por trás do banco digital criado para crianças e adolescentes. “Nós existimos para transformar vidas através da educação financeira. Hoje, sete em cada 10 brasileiros estão endividados. Isso é muita coisa! Não queremos que as crianças passem por isso amanhã. Essa é a razão de fazermos o que fazemos”, ressaltou.
Dono de outro case de sucesso, o questionador nato Rogerio Cavalcante é founder e CEO na umgrauemeio, um sistema que calcula a quantidade de gás carbônico na atmosfera, à distância, o que possibilita a detecção precoce de incêndios florestais, sendo uma solução efetiva de redução das emissões de CO2. “Embora eu já fizesse um relativo sucesso como empreendedor, eu não tinha um propósito. Não tinha algo que me fizesse levantar todo dia de manhã. A filosofia budista me ajudou muito com isso e passei a levar para os negócios. Hoje, meu time e eu somos apaixonados por sustentabilidade”, enfatizou.
Para os entusiastas da tecnologia, o gerente de relacionamento da NVIDIA, Jomar Silva, apresentou a Omniverse, uma plataforma de colaboração gráfica 3D em tempo real que utiliza Inteligência Artificial (IA). Grandes empresas como Amazon e Pepsi utilizam os “gêmeos digitais” nos seus armazéns. “É possível fazer testes, treinamentos e simulações de forma totalmente digital, para que na versão física seja feita a melhor versão. Isso traz maior agilidade e menor custo. Para empresas que oferecem riscos ao meio ambiente e às pessoas, é possível prever quais seriam os danos”, comentou.
No Palco Conexão, um painel que trouxe Iniciativas e Projetos de Inovação na Serra Gaúcha foi ponto de destaque no último dia do evento. O painel contou com as participações de Everaldo Daronco, diretor do Departamento de Ambientes de Inovação da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (que atuou também como mediador); Eduardo Girotto, coordenador adjunto do Comitê Estratégico do INOVA RS Serra Gaúcha; Cleber Figueiredo, coordenador de Tecnologia, Informação e Inovação da CDL Caxias e líder da comunidade BAH³, ecossistema de inovação de Caxias do Sul; Mayron de Carvalho, membro do grupo de pesquisa City Living Labs e do Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade (NIES); César Panisson, diretor do TecnoUCS – Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação e integrante do Comitê Estratégico do INOVA RS Serra Gaúcha; e Andrea Fattori, advogada, líder executiva da área estratégica de Cidades Inteligentes no INOVA RS Serra Gaúcha.
O painel contou com a apresentação de um overview do que é o projeto INOVA RS na região da Serra e trouxe iniciativas de governança das cidades e soluções de sensoriamento e mobilidade (como a mobilidade elétrica) para transformar as cidades da região em ambientes inteligentes, que facilitam o dia a dia das pessoas e aumentam a qualidade de vida da população. Abordou, ainda, a importância das questões reguladoras e da implementação de sistemas jurídicos modernos (como o Sandbox Regulatório) para impulsionar a inovação, seja nas cidades, no ambiente acadêmico ou nas empresas.
Público avalia o evento
Uma certeza é que o público que participou da terceira edição do Mind7 aproveitou para enriquecer seu networking. A assistente de inovação porto-alegrense Júlia Homem da Silva subiu a Serra e veio ao evento pela primeira vez. “Estou começando a me inserir no universo da inovação. No Mind7, vejo que o diferencial é justamente o foco em conectar startups a investidores. Por não ser um evento tão grande, é bom que conseguimos conhecer mais a fundo cada uma”, destacou. Também de Porto Alegre, a analista Dienneffer de Souza Silva veio pela segunda vez, já que esteve presente na edição de 2021. “Aqui é onde realmente conseguimos conversar com quem podemos fazer parcerias, sendo uma oportunidade valiosa de gerar conexões. Mesmo que não se concretizem negócios, os contatos feitos são muito importantes”, pontuou.
TECHUB, novidade desta edição
O gerente comercial da Inova Sistemas Eletrônicos, Rudinei Zimmermann, foi um dos idealizadores de uma novidade do Mind7 Startup 2023, o TECHUB, que reuniu três empresas do ramo eletroeletrônico de Caxias do Sul – além de quatro empresas expositoras de outros segmentos. Quem também participou, juntamente com a Inova, foram a Premium Tecnologia e a Vex Tecnologia. “Além de fazer conexões com as startups, que muitas vezes podem precisar da tecnologia que oferecemos, plantamos uma semente para que o setor eletroeletrônico da nossa cidade se una para se fortalecer e crescer de forma mais unida. Na próxima edição, queremos estar em um número maior”, enfatizou Zimmermann.
Startups avaliam a experiência
A Feira de Negócios, com a presença de 30 startups, certamente vai deixar saudade em quem participou. O sócio-fundador Wagner Silveira, acompanhado do parceiro João Vitor Lima, veio da capital para participar dos dois dias de evento e expor a Ioupy, plataforma de compartilhamento de bens e objetos. O objetivo é gerar renda para quem empresta, resolver necessidades e dar acesso a itens que são sonhos de consumo. “O contato com o público é sempre importante. Tivemos pessoas se cadastrando na hora, outras nos oferecendo críticas construtivas, ganhos que só conseguimos em eventos como esse. O ambiente estava muito bom e bem organizado”, revelou Silveira.
Dentro do universo da mobilidade, os sócios Diego Longhi e Rodrigo Pierozan apresentaram a Murbi, que oferta tecnologia e soluções completas em gestão de transporte coletivo fretado, facilitando a vida de colaboradores e empresas. No mercado desde 2020 com esse modelo, hoje já finalizaram a validação e o teste do produto. “O evento foi bacana. Não gerou necessariamente negócios e vendas, mas gerou muito networking, com possíveis parceiros, como aqueles que fornecem a tecnologia que precisamos e o pessoal da aceleração. Superou minhas expectativas”, relatou Longhi.
A expositora Janaína Dal Magro é uma das inovadoras à frente do Olá Doutor, aplicativo que conecta pacientes e médicos em consultas via chat, diferente da telemedicina tradicional. Neste momento, ela conta que a startup (vencedora da Batalha de Startups) está na fase de validação e pré-tração, com o objetivo de escalar em 2023. “Escolhemos participar da Batalha das Startups e foi muito legal. Acredito que toda essa visibilidade agrega muito para nós, além de que conseguimos conversar muito, fazer trocas, o que é muito válido para o nosso negócio”, declarou.
Sobre o Mind7 Startup 2023
O Mind7 Startup chega à sua terceira edição consolidado como um agente de transformação e mudança de mentalidade na região da Serra. Muito além das trilhas de conteúdos, é um evento de e sobre negócios da nova economia, inovação e empreendedorismo. Sem fins lucrativos, o Mind7 é promovido e organizado por voluntários da Associação Acelera Serra, que se dedica a promover o empreendedorismo local e o fortalecimento do ecossistema da Serra Gaúcha. O evento tem patrocínio do Instituto Hélice e da Sicredi Pioneira.
Divulgação Sabe Caxias: