Capítulos
Cinco capítulos que compõem a publicação. No primeiro, intitulado “E os patos descobriram o Brasil!”, acompanhamos a chegada das naus “patoguesas” à costa do país com personagens como Pardalomeu de Magalhães, Pero Vaz de Peninha e Pato Álvares Cabral e suas interações com os povos originários.
Já no segundo capítulo, “O novo mundo: onde nenhum pato jamais esteve”, seguimos a nova expedição para a Terra dos Papagaios, em que um dos integrantes é Américo Gastão Vespúcio, que daria nome ao continente devido às cartas que ele escreveu do lugar e se tornaram célebres. Na história, o comandante Pato Álvares Cabral perde uma das naus em um naufrágio em Fernando de Noronha, mas consegue chegar ao seu objetivo e o melhor: conhece o que viria a ser o Rio de Janeiro.
O terceiro capítulo, intitulado “O caminho a pé para o Biru”, traz um fato pouco conhecido da história, na qual alguns náufragos portugueses e espanhóis empreendem uma épica caminhada desde a ilha de Santa Catarina até os contrafortes dos Andes, na Bolívia, chegando ao Império Inca. No caminho, é claro, Peninha, Pateta, Mickey, Donald e Zé Carioca vão se deparar com muitas aventuras.
O quarto capítulo, “Corrida do Ouro em Minas Gerais”, mostra o jovem Patinhas McPato em 1710 chegando na cidade que viria a ser Vila Rica para descobrir o precioso minério em vias pouco exploradas. Com seu talento, e a ajuda do “Paulista Verde” (Zé Carioca), ele vai descobrir novas minas, mas também vai se deparar com jagunços como João-Bafo-de-Onça.
E, para finalizar, o quinto capítulo, intitulado “A consciência do Príncipe!” traz a história da proclamação da Independência do Brasil. Nela, os fatos são reconstituídos por Mickey, que conta para o pintor Pedro Américo Pardal como foi o momento em que o país deixou de ser colônia de Portugal.