Endocrinologista inaugura clínica de saúde em Farroupilha com foco na integração de tratamentos

Médico Tiago Mechi reúne na Veratto diferentes especialidades médicas e profissionais da psicologia, nutrição e enfermagem para tratamentos multidisciplinares e individualizados. Especialistas atuam em doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e disfunção da tireoide

Projetada pela arquiteta Leila Frare, a Veratto Clínica Integrada tem ambientes modernos e acolhedores. Espaço tem 200m² e possui três consultórios e uma sala de triagem.

Mais da metade da população brasileira está acima do peso e os números não param de aumentar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que em 2025 cerca de 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estejam com sobrepeso, sendo 700 milhões com obesidade. O acúmulo de gordura corporal é um dos problemas mais graves e é um dos principais fatores de riscos para outras enfermidades, como diabetes, hipertensão, cardiopatias, osteoporose, disfunções pulmonares e esteatose hepática (excesso de gordura no fígado).

A complexidade de entender o que há por trás das doenças e a preocupação do tratamento individualizado para que o paciente consiga, não só resolver o problema, mas mudar seus hábitos e ter uma melhor qualidade de vida, fez com que o médico endocrinologista Tiago Mechi idealizasse a Veratto Clínica Integrada, que inaugura no dia 3 de março, em Farroupilha, na Serra Gaúcha.

Localizado na Rua Tiradentes, 45, sala 202, no Centro, o espaço conta com três consultórios e uma sala de triagem distribuídas em 200m², com acessibilidade em todos os ambientes. Além do endocrinologista Tiago Mechi, a Veratto oferecerá outras especialidades médicas, bem como profissionais das áreas de psicologia, nutrição e enfermagem especializada em curativos.

Mais do que a facilidade de encontrar em um só lugar uma equipe multidisciplinar, Dr. Tiago Mechi acredita que o principal benefício de uma clínica integrada está na efetividade do tratamento. Para o médico, é difícil atingir o objetivo se paciente não tem profissionais de saúde trabalhando em conjunto.

“Não só Farroupilha, mas a Serra Gaúcha carece de serviços integrados. O ser humano é complexo e os problemas de saúde também. Dificilmente um profissional sozinho vai conseguir resolver todos os problemas do paciente. Não é só a doença, são várias questões por trás que precisam ser abordadas para que ela seja tratada como um todo. Essa é a importância de uma clínica integrada de saúde, em que vários profissionais voltem a atenção para a saúde do paciente, entendendo as situações e dando suas contribuições em conjunto, sempre pensando no bem-estar de quem é atendido”, pontua.

O especialista atua há quase duas décadas na área da saúde. Além de ser graduado em medicina com especialização médica em endocrinologia, Dr. Tiago Mechi tem sua primeira formação em Farmácia e Bioquímica.

Divulgação Sabe Caxias:

Dia Mundial da Obesidade faz alerta à população

Todos os anos, no mês de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) – em parceria no Brasil com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO) e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) – realiza a campanha de prevenção ao Dia Mundial da Obesidade. Instituída em 4 de março, a data faz um alerta à população sobre os riscos e as consequências do problema e incentiva melhores cuidados na vida das pessoas.

No Brasil, entre 2006 e 2019, a obesidade aumentou 72%, de acordo a última Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Os casos de excesso de peso já atingem 55,4% da população, sendo 57,1% em homens e 53,9% em mulheres, enquanto que a obesidade acomete 19,8% dos brasileiros.

“A quantidade de pessoas obesas está aumentando bastante, é quase uma epidemia. Na população em geral, os casos de sobrepeso e obesidade chegam a cerca de 50%, sendo mais predominante depois dos 40 anos e em idosos”, explica o médico endocrinologista Tiago Mechi.

Apesar de ter maior incidência entre os adultos, pesquisas mostram que a doença também vem crescendo nos jovens. Entre janeiro e outubro de 2022, o Sistema Único de Saúde (SUS) acompanhou mais de 4,4 milhões de adolescentes entre 10 e 19 anos. Desses, quase 1,4 milhão foram diagnosticados com sobrepeso, obesidade ou obesidade grave. Na região Sul, o SUS detectou o maior índice do país: 13,13% dos adolescentes acompanhados estavam enquadrados como obesos (índice de massa corporal acima de 30).

“A principal causa do sobrepeso nas crianças é o reflexo dos pais. O que os pais comem, é o que as crianças comem. Se a criança está comendo errado, normalmente é porque os pais estão se alimentando mal. Os hábitos de comer legumes, verduras, frutas, precisa começar cedo. A criança precisa ser estimulada desde bebê. Se deixar para depois que ela se habituar aos sabores doces, mais palatáveis, ela não vai querer o legume, a verdura, a fruta. Vai ser mais difícil essa introdução e o risco de obesidade vai aumentar”, alerta o especialista.

Dr. Tiago Mechi aconselha que para as pessoas que estão com sobrepeso ou obesidade, sejam jovens ou adultos, é importante procurar a ajuda de um médico endocrinologista, de um nutricionista, além de um educador físico. Para ele, ter uma atenção multidisciplinar é muito importante nestes casos.

“Para quem já atingiu o sobrepeso ou a obesidade, é fundamental ter mudanças de estilo de vida: hábitos saudáveis, atividade física regular, não comer tanto pão, tanta massa, ter uma dieta rica em proteína, em legumes, verduras e frutas. A Serra Gaúcha é uma região típica de imigração italiana, que tem a questão da alimentação muito forte, com muita fartura e carboidrato. É preciso diminuir a ingesta desses tipos de alimentos ricos em carboidrato e aumentar os vegetais e a proteína. Mas é necessário também ver o que está por trás disso. Eu percebo muito no meu consultório que o emocional está fortemente ligado ao processo de obesidade. As pessoas veem na comida uma fuga. Não é só a questão cultural”, finaliza.


Veratto Clínica Integrada
Onde: Rua Tiradentes, 45, sala 202 – Centro (próximo ao Hospital São Carlos), em Farroupilha
Horários de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h
Áreas de atuação: especialidades médicas como endocrinologia e cardiologia, psicologia, nutrição e enfermagem especializada em curativos    
Telefone e WhatsApp: (54) 9.9967.3839   
Redes sociais: 
@clinicaveratto

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *